Em Curiosidades Europa

Um pedacinho de Portugal até no leste europeu

Luís de Camões

Que tal encontrar um espaço que oferece um pouco da cultura portuguesa na República Tcheca? Na capital Praga funciona o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua-I.P., ou conhecido somente por Instituto Camões. É diretamente ligado ao Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal e a CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Localizado no centro turístico da cidade, situado à rua Josefská 6, no 1º andar do prédio Oettingen em Praga 1. É lá que, no país de língua oficial tcheca, é possível mudar a sonoridade para ouvir a língua portuguesa. Se você quiser saber o que Praga pode oferecer além do Instituto Camões, leia o meu artigo sobre Praga publicado no site SeguroViagem.

Apesar da instituição ser direcionada ao ensino da língua portuguesa diretamente ligada à Portugal, os trabalhos realizados também incluem eventos de características brasileiras, como carnaval com apresentações de samba e frevo. Uma das finalidades é promover a divulgação e o intercâmbio internacional das formas de expressão de artistas da língua portuguesa. Outro ponto é o desenvolvimento e coordenação de formação de professores nas áreas da língua e cultura portuguesas.

As chamadas Rede IC, são pontos de mesmo interesse que divulgam a língua portuguesa em países estrangeiros. Na República Tcheca há a cooperação, por exemplo das Redes IC de Ensino Superior( Universidade Masaryk em Brno, Universidade Karlov e Universidade Palackého em Olomouc), Centro de Língua(O Camões) e a Rede Missão Diplomática(Embaixada).

A biblioteca do instituto dispões de livros de diversos autores, revistas especializadas, além de um acervo de CDs e DVDs, este último não tão vasto. Para ter acesso ao material, basta fazer um simples inscrição com um documento pessoal válido e uma taxa simbólica. É interessante para o público brasileiro encontrar livros de Jorge Amado, Guimarães Rosa, José de Alencar. Autores cujas obras já foram traduzidas para a língua tcheca, e portanto, não desconhecidos por aqui pelo público tcheco.

Durante todo o ano são oferecidas aulas de português com falantes nativos, curso de teatro, além de palestras, exposição de fotografias, audições e pequenos concertos. Como a língua portuguesa é o ponto chave da instituição, isso acaba incluindo eventos que abrangem artistas de outros países, como dito acima, o Brasil, e também alguns países africanos, e com a ex-colônia portuguesa Timor-Leste. Essa relação é chamada de cooperação bilateral e inclue Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Como aconteceu no mês de dezembro do ano passado, com o fotógrafo moçambicano Antônio Cossa com a exposição fotográfica  Sementes, sobre a etnia do norte de Moçambique.    

Para os falantes da língua lusa que vivem na República Tcheca, esses eventos fazem o papel de ponto de encontro entre os nativos e proporciona momentos de descontração, introdução de novas amizades e novas histórias, de pessoas de tão distantes locais morando na bela capital Praga, mas falando a mesma língua.
Nas datas festivas como o Natal, é comum a celebração ser feita para os membros do instituto, com uma festa com quitutes portugueses(como bolinhos de abóbora, arroz doce, mexidos e coscorões), coral com canções natalinas em português e apresentação de teatro de bonecos. Nesses momentos é servido vinho português para os visitantes.

Cada membro do instituto, inscrito através de um simples registro de dados, recebe informações por email frequentemente, com a agenda dos eventos. Cada quinta-feira há exibição de filmes, a entrata é gratuita. Películas portuguesas com legendas em inglês ou em tcheco são exibidas. Os eventos maiores, como exposições e palestras, saõ divulgados também na agenda cultural de cidade, pela página do facebook,  e pelo site oficial de instituição, no endereço eletrônico www.institutocamoes-praga.cz

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Curiosidades Viver

Por que Portugal?

Barco Rabelo e foz - Porto

Quando você está em uma roda de pessoas batendo papo e perguntam o que você faz, normalmente a resposta é a sua profissão, certo? Para mim também era até criar o Conexão Portugal. Agora, quando me fazem essa pergunta eu respondo a minha profissão e um sonoro "e blogueiro".

Taxi preto - clássico português

Engraçado como as pessoas nem ligam mais para a minha profissão quando eu falo a segunda palavra. E isso é muito bom! Daí começam as perguntas: "blog de que?", "Você fala de comida?", "Poxa, eu vou viajar, me dá umas dicas", "tem um primo meu que sabe tudo de Portugal..." e por aí vai.

Rua de Santa Catarina - Porto

Passada a fase do reconhecimento, normalmente começa um papo sobre colonização, exploração do Brasil por Portugal, xenofobia, que tudo lá é muito parecido, que não tem o que se ver, educação do povo, é melhor ir pra Paris ou Itália e por aí vai.

Douro - A imagem que foi fundo do Conexão Portugal por um ano...

Na verdade é nessa hora que mostrar o que você sabe sobre a cultura portuguesa, correlacionar fatos e aguçar a curiosidade das pessoas faz com que muitas idéias e preconceitos mudem. Falar das belezas dos locais, das comidas, do bacalhau, dos vinhos, dos passeios, do jeito único de viver e receber as pessoas faz com que as mentes vão se aquietando e dando lugar a mais e mais perguntas.

Descanso no muro do castelo de Guimarães

Quando as pessoas estão receptivas a ouvir, a história passa a ser outra. Por favor, só mais uma coisa: esqueçam a colonização! Já se passaram mais de 500 anos. O que ficou pra trás, ficou. Os erros foram cometidos no passado e o que é ensinado nas escolas faz com que cada brasileiro cresça com antipatia (para não dizer raiva) de Portugal.


É possível resistir a uma francesinha no Porto?

Todos os países exploraram suas colônias e Portugal não fugiu a regra. Pensem no belo país que é Portugal e tudo que ele pode oferecer de bom a quem deseja visitá-lo ou provar um pouquinho, mesmo que seja uma taça de vinho, comprado no supermercado.

Jardim de Santa Bárbara - Braga

Quando começam as perguntas para testar o conhecimento vem à parte mais legal. Esteja afiado em geografia, política e história, pois o jogo vai começar! Quase todo brasileiro tem uma ascendência portuguesa na família. Seja de 1º, 2º ou 3º grau, tem sempre um primo, um tio, uma avó que era Português. Daí começam as perguntas: "Minha vó fazia uma sobremesa com macarrão fininho que eu não gostava muito. Qual é o nome dessa sobremesa?" Veja bem, eu não tenho nem nunca tive a pretensão de saber tudo de Portugal, por isso, muitas coisas eu não sei responder, mas não me incomodo em pesquisar e perguntar para portugueses nativos o significado do assunto em questão.

Quem não se apaixona com uma vista dessas? Douro acima... - Peso da Régua

E assim a coisa vai se desenrolando: "como fazer um salpicão", "como se faz vinho? e azeite?", "já comeu tal coisa?", "sabe a origem dos doces?", "o que mais tem lá além de vinho e azeite?", "onde está o ouro que nos roubaram?", "como nasceu Portugal?", "qual cidade devo ir primeiro: Porto ou Lisboa?", "quantos dias pra Portugal?" e por aí vai. Se não sei, falo que vou pesquisar e depois coloco aqui, no Conexão Portugal, que além de servir de uma memória histórica pra mim, é fonte de pesquisa para outras pessoas.

Santuário de Fátima

E para que esse texto? Para incentivar você, amigo leitor (a) que chegou até aqui a ler, conhecer e se aprofundar em algo que goste e que passe adiante. Como um professor, temos o dever de falar com os outros e mostrar nossa paixão por algo ou alguém, e mostrar o caminho para que as pessoas façam o mesmo.

Os vinhos.. Ah, os vinhos...

Compartilhar é muito bom. Falo isso, pois escrevo, quando posso, deixando espaço para um debate ou uma pesquisa mais profunda e garantindo assim sempre uma boa prosa ou alguns comentários.

Mosteiro de Santa Luzia - Viana do Castelo

Todos gostam de viajar e conhecer coisas novas. Se você incentivar isso nas pessoas, você terá sempre amigos interessantes, boa conversa e muita, mas muita história para contar.

Clubes e associações lusas existem pelo Brasil inteiro. Entrem e conheçam. Comam, bebam, falem! Aproveitem o ano de Portugal no Brasil e vejam que existem mais semelhanças entre nós e os "tugas" do que imaginam.

Aletria - O tal doce

E a propósito, o tal doce de macarrão é a Aletria. Para mim, uma delícia!

Ah, e antes que alguém pergunte, não coloquei fotos de Lisboa porque amo o Porto e o norte de Portugal. Mas se vocês pesquisarem na internet, acham fácil, fácil... :)

Um grande abraço a todos,

Francisco - Editor

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

7 Comentários

Em Viver

Como comprar um imóvel em Portugal?


Como promessa é dívida e eu havia prometido escrever sobre como adquirir um imóvel em Portugal, pois bem, estou a pagar minha dívida!

Antes de começar esse artigo, quero deixar claro que o Conexão Portugal não se responsabiliza por qualquer transação imobiliária que venha a ocorrer entre nossos leitores.

O mercado imobiliário português tem certas semelhanças com o brasileiro, mas somente semelhanças. As pessoas que pretendem comprar um imóvel em Portugal devem, antes de tudo, contar com a assessoria de um mediador imobiliário, o equivalente ao nosso corretor no Brasil.


Coloco isso dessa forma pois durante o processo de aquisição existem trâmites jurídicos e administrativos que necessitam de acompanhamento de prazos onde um leigo ou inexperiente pode vir a perder (muito) dinheiro.

Vou dividir este artigo em partes para poder detalhar cada uma delas. Nesta primeira parte, vou comentar sobre como encontrar seu imóvel em Portugal.

Esta é a etapa inicial (e a mais importante) da aquisição. Afinal, você estará gastando muito dinheiro para isso, além de estar realizando um sonho ou necessidade. Existem vários sites de pesquisa na internet voltados para esse segmento, uns mais fáceis que os outros na tarefa de pesquisa.


No Brasil, muitas pessoas estão familiarizadas com sites de pesquisa de imóveis, tendo grandes sites voltados a este mercado. Para o mercado português temos várias imobiliárias com as mesmas características, fácil de pesquisar e localizar o que deseja.

A idéia é pesquisar o tipo de imóvel que deseja comprar: casa, apartamento, sítio (quinta), fazenda (herdade), garagens ou terrenos.

Os apartamentos, diferente do Brasil, são designados por tipo: T0 para conjugados ou kitnet, e T1 em diante para designar os quartos. Por exemplo, T3 significa um apartamento de três quartos. Divisões internas ou "de empregada" são designados com +1. Por exemplo T2+1 significa um apartamento de dois quartos com mais um de empregada.


Com essas dicas você já pode começar sua pesquisa para compar um imóvel ou alugar (arrendar). Mas não faça isso antes dos próximos artigos sobre documentação, financiamento e outras coisas relacionadas a este mercado.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Este é um com artigo do Conexão Portugal com conteúdo patrocinado.

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

5 Comentários