Em Comidas Porto e Norte

Já provou uma francesinha?

Francesinha tradicional

Se as tripas a moda do Porto é o prato mais tradicional do Porto, a francesinha é o sanduiche que representa toda a essa tradição. Ela foi criada em 1950 por Daniel David Silva que na época era empregado do restaurante A Regaleira, em Santo Ildefonso no Porto. Ele havia trabalhado um período na França e daí teria surgido a idéia para o sanduíche, que em sua versão inicial foi baseado no "croque-monsieur", um sanduíche francês parente do nosso misto quente.


Hoje a francesinha é um sanduíche mais complexo que o "croque-monsieur", já que em seus ingredientes costuma levar lingüiça, salsicha, presunto e algum tipo de carne de vaca ou porco. Pode haver alguma variação do tipo de ingrediente, mas basicamente é isso que você irá encontrar no recheio tradicional do sanduíche, que por cima ainda é totalmente coberto por queijo.

Francesinha aberta. Hummmmm....
Imagem de Wikimedia

O grande segredo da francesinha e que foi a grande idéia do Daniel na época é o molho a base de tomate, cerveja e pimenta. É esse molho que banha a francesinha e que deu o sabor e a característica única a esse sanduíche.

A francesinha também pode ser servida com ovo e batatas fritas
Imagem de Wikipedia

No porto existem vários restaurantes onde você poderá aproveitar esse sanduíche, mas, caso você deseje fazer a sua própria, veja aqui uma receita. Por hora, vamos deixar esse papo de onde comer uma francesinha para um próximo post, porque agora isso tudo me deu fome! :)

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francesinha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Restaurante_A_Regaleira
http://en.wikipedia.org/wiki/Croque-monsieur
http://www.gastronomias.com/receitas/rec2018.htm

Postagens Relacionadas