Em Viver

Como comprar um imóvel em Portugal?


Como promessa é dívida e eu havia prometido escrever sobre como adquirir um imóvel em Portugal, pois bem, estou a pagar minha dívida!

Antes de começar esse artigo, quero deixar claro que o Conexão Portugal não se responsabiliza por qualquer transação imobiliária que venha a ocorrer entre nossos leitores.

O mercado imobiliário português tem certas semelhanças com o brasileiro, mas somente semelhanças. As pessoas que pretendem comprar um imóvel em Portugal devem, antes de tudo, contar com a assessoria de um mediador imobiliário, o equivalente ao nosso corretor no Brasil.


Coloco isso dessa forma pois durante o processo de aquisição existem trâmites jurídicos e administrativos que necessitam de acompanhamento de prazos onde um leigo ou inexperiente pode vir a perder (muito) dinheiro.

Vou dividir este artigo em partes para poder detalhar cada uma delas. Nesta primeira parte, vou comentar sobre como encontrar seu imóvel em Portugal.

Esta é a etapa inicial (e a mais importante) da aquisição. Afinal, você estará gastando muito dinheiro para isso, além de estar realizando um sonho ou necessidade. Existem vários sites de pesquisa na internet voltados para esse segmento, uns mais fáceis que os outros na tarefa de pesquisa.


No Brasil, muitas pessoas estão familiarizadas com sites de pesquisa de imóveis, tendo grandes sites voltados a este mercado. Para o mercado português temos várias imobiliárias com as mesmas características, fácil de pesquisar e localizar o que deseja.

A idéia é pesquisar o tipo de imóvel que deseja comprar: casa, apartamento, sítio (quinta), fazenda (herdade), garagens ou terrenos.

Os apartamentos, diferente do Brasil, são designados por tipo: T0 para conjugados ou kitnet, e T1 em diante para designar os quartos. Por exemplo, T3 significa um apartamento de três quartos. Divisões internas ou "de empregada" são designados com +1. Por exemplo T2+1 significa um apartamento de dois quartos com mais um de empregada.


Com essas dicas você já pode começar sua pesquisa para compar um imóvel ou alugar (arrendar). Mas não faça isso antes dos próximos artigos sobre documentação, financiamento e outras coisas relacionadas a este mercado.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Este é um com artigo do Conexão Portugal com conteúdo patrocinado.

Postagens Relacionadas