Em Comidas Lisboa

Nata ou Belém - Conheça o pastel mais famoso de Portugal


O Conexão Portugal foi a campo e traz para vocês a história e várias fotos desse que é o doce mais famoso de Portugal. Com canela, açúcar ou sem nada, não há como resistir a imagem acima.

Caso você não esteja em Lisboa, mais precisamente em Belém, qualquer português ao ouvir a frase "Vamos comer um pastel de Belém" irá na mesma hora corrigi-lo, provavelmente falando que "pastéis de Belém, só em Belém. Neste sítio comemos pastéis de nata".

Imagem da embalagem com a história da confeitaria

Pois bem, essa é mística que cerca o mais famoso doce português, produzido desde 1837 na confeitaria (fábrica) de Belém, bem próximo ao Mosteiro dos Jerônimos. A exemplo dos mais bem guardados segredos do mundo culinário, como Coca-Cola® e KFC®, a receita deste pastel é de conhecimento de poucos, o que reforça a marca e a mística, além de ser um doce delicioso, ganhador das 7 maravilhas gastronômicas de Portugal na categoria doces.


A confeitaria está sempre cheia e existem mesas e cadeiras para consumo no local. Com sorte você consegue uma mesa, pois a fila pode ser demorada.


A confeitaria produz vários itens, não só os pastéis, mas estes são sem dúvida o carro chefe da casa. Não há como ir a Belém e não provar (vários).




Como a saída é enorme, a produção também tem que ser. Os pastéis praticamente não vão para a vitrine, pois ao dia chegam a ser vendidos 14 mil (isso mesmo, não está errado) pasteis.


Não coloquei muitos detalhes pois separei um vídeo onde é contada a história e mostrado o passo-a-passo do processo de fabricação.

Abraços e bom vídeo a todos!

Postagens Relacionadas