Em Lisboa Viver

Lisboa - Moradia e criminalidade

Lisboa: É seguro? Sim, é!

Recebi um e-mail do Carlos, um dos amigos do Conexão Portugal com dúvidas sobre quais são as melhores freguesias/bairros para se morar em Lisboa e quais aqueles que devemos evitar ou ter mais cuidado na hora da escolha. Vou mostrar alguns dados para (tentar) deixar a hora da escolha do local da moradia mais fácil.

O INE, equivalente português ao IBGE brasileiro, tem em seu site as estatísticas atualizadas sobre Portugal. Passeando pelo site obtive a seguinte informação sobre criminalidade de Lisboa:

criminalidade nas freguesias de Lisboa 2011
Original? clique aqui: http://www.ine.pt/

Essa tabela mostra dados que estão atualizadíssimos, constando 31 de março de 2011 como data de última atualização.

Por mais que os números nos mostrem algo, na prática, o sentimento de uma pessoa que vive no local é, sem dúvida, melhor que qualquer estatística. Digo isso porque algumas pessoas não prestam queixa, acham que perderam o que foi roubado, não querem se dar ao trabalho, etc, etc, etc. Nesse sentido, acho que este diagrama passa melhor o sentimento, apesar de eu não saber precisar se ele está ou não atualizado.

freguesias e bairros a evitar em Lisboa
Não sei a fonte original, por isso vou citar uma que eu achei na Internet: http://nacional-cristianismo.blogspot.com/

A Câmara Municipal de Lisboa realizou uma pesquisa (inquérito) sobre morar em Lisboa e como resultado obteve que os bairros mais desejados para moradia na capital são as da Coroa Norte (Ameixoeira, Lumiar, Charneca e Carnide), seguidas das da área central consolidada (Campo Grande, S, João de Brito, Nossa Senhora de Fátima e Alvalade). As freguesias da área histórica habitacional são as menos escolhidas.

Neste artigo do Diário de Notícias, pode-se ver com mais detalhes o resultado da pesquisa. Aproveite para ler o post da Debora com dicas para conseguir sua moradia em Lisboa.

Carlos, espero ter te ajudado e possivelmente nossos outros amigos que estão enfrentando a mesma situação que você. Lisboa, como toda grande capital tem seus problemas, mas é um local incrível e muito gostoso para se morar. Aproveite!

Se você tem dúvidas como o Carlos ou pode ajudar com alguma dica ao nosso amigo, deixe seu comentário ou envie um e-mail que o Conexão Portugal terá o maior prazer em disseminar novas dicas!

Francisco

Postagens Relacionadas