Em Curiosidades Lisboa Multimidia

Galerias Romanas da Rua da prata

Entrada para as galerias

Cinco anos após o terremoto que devastou Lisboa, mais precisamente em 1760, foi instituído através de decreto o nome das ruas entre a Praça do Comércio e o Rossio. Foi dado o nome de Rua Bela da Rainha a rua que tinha a intenção de centralizar os ourives da prata e os livreiros que viviam na vizinhança.

Em 1910 com a intenção de fortalecer a república contra a monarquia, mudaram o nome da rua para a atual Rua da Prata, localizada no coração do centro histórico de Lisboa.

Essa pequena história é só para localizar você, amigo do Conexão Portugal, sobre essa rua, que seria mais uma de Lisboa se não fosse um pequeno detalhe: uma porta no chão, no meio da rua. Na verdade a porta fica na esquina da Rua da Conceição com a Rua da Prata.

Dezesseis anos após o terremoto de 1755 foram descobertas galerias romanas no subsolo da Rua da Prata. Apenas em 1909 é que as visitas puderam ser realizadas, de maneira restrita para estudantes ou jornalistas. Na década de 80 a Câmara Municipal de Lisboa liberou, de forma pública, o acesso e visitação as galerias, o que ocorre apenas uma vez ao ano.

Não escreverei toda a história pois isso tiraria o encanto do vídeo abaixo, que mostra e conta essa história de maneira espetacular. Informações sobre a visitação podem ser obtidas através do e-mail museudacidade@cm-lisboa.pt, uma vez que não existe uma data certa para ocorrer a visitação.

Aproveitem o vídeo e agendem seu passeio!


Referências:
Link na própria imagem
http://toponimia.cm-lisboa.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_da_Prata

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário