Em destaque Imigração Planejamento

O que é preciso para entrar em Portugal.

Existe um post mais atualizado sobre esse assunto em:



Entrei em Portugal três vezes. Das três vezes, a primeira foi a mais traumática. Fiquei 6 horas sentada no aeroporto a espera de ser entrevistada por um oficial dos Serviços de Entradas e Fronteiras (SEF). Como tinha tudo dentro da normalidade, minha entrada no país foi autorizada. Mas é claro, que não desejo isso para ninguém.
Portugal precisa de uma fiscalização severa, pois é uma das portas de entrada de drogas vindas da América do Sul. Além disso, é grande o número de jovens, solteiras e brasileiras (encaixo em todas as características) que chegam sozinhas e vão direto para o trabalho ilegal, ou seja, prostituição.

Apesar da longa espera (eles nos serviram até almoço em bandeijinhas do catering), fui atendida muito bem, com muito respeito, sem constrangimentos ou intimidações. Tive que mostrar meu passaporte, o local onde iria me hospedar e o dinheiro que trazia. Depois disso, fui liberada para entrar no país e passear o quanto quisesse. Nesse dia, além de mim, tinham mais uns 10 brasileiros detidos para serem entrevistados. Um deles aparentemente, foi deportado.

Para que você não passe pelo o que passei, vale a pena conferir o que o Consulado de Portugal orienta aos passageiros, na época em que você for viajar. Afinal, as regras podem mudar a qualquer momento.

Portugal não pede visto para os brasileiros que vão a turismo, negócios, cobertura jornalística e missão cultural. Mas pede os seguintes documentos:

· o passaporte com validade superior em, pelo menos, 3 meses à duração da estada prevista;
· bilhete de viagem aérea (ida e volta);
· comprovativo de alojamento;
· documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência);
· comprovativos dos meios financeiros para suportar a estada, equivalentes a 75 euros por cada entrada em território nacional, acrescidos de 40 euros por cada dia de permanência.

Se pretende ir a Portugal, para visitar ou até mesmo, residir, vale a pena conferir o site da Embaixada de Portugal no Brasil.
Ah, depois da minha primeira entrada em Portugal, recebi (em datas diferentes) um casal de amigos, uma amiga que veio sozinha, minha prima e minha mãe. Todos vindos de São Paulo.
Nenhum deles foi entrevistado pelo SEF. Entraram tranquilamente no país. Mas eles já estavam preparados e bem informados.

Informe-se você também. E boa viagem.

Abraços de Lisboa.
Debora Midori

Postagens Relacionadas

214 comentários:

  1. boa tarde! tenho algumas duvidas, podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dúvidas gerais para entrar em Portugal:
      Sendo turista, você não precisa de nada além de um passaporte com validade de 6 meses no mínimo. Os primeiros 90 dias você pode ficar normalmente, depois será necessário a extensão da permissão de turista por mais 90 dias caso queira ficar mais. Após esse período não será mais possível ficar, sendo necessário seu retorno ou, caso consiga trabalho, terá que tirar um visto para permanecer trabalhando.
      Outras opções você pode conferir em: http://www.conexaoportugal.com/2012/12/quer-morar-em-portugal-sem-um-visto-por.html
      Qualquer outra dúvida, poste seu comentário que eu respondo!

      Excluir
    2. Meu avo nasceu em Portugal , tenho primos e tios que gostaria de conhecer . Em Ílhavo distrito de Aveiro , como fazer pra entrar em contato com a prefeitura via enternet ? Meu email yane_temido@hotmail.com

      Excluir
    3. Teu avo naiseu em Potugau mai tu nao ne. Por Issu fica ondji voce ta.

      Excluir
    4. Esse Anônimo ai deve ter vindo do Pais da Analfalândia né?

      Excluir
  2. Entrei a primeira vez tranquilamente, estou indo pela segunda vez. espero que de tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dará sim! Eles estão bem receptivos a turistas!

      Excluir
    2. Olá, Bruno...

      Em alguma das suas entradas em Portugal te pediram algo do tipo:

      "No site do consulado de Portugal em São Paulo eles não falam em "documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência), pelo menos não falam em autenticação no consulado de Portugal"?

      Excluir
  3. Olá, Débora

    Gostaria de saber quais são os documentos necessários para fazer a imigração em Portugal. Vou viajar para Paris com conexão em Lisboa.
    Grata,
    Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo turista, você não precisa de nada além de um passaporte com validade de 6 meses no mínimo. Os primeiros 90 dias você pode ficar normalmente, depois será necessário a extensão da permissão de turista por mais 90 dias caso queira ficar mais. Após esse período não será mais possível ficar, sendo necessário seu retorno ou, caso consiga trabalho, terá que tirar um visto para permanecer trabalhando.
      Outras opções você pode conferir em: http://www.conexaoportugal.com/2012/12/quer-morar-em-portugal-sem-um-visto-por.html

      Excluir
  4. Tenho uma dúvida. Sou estudante, mas me formo 2 dias antes de viajar a Portugal. No post diz para ter "documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil", no caso sou desempregado. Terei problemas com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus,
      Isso depende da finalidade. Se vais a passeio, sem problema, mas se pretendes estudar ou trabalhar terá que comprovar com a documentação.
      Se vai estudar mas está se formando dois dias antes, você não terá a documentação pronta para apresentar, por isso recomendo ver no consulado português como resolver sua situação.
      Boa viagem!

      Excluir
  5. Boa tarde,sou português e minha namorada brasileira,ela vem me visitar dentro de uma semana,vai ficar na minha casa,apenas 2 semanas.Lá na agençia de viagem disseram a ela que eu tenho que enviar a ela uma carta convite,que têm que ser autenticada no cartório e depois enviar para ela por correio,que por mail ou fax não dá.Ela está com medo de ser deportada.
    Eu vou ver se consigo essa carta,mas é muito em cima para ela chegar a tempo.
    Como eu vou buscar ela no aeroporto,se ela estiver com problemas ela não pode pedir aos agentes da imigração para me chamarem,para eu assinar um termo de responsabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a carta é um documento mostrando que ela tem onde ficar durante o período de visita. Se ela não tem nada comprovando isso e for pega pela imigração, é grande a chance de ser deportada. Creio que na hora ela não poderá te acionar para realizar a liberação, uma vez que se ela for pega pela imigração estará "presa". Aconselho que você entre em contato com o SEF (http://www.sef.pt) e tente obter informações de como proceder, pois são eles os responsáveis pelo controle de imigração.
      Boa Sorte!

      Excluir
    2. O que ela e "pega"?

      Excluir
  6. Olá.

    Farei uma viagem para a Europa para Holanda com conexão de 9 horas em Portugal.
    Consigo dar uma volta na cidade com esse tempo? É permitido a entrada em Portugal através desses voos de conexão? Do que preciso?

    Grato,

    ResponderExcluir
  7. No site do consulado de Portugal em São Paulo eles não falam em "documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência), pelo menos não falam em autenticação no consulado de Portugal. Bom, na dúvida....
    ·

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te afirmar com precisão, mas acho que esse documento é para o caso de viagem a trabalho. Para turismo, acredito que não seja necessário, mas o ideal é verificar no site do consulado pois sempre pode haver alguma alteração.
      Abraços,
      Francisco

      Excluir
    2. Olá, Maria

      Também tenho essa mesma dúvida. Mandei um email para o consulado de Portugal em Recife, mas acho que vou ligar para lá. Qualquer coisa posto aqui.

      Excluir
  8. Valeu pela resposta Francisco e Carlos.
    Carlos, não deixa de postar a resposta pra gente.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Sabem se a carta convite precisa ser autenticada? (apenas para turismo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta convite tem que ser emitida na polícia da região onde mora a pessoa que vai hospedar o turista. Essa seria a maneira correta. Muitas pessoas buscam um modelo de carta convite na internet e pedem para o hospedeiro assinar a mesma, mas esse tipo de carta pode fazer com que o turista seja parado na SEF para confirmação dos dados. Preferencialmente, emitam a carta na polícia ou autentiquem no consulado antes do envio para o turista para evitar problemas!
      Abraços,
      Francisco

      Excluir
  10. quero visitar meu namorado em portugal,mas tenho duvidas quais os documentos e necessario para nao ser deportada. ja li varios depoimentos , tenho duvidas sobre essa carta convite , e necessario , tire minhas duvidas.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa da carta convite (veja o comentário acima) ou a reserva do hotel para todos os dias que permanecer em Portugal, 50 euros/dia de permanência (pode ser cartão de crédito com limite disponível) e um seguro viagem que contemple as cláusulas do Tratado de Schengen (contemple 30.000 euros em assistência médica).
      A permanência máxima como turista é 90 dias, podendo ser solicitado mais 90 dias estando lá. Depois dos 180 dias é obrigatório o retorno, senão ficará como ilegal no país.
      Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar!
      Abraços,
      Francisco

      Excluir
  11. Oi bom dia!onde providenciar a carta convite em portugal? a carta convite tem ser feita quanto tempo de antecedencia?quantos dias e o minimo para turista?

    obg!bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta convite é enviada pelo anfitrião caso você vá se hospedar na casa de alguém. Em caso de hospedagem em hotel não é necessária.
      Você necessita estar com a carta em mãos antes da sua viagem. Como o prazo para o anfitrião depende do atendimento da polícia, recomendo que ele vá se informar na delegacia como proceder.
      Um turista precisa pode ficar no máximo 90 dias, prorrogáveis por mais 90.
      Veja os comentários acima para maiores esclarecimentos.
      Abraços,
      Francisco

      Excluir
  12. Olá! Vou para Sevilha com conexão por Portugal, você sabe me dizer se vou passar pela imigração de Portugal ou somente no destino final : Sevilha.
    Abraço!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente da escala, onde você permanece no avião, na conexão você desembarca para troca de aeronave. Pode ser um tempo curto mas também pode levar várias horas até a saída no novo voo.
      No desembarque você irá passar pelo serviço de imigração e poderá sim ter seu visto de entrada negado. Caso contrário, como política dos estados membros da UE, uma vez que tenha o visto aprovado por um estado, não será necessário validar novamente no novo destino. Você deverá passar pela imigração espanhola onde verificarão o visto anterior e liberarão seu acesso ao país automaticamente.
      Se nada mudou, é isso que está valendo! :)

      Abs,

      Francisco

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou viajar para Portugal em dezembro como turista gostaria de saber quais os documentos necessários para mostrar na imigração para não ser deportada.outra duvida estou tirando o meu passaporte agora tem algum problema?

      Excluir
  14. boa noite francisco, tenho cidadania portuguesa, meu filho tambem. Sou casado a 20 anos, porem, nao sei se posso transmitir a cidadania para minha esposa. Pretendo viajar no meio do ano que vem para o porto com os dois, a principio para conhecer e quem sabe no final do ano se nos gostarmos pretendemos nos mudar para que meu filho termine os estudos ai. Nao sei se vc pode me ajudar, com relação a minha esposa, vc acha que ela tera alguma dificuldade de entrar em portugal, mesmo eu ja tendo a dupla cidadania? Tenho alguma renda fixa, ou seja, alugueis que convertido gira em torno de 3000,00 euros, da pra se viver dignamente no porto nos 3?somos tecnicos em protese dentaria, sei que a crise ai esta sem igual, porem, acha inviavel nos conseguirmos trabalhar ai neste ramo?meu filho consegue vaga facil no colegio? o ensino e bom? desculpe-me sao muitas duvidas se vc ficar achando muito extenso nao precisa responder de uma vez pode ficar a vontade, de qualquer forma muito obrigado e se deus quiser ate o meio do ano que vem(2014) estarei ai fazendo uma visita. Abraços de seu novo amigo Marcelo Lopez.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!gostaria de saber quanto devo levar em dinheiro para Portugal se vou passar 7 dias.e no caso desse documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil ,vc pode me explicar melhor.tenho outras duvidas em relação as perguntas que a imigração faz.

    ResponderExcluir
  16. olá, Francisco!
    Desejo que você esteja bem.
    Parabenizo pelo sua blog t também por sua iniciativa de ajudar as pessoas.
    Necessito de algumas informações suas.
    irei viajar para a Itália de férias, serão 21 dias, vou dia 07 e volto dia 28, sou funcionaria publica. Necessito levar um documento que ateste o meu vinculo com meu trabalho? Pode ser o contra-cheque?
    Quais os documentos que devo mostrar para comprovar que vou e volto ao Brasil?
    Eu tenho a carta-convite para chegar até a Itália,mas irei viajar pela TAP com escala em Lisboa. Será Lisboa-Veneza.
    Essa carta tem de ser registrada? Porque não está! E também não especifica que as minhas despesas serão pagas, apenas diz que me hospedará do periodo de 7 a 28 de junho-2013
    Outra coisa: estou levando 1000 euros, com o cartão visa travel money do Banco do Brasil.
    Será que preciso levar euros em especie? Quantos?
    Se me perguntarem o que o meu noivo é meu, digo que é noivo ou amigo? Uso a nossa aliança de noivado.
    Também fiz o seguro no valor de 30 mil euros e tenho a passagem de volta, sempre via Lisboa.
    Agradeço a ajuda.
    Abraço,
    Margarida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Obrigado pelo apoio ao trabalho do blog, isso é o que me motiva. Em relação a suas dúvidas, não tem com o que se preocupar. Acho interessante levar algum documento de vínculo com o trabalho sim, pode ser o contra-cheque. O mais importante é ter as duas passagens compradas ida e volta, demonstrando que você não deseja permanecer no país.
      É bom que a carta convite contenha o contato da pessoa que hospedará vocês, caso sejam parados pela imigração eles podem tentar contato com essa pessoa para averiguar.
      1000 Euros é exatamente o valor por pessoa para a viagem, mas se necessário apresente um cartão de crédito junto para mostrar maior poder financeiro para o período. Isso ajuda.
      O seguro é obrigatório e como você já tem, não tem problema.
      Estando com todos os documentos e requisitos regularizados, não há motivos para omitir o noivado. Fale que são turistas, noivos e que retornarão dia 28 ao Brasil.
      Desejo uma boa viagem e um ótimo passeio!

      Francisco

      Excluir
    2. Ola, vou passar por Portugal em conexão para a Alemanha e entrei no site do consulado de Portugal para ver as exigências e não pedem seguro de viagem no site. Como vou passar 58 dias na casa de cidadãos alemães preciso mesmo do seguro? Posso adquirir um lá mesmo se quiser?
      Agradeço.

      Excluir
  17. ola!boa tarde para fazer uma
    viagem estrangeiro e necessário ter só esse cartão money travel
    não pode ser substituído por outro.obg!explique-me
    abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa dia Francisco!
    Esclareci bastante dúvidas com seu blog, parabéns!
    Eu nunca viajei pra fora do país e completo 18 anos no final do ano, sendo assim, ganharei uma viagem para Portugal com acompanhante, (passagens+hotel) Quanto ao passaporte (que ainda não tenho), posso tirar com quanto tempo de antecedência? Outra, como funciona essa coisa de "50 euros/dia de permanência (pode ser cartão de crédito com limite disponível) e um seguro viagem que contemple as cláusulas do Tratado de Schengen (contemple 30.000 euros em assistência médica)"? E, por exemplo, se eu ficar uma semana lá, quanto eu deveria levar de "dinheiro" para fazer uma viagem legal e sem preocupações? Abraços

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,Francisco tudo bem? Estava procurando informações na net e me deparei com seu blog e gostei muito. Parabens!E Gostaria de aproveitar e tirar um dúvida: estou indo para Europa em um pacote de 12 dias, por uma agência de viagens. Vou entrar por Lisboa e depois vou para Madri e Paris de ônibus, pelo pacote. Comprei passagens de ida e volta de Lisboa (por ser bem mais barato) mas no ultimo dia, estarei em Paris. De Paris comprei um vôo que sairá as 16 horas e chagara as 18 em Lisboa e o de Lisboa para SP só no dia seguinte as 9 da manha. Não é conexão nem escala, pois comprei separado mesmo. Será que vou ter que ficar no aeroporto a noite toda ou poderei sair e retornar no dia seguinte?
    Obrigada
    Maria araujo

    ResponderExcluir
  20. Primeiro parabéns pelo blog!!! e por favor me tire algumas duvidas.. estou indo para Portugal e vou com carta convite do meu namorado, mas me disseram que se eu falar que é meu namorado sou deportada.. o que posso fazer para que isso não aconteça?.. digo que somos apenas amigos?? outra duvida é se na carta convite é obrigatório ter o numero do meu passaporte, pois só recebo meu passaporte próximo ao dia de minha viagem e não tenho o numero ainda, pode ser meu RG e CPF na carta? Obrigada desde já sua atenção...

    ResponderExcluir
  21. Olá Francisco!
    Estava navegando por internet em busca de sanar algumas duvidas, mas espero que possa ajudar-me. Irei fazer uma viagem pela companhía aerea TAP, e farei a conexão em Portugal. Gostaria de saber se mesmo ficando apenas algumas horas em Portugal tendo destino Espanha, tenho que mostrar para as autoridades portuguesas a carta convite? outra pergunta, a migração será feita em Portugal ou Espanha? agradeço desde já a atenção.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. ola Francisco, bom minha duvida é...
    nao tenho seguro, isso ira me atrapalhar? estarei indo a portugal em alguns meses, mais me preocupo com isto pois nao sei bem o que seria esse seguro, e onde posso obtelo. mesmo assim duas cohecidas minhas ja estiveram la e nao falaram deste seguro, e nem se é obrigatortio.
    se vc poder me esclarecer agradeço, irei pra passar 2 semanas.
    ha e qanto a carta ela deve espcificar os dias?
    grata pela resposta.

    ResponderExcluir
  23. Olá Francisco Junior!

    Eu tenho amigos portugueses tanto no Brasil quanto em Portugal... eu estava procurando me informar sobre viajar para Portugal e achei esse blog, queria saber assim, eu pretendo viajar ano que vem nas minhas férias... eu estando com passaporte, bilhete aéreo com ida e volta confirmada, fundos suficientes para a estada dinheiro, só preciso comprovar onde eu irei dormir? hotel ou casa durante o tempo que ficarei em Portugal? gostaria de saber isso!

    ResponderExcluir
  24. BOM DIA!
    ME TIRA UMA DUVIDA
    EU TIREI O MEU PASSAPORTE HJ E VOU VIAJAR NA SEMANA K VEM , NAO E VALIDO?
    NAO PODEREI VIAJAR?

    FALAM DA VALIDADE DO PASSAPORTE
    ME EXPLIQUE POR FAVOR
    OBG

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Francisco!
    Pretendo viajar a Portugal para ver meu noivo que tem o documento de residência la.
    Gostaria de saber se resolvermos nos casar la se eu tambem teria direito a esse comprovante de residência.
    e quais os documentos necessito para realizar o casamento?

    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Olá Francisco. Boa noite.
    Mais uma vez estou indo à Lisboa. Minha última vez que estive em Portugal foi em 2011 quando estava lá realizando um doutorado sanduiche e, na oportunidade, passei a pior experiência da minha vida. Meu namorado ao ir me visitar foi interrogado pela polícia durantes horas. Ele tinha tudo exigido pelo consulado. Ao ser interrogado ele disse ao policial que estava indo visitar um primo- ( o seu auto preconceito era tanto que não foi capaz de dizer que estava indo visitar o namorado). Isso foi motivo para impedi-lo de entrar no país. Ele ficou durantes dias. Fizemos de tudo para reverter a situação, mas ele foi repatriado.
    Na próxima semana irei apresentar uma trabalho científico e dessa vez ele irá comigo. Na verdade estou com receio. Será que ao entrar no pais o sistema acusará que ele já foi repatriado?

    ResponderExcluir
  27. ola francisco
    pretendo ir morar em portugal ano que vem mas to com duvida sobre tudo valores pra entra no pais ?? esse visto de turista como pega so la na hora ?? sou estudante de arquitetura aqui no brasil to no segundo semestre,tem como me passar informações de como proceder a isso

    ResponderExcluir
  28. ola francisco
    pretendo ir morar em portugal ano que vem mas to com duvida sobre tudo valores pra entra no pais ?? esse visto de turista como pega so la na hora ?? sou estudante de arquitetura aqui no brasil to no segundo semestre,tem como me passar informações de como proceder a isso

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde
    Em novembro eu vou fazer uma viagem para a Áustria e na volta vou fazer conexão em Portugal por um período de 14 horas. Eu gostaria de saber se tem como ficar em algum hotel durante este tempo e se é necessário apresentar documento comprovativo de vínculo laboral e seguro viagem.

    ResponderExcluir
  30. quanto preciso ter em reais em mãos para poder entrar em Lisboa?

    ResponderExcluir
  31. Só uma pequena correção S.E.F. é Serviço de Estrangeiro e Fronteiras...

    ResponderExcluir
  32. Sou estudante de Direito no Brasil e, conjuntamente com outros colegas, fui convidado para um evento na Universidade de Lisboa. Se aprovados, passaremos uma semana em Lisboa. O que precisamos para não correr o risco de sermos deportados?

    ResponderExcluir
  33. Ola Francisco!!!!
    parabéns pelo seu blog.
    sou Angolana entretanto vivo no Brasil, irei visitar o meu namorado no final do ano em Portugal, quero saber quais os documentos necessários pra tal. por favor esclarece a minha dúvida.(Maria Celina)

    ResponderExcluir

  34. Em alguma das suas entradas em Portugal te pediram algo do tipo:

    "No site do consulado de Portugal em São Paulo eles não falam em "documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência), pelo menos não falam em autenticação no consulado de Portugal"?????????

    ResponderExcluir

  35. Em alguma das suas entradas em Portugal te pediram algo do tipo:

    "No site do consulado de Portugal em São Paulo eles não falam em "documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência), pelo menos não falam em autenticação no consulado de Portugal"?????? responde pulfavor

    ResponderExcluir
  36. Ola vou a portugal pela primeira vez.
    Tenho duvidas.Quais os documentos necessarios?
    Ficarei um mes,terei algum problema na imigração,vi tantos comentarios que fiquei com receio.Nao quero ser deportada
    Obgado

    ResponderExcluir
  37. Estou pretendendo ir a Portugal visitar meu namorado. Vou me hospedar na casa dele. O que é preciso para entrar em Portugal?
    Sou brasileira, quanto devo levar em dinheiro para que eu possa ficar bem?

    ResponderExcluir
  38. Ola,boa tarde. Quero viajar para Portugal em Dezembro deste ano para visitar meu namorado. Vou levar 1.500,00 euros, pretendo ficar por 7 dias. Preciso fazer o seguro Europeu mesmo indo ficar apenas 7 dias?

    ResponderExcluir
  39. Olá gostaria de saber se mesmo com a carta convite eu preciso de dinheiro ou cartão de credito?

    ResponderExcluir
  40. Amigos,vou dar meu contributo como português que varias vezes recebeu amigas brasileiras em minha casa por tempo de férias por 30 a 90 dias,sem problemas.Estas minhas amigas tendo optado por ficarem em minha casa para dormirem,comerem e terem o meu apoio como amigo,mesmo até por doença,para isto,quando decidiram viajar eu mando-lhes uma carta de responsabilidade onde diz q eu fulano de tal me responsabilizo por todas as despesas referentes a estadia,alimentação,saude e segurança até sua vota ao Brasil. Na carta,escrevo minha identidade,morada nº do cartão de cidadão e tb o nome da pessoa q vem a Portugal onde tb esta o nome e o nº do passport........até hoje q minhas amigas me visitam a mais de 10 anos,nunca tiveram problemas,são sempre senhoras a partir dos 45 anos com uma imagem decente (eles não são burros) pela carruagem da pra imaginar quem nela viaja....aviso as minhas amigas q é sempre conveniente e obrigatorio trazerem um cartão de credito ......no filnal disto tudo voltam ao Brasil felizses cheias de boas recordações prometendo voltarem e voltam,algumas pq entretanto ha sempre algo por aqui q as identifica,uma delas até ja casou srrsrsr
    Espero ter ajudado com uma pratica corrente nas viagens de amigas para POrtugal
    Venham e divirtam-se pq aqui não precisa de muito dinheiro para ter uns dias de sonho...ha..outra coisa.....tudo q aqui comprarem,peças a nota fiscal de turista para q quando retornarem no aeroporto de portugal recebam o imposto (iva).......mais uma vantagem para quem faz turismo em POrtugal
    caso queiram uma ajudinha sem interesse aqui deixo meu email Aveiromoro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa carta foi necessário reconhecer no notário?
      Poderei enviar por email e lá imprimir, eu enviou o original por correio?
      Obrigado.

      Excluir
    2. Amigo..já escrevi em baixo tudo sobre essa dita carta tão fácil de fazer e dificil de compreeder. Vou repetir....a carta (termo de responsabilidade) que seu amigo/a envia para o Brasil podera ser enviada por email acompanhada da copia da identidade ( cartão de cidadao ou bilhete de identidade onde conste nº fiscal do mesmo) do cidadao Nacional para alguma duvida na sua saída no aeroporto. A mesma não precisa reconhecer no cartorio. Nesta caso..recebendo por email...sera sempre uma cópia do original q ficara aqui na mao da pessoa q o convida e essa pessoa tera q estar presente na sua chegada em Portugal pq pode ser necessaria a presença do mesmo junto das autoridades a fim de confirmarem a identidadde do mesmo e descodificar alguma dúvida das autoridades.. Nao se esqueçam do nº do chip do celular q deve constar na carta convite. Tb pode ser enviada por correio a carta original em vez de ir por email,desde q chegue atempo do dia de sua partida para Portugal,visto na carta de convite dizer a data do inicio de sua estadia em Portugal até seu retorno, e sera por esse tempo q quem lhe enviou a carta convite q sera responsavel pela sua pessoa...fora desse prazo...ficara por sua conta e risco. Seja bem vindo e nao se preocupe se vier por bem.

      Excluir
  41. Olá Joaquim!
    Sou uma senhora que já estive 3 vezes em Portugal, agora gostaria de ficar 90 dias.
    Pelo que entendi vc hospeda em sua casa, onde fica e quanto cobra pelos 90 dias.
    Sou Brasileira moro em São Paulo, gosto de viajar só, mas preciso de um apoio p/ai.
    Diga-me onde fica s/estádia!
    Grato pela atenção!
    meu e-mail .
    ag.davanso@Hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que não entro aqui e não sei se minha resposta virá a tempo,mas vamos lá! Tenho 64 anos,divorciado e vivo num apartamento pequeno onde tenho minha mãe com 90 anos,por falta de ocupação,gosto de ler o que por aqui aparece e como pessoa de bem,toca-me a obrigação como humano,ajudar no que sei,pessoas que querem vir a Portugal sem outra intenção q nao seja curtir este paraíso, em troca cobro o dever de serem Brasileiros genuínos respeitando as diferenças culturais,mas não julguem q todo o português olha a Brasileira como piranha,nada disso.aqui sabe-se facilmente distinguir uma senhora que sabe dar-se ao respeito.Portanto,não tenho casa para alugar quartos,mas posso ajudar a encontrar estadia a um preço aceitavel com comboio bem pertinho q pode depois daqui ir para qualquer cidade desde.Porto,Aveiro,Coimbra etc etc etc...o preço de um quarto com privacidade com net,banheiro e acesso a cozinha..encontra-se pelo preço de 150 euros ate 230 euros mês. Estou na cidade de Anadia.(Bairrada)..25km de Aveiro e Coimbra. Sobre a tal carta q falam de responsabilidade a enviar....daqui, o seu/sua amiga envia-lhe a cópia dessa carta assim como cópia do cartão de identidade por email (não precisa reconhecer no notario),mas atenção...quem lhe enviou a carta (termos de responsabilidade) devera estar presente na sua chegada a Portugal no aeroporto com a carta original para q se caso for necessario apresentar ao Sef o original e confirmarem q não é convite falso,sempre deve constar na carta o nª do celular do amigo/a q convidou. Caso seu amigo/a nao possa estar presente na hora da sua chegada aí, aconselho enviar a carta (original) por correio....Não sei se ja disse q aqui não se expulsam Brasileiros/as,desde que tenham garantia de meios de subsistencia e que não tenham problemas graves com a justiça. Os portugueses gostam do povo Brasileiro por isso,venham q serão bem vindos e melhor recebidos. Roupas Made Brasil só servem aqui na época do calor (julho e Agosto) fora isso,terão q usar roupas mais aconchegantes a base de lã e outras fibras modernas q no Brasil nao se vende devido ao calor...roupas e sapatos aqui são baratas comparadas com o Brasil. Espero mais ma vez ter deixado nicas importantes para vossas dúvidas..Sejam bem vindos meu skype é joaquimeu ou aveiromoro@hotmail.com

      Excluir
  42. Olá, tenho 52 anos, sou aposentada no Brasil e quero morar em Portugal por um ano mais ou menos...não quero trabalhar nem estudar por lá...só ficar um pouco longe desse Brasil insuportável...tenho renda razoável e quero alugar um apto lá, é possível??
    Yara - Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Yara,
      Infelizmente se não for a trabalho ou estudo, você não conseguirá ficar esse tempo todo por lá. Recomendo talvez ficar os seis meses possíveis em Portugal (lembrando 3+3) e depois ficando em outro país como a Espanha para poder retornar depois. O norte da Espanha (região da Galícia) é muito semelhante a Portugal na hospitalidade, clima e gastronomia.

      Excluir
    2. O sr Francisco falou bem,mas esqueceu-se q se pedir prolongamento de estadia até um ano por esses tais periodos,é possivel sim...desde q peça aos serviços de fronteiras o prolongamento apresentando razões com fundamento com provas de independencia financeira.......depois de um ano...as vezes ate se consegue mais meio ano...mas atenção....sempre vai pagar uma taxa q deve rondar os 100 euros por cada prolongamento.....No Brasil eu tb paguei
      aos serviços legais da PF para me autorizarem mais 6 meses... São leis internacionais...não ha favores

      Excluir
  43. Boa noite! Fui a Portugal em setembro/2012 e minha passagem de volta para dezembro/2012. Porem fiquei até maio/2013.
    Estou querendo ir em julho a passeio novamente. Sera que vou ter problemas por ter ficado esses meses a mais quando passar pela imigração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth!
      Acho que você deve procurar o consulado de Portugal para tirar essa dúvida, pois você pode achar que está tudo bem e ao chegar lá ser deportada. O prazo máximo para permanecer no país seriam 6 meses como turista. Ao extrapolar esse prazo, você teoricamente cometeu um "crime", que ficou registrado quando você deixou o país.
      Procure o consulado para não ter uma desagradável surpresa ao retornar a Portugal.
      Abs,
      Francisco

      Excluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Olá. Irei passar 1 ano e meio na Austrália para intercâmbio. Devido a estadia longa, comprarei passagem somente de ida. Posso passar alguns dias na Europa sem problemas, mesmo com o meu destino final não sendo o Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode visitar como turista desde que cumpra os requisitos (escrito no post) e tenha um destino de retorno, independente de ser o Brasil.
      Abs.

      Excluir
  46. Sou brasileira, mas tenho dupla cidadania e possuo o passaporte europeu. Irei sozinha em julho para Lisboa, para duas semanas de férias, viajando de carro com amigos. Terei algum problema na chegada pelo fato de estar viajando sozinha? Não irei passar pela imigração.Estou um pouco receosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe. Como é uma cidadã européia, não irá passar pela imigração, basta pegar a fila de cidadãos europeus no aeroporto e estar com o passaporte/identidade.
      Abs.

      Excluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. Olá,sou brasileira E VOU VIAJA RPARA FAZER MESTRADO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA ,O QUE PRECISO AGILIZAR?OBRIGADA.SCHEILA VIEIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scheila,
      É melhor você verificar diretamente junto a universidade, pois os requisitos podem ser diferentes de uma para outra.
      Abs.

      Excluir
  49. Olá! maravilhoso seu blog Parabéns,gostaria que vc me tirasse umas duvidas.Irei a Portugal dia 24/06 e volta dia 08/07 irei passar umas férias na casa de um casal de amigos,estou com as passagens ida e volta,seguro e estou levando 397 euros,tenho cartão internacional mais está estourado tem algum problema? outra coisa esse casal trabalha em um navio eles estão enviando a carta convite só que não vai esta autenticada pois não tem como eles autenticarem já que estão no momento trabalhando no navio,só estarão em Portugal dia 22/06 dois dias antes de mim,eles iram me buscar,gostaria de saber quais tipos de perguntas fazem na imigração,sobre a carta e sobre o cartão,outra coisa não trabalho só meu esposo tem algum problema? só vai eu nessa viagem eu e DEUS obrigada se vc puder me ajudar abraços EDLAINE OBS: SOU DE BRASILIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edlaine,
      Acredito que com a carta convite você não terá problemas, uma vez que ela existe e você tem passagem de ida e volta. Como eles vão receber você no aeroporto, isso também dá garantias caso haja um problema, mas não creio que terá.
      Quanto ao valor que está levando, isso sim pode ser um problema, pois você não está conseguindo cumprir o mínimo exigido pela imigração. Sugiro liberar algum crédito no cartão para complementar o valor em euros que está levando. Se não estiver com um cartão habilitado para uso (mesmo sendo internacional, você deve avisar ao banco com antecedência que estará em viagem no exterior), tendo limite e/ou valor em espécie você poderá ser barrada. Eu calculei 15 dias pra você (não sei o horário do voo), então deveria ter no mínimo 635 euros. O ideal é ter em torno de 750 disponíveis.
      Levar o contra-cheque do seu marido e a certidão são garantias a mais de boa fé. Tudo que você apresentar mostrando que vai entrar no país, passear e retornar sem a possibilidade de tentar morar agrega valor ao passar na imigração.
      Mas você também pode passar direto e nem ser questionada. Depende do agente de imigração.
      Quebre o cofrinho e coloque mais uns euros na sua bagagem que terá uma ótima férias!
      Abs.

      Excluir
  50. OLÁ ME DESCULPE ESQUECI DE TIRAR OUTRA DUVIDA,SOU DEPENDENTE DO MEU ESPOSO,O QUE LEVAR PARA COMPROVAR OU NÃO PRECISA,SENDO CASADA LEGALMENTE,LEVO O CONTRA CHEQUE DELE E A CERTIDÃO DE CASAMENTO EU NÃO SEI ME AJUDE NESSAS DUVIDA E NAS OUTRAS QUE TE ENVIE OBRIGADA É MINHA PRIMEIRA VIAGEM A EUROPA ESTOU APREENSIVA E PREOCUPADA

    ResponderExcluir
  51. Boa noite,

    Tenho uma amiga brasileira que quer vir a Portugal neste Verão. Uma das exigencias é a do bilhete ida e volta para o SEF a deixar passar. Questão: se em vez do bilhete ida e volta, ella apresentar um bilhete de ida e outro bilhete de volta, haverá problema com isso?

    Obrigado e agradeço desde ja o esclarecimento.

    Filipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela comprovar os itens necessários (dinheiro, hospedagem e seguro), tendo no dia de entrada na imigração a passagem de retorno está tudo ok.
      Abs.

      Excluir
  52. Olá Francisco Junior !
    Meu nome é Kaique Vasconcelos, e tenho planos de ir para Portugal ao termino deste ano.
    Tenho uma amiga de infância que mora em Lisboa, e vive ma chamando para ir pra lá.
    Quero ir para trabalhar, e após os 6 meses, pegar a residencia. Para isso acontecer, o que é necessário ?
    Pesquiso na internet, mais não acho respostas. Achei algumas aqui e resolvi tirar essa.
    Minha amiga não sabe me responder direito, mas ficou de perguntar a advogada dela. Bom enquanto isso, agradeço de poder me ajudar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaique,
      Eu não moro em Portugal e fica difícil responder com exatidão a sua pergunta, mas sim, é possível. Recomento você assistir a esses dois vídeos (http://youtu.be/TycZp5cEsD0, http://youtu.be/E4LL9aZNo38) pra tirar suas dúvidas e se for o caso entrar no grupo do Facebook, que tem pessoas lá e cá respondendo as dúvidas.
      Só uma dica: a situação de emprego em Portugal ainda não está boa. Tenha cuidado pra não ficar desempregado e desamparado por lá, pois se não conseguir nada nos seis meses, passará a ficar
      como ilegal no país.
      Se tudo der certo, depois conta o que você fez e como foi o processo pra ajudar aos amigos aqui do blog.
      Espero ter ajudado.
      Abs.

      Excluir
  53. Boa noite. Viajarei em novembro para Lisboa e farei conexão em Madri. Gostaria de saber quais os documentos necessários para tal conexão? Sei que a Espanha costuma ser rígida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana.
      Você deve apresentar os documentos e dinheiro necessário para entrada em qualquer país europeu signatário do tratado de Schengen, resumindo, o mesmo que você apresentaria para entrar em Portugal diretamente. O resto, fica por conta dos agentes alfandegários.
      Abs.

      Excluir
  54. Olá! Boa noite! Eu e minha família estamos querendo conseguir o visto para morar em Portugal. Eu e uma irmã minha temos um salário fixo, pago pelo governo, já que somos funcionárias públicas. Minha mãe de 66 anos recebe uma pensão vitalícia do governo (não é uma quantia grande, mas ela tem como comprovar que recebe). minha irmã de 18 anos está terminando o ensino médio e pretende entrar numa faculdade de lá. Temos muitas dúvidas, se puder nos ajudar! Minha mãe teria que obrigatoriamente ter que trabalhar?? Minha irmã de 18 anos teria que conseguir um emprego até entrar na faculdade?? Com quantos euros você acredita que daria para viver lá (com aluguel, comida etc)

    Desde já agradeço pela resposta!!
    Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você somente conseguiria obter o visto em caso de vínculo familiar com natural português (filho, neto, etc) ou casamento anterior a 1985. Uma opção aberta com a crise é o visto por investimento em negócio ou compra de imóvel com valor mínimo de 500.000 euros.
      Sua irmã poderia conseguir o visto de estudante somente se estivesse matriculada na universidade, mas lembrando que o visto de estudo não permite trabalho integral.
      Recomendo você assistir a esses vídeos http://youtu.be/TycZp5cEsD0 e http://youtu.be/E4LL9aZNo38 sobre a opção de trabalhar após os 6 meses de turismo. É uma opção que não conheço, por isso não posso opinar.
      Qualquer dúvida, volte a perguntar.
      Abs.

      Excluir
  55. Olá,
    A minha questão é a seguinte, a minha namorada vem ca passar 10 dias a Portugal, irá ficar em minha casa, a carta convite, devera ser reconhecida no notário? Poderei eu fazer uma carta com a copia do meu BI, a mencionar todos meus dados e os dela, e informar que me responsabilizo por ela, e sem ter que ir ao notário, eu digitalizar e enviar para ela por email, serve?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer solução é válida e melhor do que ela ir sem a carta, mas quanto mais "boa fé" contiver a carta, melhor. Se tiver o reconhecimento de um notário, muito melhor.
      Não pode ser digitalizado, pois a sua assinatura deve ser autêntica na carta convite.
      Abs,

      Excluir
  56. Olá Francisco,
    Parabéns pelo seu ótimo trabalho aqui no blog. Tenho uma dúvida relativa ao casamento. Sou brasileira e noiva de um português, pretendemos nos casar ano que vem e escolhemos morar em Portugal por ser um país mais seguro e calmo. Fiz algumas pesquisas de como proceder e do que seria necessário para me casar e morar em Portugal, descobri que para me casarl precisaria de algo como uma autorização de residência, o que parece ser muito complicado de conseguir. Se possível gostaria que vc me esclarecesse melhor essa questão e me indicasse como proceder.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa.
      Vou te responder com a minha própria experiência. Eu tirei a nacionalidade aqui no Brasil e já estava casado aqui, logo tive de reconhecer meu casamento em Portugal. Minha esposa não tem direito a cidadania, mas por eu ser português, se eu quiser morar em Portugal posso levar ela pela condição de reagrupamento familiar. Para viver em Portugal você terá de passar por esse processo e tirar a autorização, pois não teria como você ficar em Portugal sem isso por um período superior ao de turismo (6 meses). Você terá de passar por outros processos caso decida fazer isso mesmo.
      Sugiro você entrar em contato com um consulado português para tirar suas dúvidas e/ou começar o processo.
      Qualquer dúvida, posta aí! :)
      Abs,

      Excluir
    2. ok, muito obrigada pela dica Francisco, vou entrar em contato com o Consulado.

      Excluir
  57. Boa noite. Tenho algumas dúvidas. Irei estudar em Lisboa durante cinco meses, de setembro a fevereiro, entretando a faculdade só mandou minha carta de aceitação recentemente e, pelo que foi me informado, o prazo é muito curto para fazer o visto de estudante. Acabei comprando a passagem de ida e volta e o seguro de viagem para minha estadia de 152 dias, bem como ja tenho reserva em hotel e em alojamento. Minha dúvida é se consigo fazer tranquilamente a renovação da estadia de turismo (90 + 90), e se pode haver alguma complicação na imigração já que minha passagem de volta está marcada para 05 de fevereiro. Agradeço pela atenção. Abraços, Isabella.

    ResponderExcluir
  58. Olá, tenho interesse em residir permanentemente em Portugal, quais seriam os melhores meios? Sou profissional liberal, casado e tenho dois filhos. Em caso, por exemplo de trabalho, teria o direito de levar a minha família também? E os outros casos de se conseguir visto definitivo? Li algo sobre compra de imóvel. Por favor me de algumas dicas. Obrigado, Andre.

    ResponderExcluir
  59. Olá, estou com passagem comprada para dezembro. Somente ida.
    Aqui diz que preciso mostrar lá a passagem de ida e volta.Isso é obrigatório? Vou com um grupo de amigos e queremos fazer um mochilão lá. E pegar na volta um avião na Inglaterra,por exemplo.

    ResponderExcluir
  60. Olá Tudo bem?! Eu não tenho cidadania europeia mais mesmo assim posso comprar casa ou algum terreno em portugal?! Se sim você sabe o que preciso pra isso?

    Valeu bjs!

    ResponderExcluir
  61. Olá, eu já estive 90 dias em Portugal cheguei no Brasil semana passada. Eu queria me casar lá mês que vem, o que eu faço para poder entrar novamente? Há algum visto para casamento?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  62. Olá, comprei minha passagem para o Porto (conexao em Lisboa), para o fim de novembro. Tenho varios amigos nessa regiao. Tenho endereço, telefone e ate o numero de documentos pessoais anotados caso for necessario. Comprei o seguro e estou levando aproximadamente um mil euros mais um cartão de credito. Além de mim, minha esposa e minha mãe também estão levando a mesma quantidade de dinheiro. Um casal de portugueses estará me esperando no aeroporto do Porto e ficarei na casa deles (que fica em Valença, aprox uns 100km do porto). Minha viagem durará 20 dias. Além de tudo isso, você me indicaria mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
  63. Olá, gostaria de saber o que enho que fazer pra pode morar em Portugal? beijos Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      As opções são: Ser português ou ter o visto de moradia, gastar 500.000 euros em um imóvel ou abrir uma firma para 10 portugueses trabalharem (esses dois últimos são o visto dourado).
      Espero ter ajudado.
      Abs,

      Excluir
  64. Boa noite, gostaria de ir à Portugal a passeio, queria saber se é necessário apresentar comprovante de estadia e alguma quantidade de dinheiro para comprovar que possuo recursos para me manter durante o período que ficar por lá. Abraço, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, as informações que procura estão em
      http://www.conexaoportugal.com/2014/09/guia-definitivo-de-como-entrar-em.html
      Abs.

      Excluir
  65. Minha pergunta é bem brasileira...
    Se eu tiver a carta convite, mas depois de estar lá em Portugal não ficar na casa do anfitrião, isso acarretará problemas? como faço o seguro? Tendo a carta convite preciso confirmar a quantidade de euros necessárias para estadia?

    ficarei agradecida pela resposta, com a máxima urgência :)

    ResponderExcluir
  66. Marcia, leia o novo post para tirar suas dúvidas: http://www.conexaoportugal.com/2014/09/guia-definitivo-de-como-entrar-em.html
    Resumindo, você pode não ficar na casa do anfitrião, mas ele é responsável por você. Se fizer alguma besteira, quem responde legalmente é ele. O dinheiro você tem que comprovar em todas as situações, mas pode ser diminuído casa o anfitrião assuma as despesas de hospedagem e alimentação.
    Seguro você pode ver na internet várias opções de seguro viagem para Europa com valor mínimo de 30.000 euros.
    Abs!

    ResponderExcluir
  67. Olá, boa noite!
    Minha dúvida é meio complicada..Vivo (legalmente) na Alemanha ha 9 anos, tenho visto definitivo, mas ainda não adquiri cidadania, ou seja, ainda não tenho passaporte alemão. Estou matriculado em um curso técnico em Lisboa que vai durar um ano, estou viajando pra Lisboa nos próximos dias. Gostaria de saber se, caso eu tenha que ter um visto para esse período, posso retirá-lo lá mesmo através do SEF ou outro órgão, pois já não daria tempo fazer aqui através do consulado tendo em vista que a viagem será próxima semana.

    Fico imensamente grata pela resposta

    Ludmilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmilla, é possível sim fazer todo o processo em Portugal, mas os relatos que ouvi são de que lá é mais demorado e burocrático que na embaixada/consulado. Você terá três dias para comunicar ao SEF que está em Portugal se entrar por uma fronteira sem controle (ex: carro) e não ficar em um hotel. Acho bom iniciar o processo o quanto antes para evitar a possibilidade de uma multa desnecessária.
      Se informe melhor assim que chegar.
      Bom curso!
      Abs,

      Excluir
  68. Bom dia!
    Meu nome é Vania.
    Estou prurando resposta para uma dúvida que está me encomodando.
    Sou brasileira.Fui para Portugal no 8.06.2014, retornei no dia 2.09.2014(86 dias),voltei com meu namorado que é portugues, pretendemos nos casar em Portugal. Nosso retorno está marcado para 27.11.2014. Minha estadia aqui no Brasil é de 87 dias, será que terei probemas ao retonar por causa de 3 o 4 dias? A primeira conexão foi por Madri e a segnda será por Frankfurt.
    Espero que eu tenho me feito entender.
    Grata
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania.
      Não terá problema não. Você ficou menos que 90 dias e retornou ao seu país. Está tudo correto.
      Espero que seu retorno seja tranquilo e que seu casamento feliz!
      Abs,

      Excluir
  69. Bom dia!
    Quanto ao seguro viagem, afirmo que o Ministério da Saúde ( Acordos internacionais) tem acordo com Portugal e Itália oferece de graça para todos os aposentados e contribuintes do INSS , vou deixar o Telefone para maiores informações aqui no Rio de Janeiro. Rua México, 128 Terreo - Centro-021 39857620
    Quando fui agora em Junho para Portuga eles me deram um seguro de 365 dias.
    Vania

    ResponderExcluir
  70. Bom dia, estou indo para Paris e Italia, com conexão em Lisboa, já vi que a imigração é feita em Portugal.
    Eu trabalho, mas sou autonoma, não possuo nenhum documento que prove vinculo com o Brasil,como faço pra comprovar meu vinculo com o Brasil?, se não tiver nenhum documento, mas dinheiro/cartão de crédito provando que tenho o dinheiro pra me manter lá, passagem de volta comprada, tenho risco de ser deportada?

    ResponderExcluir
  71. sou casada com portugues vou volta queria saber se posso viajar com passagem so de ida meu filho e portugues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não basta ser casada se você não for naturalizada. Para permanecer em Portugal além do período de turismo, você deve ter visto de permanência. Se seu filho é Português, ele fode ficar sem problemas. Você poderá ter problemas se extrapolar o período de permanência ou se não exibir a passagem de retorno no prazo de turismo.
      Se você está indo se juntar ao seu marido para permanecer em Portugal, você tem que se informar sobre reagrupamento familiar junto a um consulado ou embaixada, pois será necessário abrir um processo no seu caso.
      Espero ter ajudado.
      Abs,

      Excluir
  72. Vou para portugal passear, gostaria de saber se eu tirar meu passaporte hj com 15 posso ir?


    Poliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana.
      Não há nada a respeito da data de emissão, somente a validade que poderia ocasionar problemas.
      Boa viagem!

      Excluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Boa Tarde,

    gostaria de saber se é OBRIGATÓRIO ter que adquirir um seguro para poder entrar em Portugal, vou passa 17 dias em Lisboa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é obrigatório. Caso não tenha e seja parado por um guarda de fronteira, será (com certeza) deportado.
      Abs,

      Excluir
  75. Boa tarde
    Tenho intençao de ir morar em portugal com minha namorada .. tem bastante gente me incentivando a ir , mas tbm tem bastante gente me desanimando . Gostaria de saber sua opniao a respeito .. lo todos os posts e queria uma sugestao sua ... agradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriel.
      Realmente essa é uma pergunta difícil de responder nos dias de hoje, pois o cenário econômico de Portugal anda muito frágil. Você precisa ter em mente algumas coisas antes de pensar em morar em Portugal ou no exterior de maneira geral.
      1 - Vocês iriam como legais ou ilegais? Pode parecer uma pergunta básica, mas o mercado para ilegais tem se fechado cada vez mais e há muita concorrência. Como legal, você já pesquisou para saber se suas profissões tem vagas por lá?
      2 - Esqueça aquela idéia do passado em que os imigrantes juntavam dinheiro no exterior para fazer seu pé de meia no Brasil. O salário que você receberá lá será para você pagar suas contas e viver.
      3 - Muitos portugueses, com títulos universitários ou não estão deixando Portugal por não ter vagas de emprego. Consegue emprego quem tem experiência e não ganha muito. Os portugueses são muito nacionalistas e entre dar uma vaga a um estrangeiro ou a um nacional, o nacional tem vantagem. Ou seja, vá com experiência e não espere receber muito em troca.
      4 - Tenha dinheiro para suportar a crise. Como não se sabe ao certo o futuro da economia portuguesa, você tem que ter dinheiro para se manter caso as coisas não saiam como planejado.
      Por outro lado, esse momento de incerteza econômica pode ser um bom momento para investir esperando colher os frutos futuros.
      5 - O resto da Europa não está acolhendo bem os imigrantes em função da crise. Não pense que se não der certo em Portugal você poderá ir para outro país que tudo se resolverá. Pode ser que piore ainda mais.
      O lado positivo você já deve ter escutado muitas vezes: saúde, transporte, qualidade de vida, acesso a produtos e serviços de qualidade. Vale a pena?
      Espero ter ajudado e caso ainda tenha dúvidas, procure saber de quem está na linha de frente. Pergunte a associação Mais Brasil (http://www.maisbrasil.pt/portal/) que apóia os Brasileiros em Portugal.
      Abs,

      Excluir
  76. Olá, farei um curso técnico de 6 meses mas quero tirar um visto de estudante e não entrar como turista. Como faço para comprovar que tenho renda suficiente para me mandar lá, pois se for 40 euros por dia isso dá 7.200 euros e não vou gastar nem perto disso nesse período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve se informar junto ao consulado ou embaixada mais próximo, mas seu visto dever ser de residência ou estadia temporária. Normalmente a instituição de ensino já conhece o trâmite e auxilia você nesse processo. A comprovação de renda é necessária para turismo, o que não é o seu caso.
      Leia mais sobre os vistos em http://embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php
      Abs,

      Excluir
  77. Olá, preciso tirar visto de estudo para um curso de 6 meses e ficarei num quarto alugado. ´Me disseram que se eu solicitar ao dono do quarto me enviar carta convite seria muito burocrático e que reserva de hotel por 5 dias seria mais simples, mas a reserva é apenas 5 dias, e o restante do período, como faço para comprovar na obtenção do visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente acho difícil um "estranho" lhe enviar uma carta convite, pois as implicações legais são bem sérias para quem a emite em caso de problemas com o visitante. Acho melhor você tentar um contato diretamente com a instituição de ensino que normalmente já possui um procedimento para alunos de intercâmbio. Isso deve resolver o seu problema.
      Você pode ir sem nada disso, mas se for pego estará ilegal e poderá ser deportado. Converse com a instituição de ensino.
      Abs,

      Excluir
  78. Boa tarde amigo. Vou fazer um curso de 6 meses em Lisboa mas vou com visto, só que ainda não sei se será em vôo direto para Lisboa ou Conexão em Paris ou Amsterdan. De qualquer maneira, com o visto, passarei pela imigração quaisquer destes países sem problema, já que estou com o visto? Ou ainda assim terei que responder a perguntas? Obrigado. Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo.
      Você pode sim ser escolhido por um agente de fronteira para comprovar a documentação, dinheiro, etc. Isso é um procedimento normal que é feito de maneira aleatória.
      Estando com tudo certo, não há com o que se preocupar.
      Abs,

      Excluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite,

    Tenho dupla nacionalidade e acabei de chegar em Lisboa, onde estou cursando o doutorado. Meu namorado quer vir pra cá no início do ano que vem, para ficar comigo pelo menos um ano, trabalhando, claro. Como sabemos que é difícil e ilegal conseguir emprego com visto de turista, pensamos em tirar uma declaração de união estável quando for para o Brasil em dezembro, entretanto, ligando no consulado, eles disseram que isso não significa nada, já que a união estável não é reconhecida em Portugal?
    Resumindo, qual é a melhor forma do meu namorado vir pra cá e conseguir permanecer ao menos um ano, legalmente?
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  81. Boa Tarde!!!!
    Gostaria que me informasse quais os tramites , tenho um namorado português e resolvemos nos casar., como ele não pode vir ao Brasil irei para Portugal, alem do passaporte e bilhete de passagem ida e volta, qual mais documentos tenho que levar daqui!!!!! nós dois somos aposentados e divorciados legalmente.Devo ir em Março de 2015. Tenho 69 anos e ele 73 anos.
    Desde já fico-lhe muito grata se puder me ajudar.
    Abs,
    Maria José

    ResponderExcluir
  82. Ola ! Estarei de férias em janeiro e comprei bilhete ida e volta para lisboa ,tenho uma amiga brasileira que reside e trabalha a mais de 7anos ela já está legal no país ,vou a turismo e permanecer por 2 semanas na casa dela ,porém não tenho carta convite ela e o namorado português vai me receber no aeroporto ,tenho trabalho no Brasil ,cartão de crédito com bom limite e quero saber quanto euros tenho que ter ,não quero problemas com a imigração,é minha primeira viagem para o exterior ,tenho o endereco e telefone do casal ,o que mais preciso ?Obrigado,aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  83. Olá! Bom dia, minha dúvida é: sou brasileira morei em Portugal por 3 anos e 3 meses, e tenho 2 filhos, 1 é filho de Português que não assumiu a paternidade. Não estava ilegal, tenho carta de condução portuguesa válida até 2022, mais tive que retornar ao Brasil para ter o bebê, chegando aqui continuei os estudos e estou me formando em Administração de Empresas, em julho de 2015. Fiquei sabendo por um amiga de lá em Portugal, que posso continuar meu processo de imigração, seria isso possível? Pois em setembro de 2015 pretendo voltar para lá, podes me informar sobre essa oportunidade ou me dizer onde posso saber a respeito? Pois quero continuar meus estudos em Portugal. Obrigada!!! Uli

    ResponderExcluir
  84. Fui a Portugal em novembro/2014 de férias e fiquei 13 dias. Entrei lá apenas com o meu passaporte. Tinha carta mas não apresentei. Não levei euros, só reais. Não precisei de nada além do passaporte. A única pergunta que me fizeram era se eu ia me hospedar em Lisboa. Respondi que me hospedaria em Sintra, me desejou boa estadia e pronto.

    ResponderExcluir


  85. DR Akwuke foi apresentado a mim pelo meu amigo anna depois de uma grande ruptura entre mim e meu ex eu estava tão deprimido que eu contactado este homem como dirigido por meu amigo e eu digo-lhe o meu problema e eu estava garantida com quatro dias para obter o meu resultado e convidado o que o grande milagre caiu sobre mim o dia em frente e realmente ele veio bater na minha porta e pedir perdão, mesmo quando i custar tudo. Estou tão feliz e-mail, Akwukespiritualtemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. Olá Francisco! Sou brasileira casada com o português e moro em Portugal, mas não tenho ainda documentos (autorização de residência). Gostaria muito de viajar ao Brasil em maio, mas estou com muito receio pela volta. Será que minha certidão de casamento vale como documento? ou posso ter problemas para entrar novamente? Abraço!

    ResponderExcluir
  87. Olá Francisco! Eu vim para Portugal para visitar, e meu amigo daqui me levou para treinar em um clube de futebol. O clube pediu para eu ficar e me ofereceu um contrato de formação, levando em conta que não vou receber salário, esse contrato é apenas uma segurança de treinamento do clube e do atleta. Você sabe se esse contrato vale como justificativa para eu tirar o visto de residencia? Obrigado, abraço!

    ResponderExcluir
  88. Olá, gostaria de saber se pessoas que tem passagem pela polícia (se pessoas que já puxaram cadeia) podem fazer uma viagem estrangeira?

    ResponderExcluir
  89. Olá nunca viajei para fora nem tenho passaport gostaria muito de ir para Portugal o que tenho que faZer e possível ? Tenho parentes que moram lá isso pode me ajuar ? Obrigado James

    ResponderExcluir
  90. Ola, tenho pensado em ir a trabalho, nunca sai do Brasil, nem tenho passaporte ainda, não conheço ninguém ai, gostaria de saber como andam as coisas por ai para alguém que quer arriscar como eu? Obrigado.

    ResponderExcluir
  91. E nos dias de hoje, para esse ano de 2015, como anda a economia ai em Portugal Francisco?

    ResponderExcluir
  92. Olá, tenho uma dúvida muito grande e gostaria de saber se vcs podem me ajudar. Sou brasileiro e irei estudar 1 ano em Portugal, e quero levar minha esposa comigo, também brasileira, entretanto, sem algum vínculo com instituições portuguesas. Sei que devo obter o visto de residente para morar. Isto dá direito também a minha esposa para morar E passar o mesmo período que eu??? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  93. DUVIDA - o tio da minha namorada mora em portugal e chamou nos para passarmos 1 semana lá visitar etc. é preciso a carta convite escrita ou ele tando no aeroporto na hora da imigração conseguimos passar pelo oficial ?

    ResponderExcluir
  94. Olha eu sou Cabo-Verdeano e sou estudante e sempre sonhei em conhecer Portugal, eu queria saber agora o que é preciso fazer, ou quais são os documentos necessarios? Nunca emigrei. Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  95. Boa noite!!
    Gostaria de algumas informações.
    Eu e minha esposa estaremos nos aposentando aqui no Brasil daqui há aproximadamente 3 anos. Temos uma filha atualmente com 9 anos de idade. Estamos pensando seriamente em nos mudarmos para Portugal, mais precisamente para a região de Cascais.
    Eu ficaria muito agradecido de receber informações sobre a documentação necessária para essa possibilidade de mudança e também em relação às escolas existentes na região.
    Lembro que não pretendemos trabalhar no local e sim possibilitar uma melhor educação à nossa filha é uma melhor quallidade de vida a nos.
    Obrigado pela atenção e por este excelente espaco de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hudson.
      Primeiramente você tem cidadania ou visto de residência permanente? Sem um dos dois você não pode morar em Portugal se não investir ao menos 500.000 euros em uma moradia. Caso posa morar, Cascais é excelente, próxima a Lisboa e com a renda informada você não terá problemas financeiros por lá. Agradável no verão e frio (bem frio) no inverno por ser costeira. O custo de vida é bem baixo comparado ao Brasil. Lembre-se que a nossa querida Receita Federal cobra 25% de imposto se você receber sua aposentadoria no exterior.
      Para informações sobre escola para estrangeiros, consulte: http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/rm/Brochuras/educacao.pdf
      https://www.portaldasescolas.pt
      http://www.euraxess.pt/incoming/school.phtml.pt

      Abs,

      Excluir
    2. Boa tarde Francisco.
      fiz uma rápida pesquisa na web e via a seguinte matéria:
      http://www.valor.com.br/internacional/3766164/portugal-oferece-beneficios-fiscais-para-atrair-estrangeiro-aposentado
      Pelo que entendi, qualquer aposentado estrangeiro poderá residir no país, independente de ter ou não cidadania e/ou visto de residência permanente.
      Em relação ao imóvel, gostaria de saber qual a possibilidade de financiamento de moradia no país.
      Agredeço a atenção.

      Excluir
  96. Boa noite Francisco.
    Segue link com a pesquisa
    http://www.vcportugalbelem.org.br/docs_upl/visto_de_residênciareformadosdocs20140131.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está certo Hudson. Existe essa possibilidade, mas ela não está devidamente divulgada nos consuldados e embaixadas. Por exemplo, se você consultar o site da Embaixada de Portugal, verá no item 1.8.11 (http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php) que não existe a lista de documentos a serem apresentados para a comprovação de renda. Creio que essa situação esteja em atualização, uma vez que esse seu link é do consulado, mas não deixa claro o que seria um documento comprovatório e qual a renda esperada. Vale a pena entrar em contato com a embaixada/consulado mais próximo de você e tirar as dúvidas.
      A entidade oficial que trata de legislação de estrangeiros em Portugal é o SEF. Nem mesmo lá é possivel ver com clareza os requisitos para esse visto.
      https://sites.google.com/site/leximigratoria/artigo-58-o-visto-de-residencia - item 5
      https://sites.google.com/site/leximigratoria/lei-de-estrangeiros-alterada/cap-iv---vistos/seccao-i---vistos-concedidos-no-estrangeiro/subseccao-ii---visto-de-residencia - Não apresenta esse visto
      https://sites.google.com/site/leximigratoria/legisp%C3%A9dia-sef/decreto-reg-84-2007 - Artigo 24º, menciona, mas não dá detalhes.
      http://www.sef.pt/documentos/56/DReg2_2013.pdf - Não altera o artigo 24º, não adicionando nada.
      Infelizmente não poderei te ajudar nessa, mas quando você se informar, ficaria agradecido de postasse aqui qual foi o resultado.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Bom dia Francisco!
      Obrigado pela atenção e a ajuda disponibilizada.
      Vou agendar fazer contato com o consulado mais próximo e sanar estas dúvidas.
      Postarei aqui o resultado.
      Mais uma vez obrigado e parabéns por este espaço de informações.
      Abraços.

      Excluir
  97. Boa noite Francisco, eu tenho algumas duvidas, ja procurei o consulado mas eles me mandaram tanto link, que nao entendi nada...

    O que precisa uma pessoa que nao é residente , abrir uma empresa em Portugal...?
    É um processo complicado, tem um valor minimo de investimento...?
    Quanto tempo precisa para resolver todos esses documentos...?

    Obrigada.
    Rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rocha,
      Esse é o site de relações oficiais do governo de Portugal. É máximo que posso lhe passar, pois não tenho e não conheço ninguém que tenha empresa constituída lá.
      http://www.portugalglobal.pt/PT/InvestirPortugal/Criareinstalar/Paginas/CriareInstalar.aspx
      Outra opção é Câmara de comércio portuguesa (do RJ) onde podem dar informações a respeito também.
      http://www.camaraportuguesa-rj.com.br/
      Abs,

      Excluir
  98. Olá, Morei em Portugal durante 2 anos ilegalmente, faz 5 anos que voltei de Portugal, e esse ano pretendo voltar a morar lá novamente, meu irmão mora lá a mais de 15 anos, mas estou com duvidas pelo fato de eu já ter morado lá e ficado durante 2 anos ilegal, o passaporte que eu fui na época já venceu e eu já tenho um novo sera que isso ajuda? Ainda não comprei a passagem, se eu comprar a passagem com escala, sem ir diretamente pra Portugal isso ajuda? Pois meu irmão conhece um português que mora na Alemanha e estava pensando em lhe pedir pra mandar uma carta convite para mim, ai então iria com a passagem de ida e volta pra Alemanha, ai da Alemanha iria pra portugal de carro ou algo assim... Oque posso fazer pra poder entrar em Portugal, depois de tudo que falei?

    ResponderExcluir
  99. Olá!
    Estive em Portugal do dia 28 de janeiro ao dia 10 de fevereiro, fiquei 15 dias e retornei para o Brasil . Nessa época eu havia comprado duas passagens aéreas, uma para mim e outra pra minha irmã, só que ela não foi e sobrou uma passagem, sendo assim tenho que ultilizá-la.

    Minha duvida é : Tenho que esperar quantos dias para retornar à Europa, 90 ou 180 dias?

    ResponderExcluir
  100. Viajando a zurique com conexão em lisboa .Minha carta convite tem de estar escrita em português ou alemão? Outra divida a carta foi escrita e me enviada por lmail ja que a minha prima estava em ferias no Brasil. Sendo assim está td ok ou não? Espero resposta obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta convite tem que ser sempre na língua de onde será feito o processo de imigração. Se não for sair do aeroporto em Portugal, não precisa ser em português.
      Abs,

      Excluir
  101. tenho um visto de 15 dias pretendo ficar 18 dias, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  102. Sou Português, vim ao Brasil e fiquei aqui 3 meses, vou voltar para Portugal, gostaria de saber se posso voltar como turista imediatamente ou se tenho que esperar algum tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ficar no máximo 90 dias (prorrogáveis por mais 90) no período de 1 ano. As regras estão no link abaixo. Abs,
      http://www.dpf.gov.br/servicos/estrangeiro/prorrogacao-de-prazo-de-estada-de-turista-e-viajante-a-negocios-temporario-ii-1/prorrogacao-de-prazo-de-estada-de-turista-e-viajante-a-negocios-temporario-ii

      Excluir
  103. Olá, gostaria de saber se quando damos entrada para receber o visto de residência, temos que deixar o passaporte no consulado. Desde já obrigada por essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No consulado português ou brasileiro que foi feito essa exigência?

      Excluir
  104. sou Português de nacionalidade vivo em Angola , minha esposa e filha são de nacionalidade brasileira, elas precisam de visto pra entrar em Portugal, se não do que necessitam ?Obrigado

    ResponderExcluir
  105. Francisco, sou brasileiro e tenho a nacionalidade portuguesa. Sou caso mas minha esposa não tem a dupla cidadania. Vamos passear em Portugal e eu não reservei hotel, pois pretendo chegar em Lisboa e procurar um hotel junto com ela. Será que teremos algum problema por não termos reservas em hotel?

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde,
    Meu irmão vive com uma senhora brasileira em Portugal, ele é português. Ela esteve em Lisboa 90 dias e teve que voltar ao Brasil por motivos pessoais. Agora para regressar estão dizendo que só o pode fazer daqui a 90 dias . Como resolver esta situação ?

    ResponderExcluir
  107. Meu filho, minha nora e eu não temos nenhum vínculo com Portugal, mas gostaríamos de ir morar definitivamente por lá. Sou aposentada pelo Inss e meu filho e nora ainda não tem profissão definida, mas temos um bom patrimônio aqui no Brasil. Seria possível?

    ResponderExcluir
  108. Meu filho, minha nora e eu não temos nenhum vínculo com Portugal, mas gostaríamos de ir morar definitivamente por lá. Sou aposentada pelo Inss e meu filho e nora ainda não tem profissão definida, mas temos um bom patrimônio aqui no Brasil. Seria possível?

    ResponderExcluir
  109. Se eu sair do Brasil com contrato para trabalhar em Portugal
    É necessário comprar a passagem de volta tbm ou sobde ida?

    ResponderExcluir
  110. Lorenzo.

    Boa Tarde meu Amigo.
    Parabéns pelo Site:

    Eu sou Lorenzo, brasileiro, Belo Horizonte – mg, tenho visto recentemente adquirir visto de noivo Americano.
    Estamos planejando no encontrar em Portugal e irmos para Boston-USA.
    Iremos passar 20 dias em Portugal. Ele é Americano/ com cidadania Portuguesa.

    Duvida:
    Eu sai do meu emprego devido a esta viagem que tenha para os USA(me casar). Além de Hotel, ainda sim é necessário algo que comprove vínculos no Brasil? O que poderia me ajudar a passar pela imigração sem problemas?

    ResponderExcluir
  111. Bom dia a todos, eu sou Mirabel doce por nome, eu sou de de New York EUA, eu estava ansioso para uma empresa de empréstimo genuína nos últimos 2 meses e tudo que eu obtive grupo de scams que me fez confiar neles e em ao final do dia, eles me de $ 5.000 enganado sem dar nada em troca, toda a minha esperança era perdida, eu fiquei confuso e frustrado, acho que é muito difícil para alimentar minha família, eu nunca quis ter nada a ver com as empresas de empréstimo na rede novamente, porque eu nunca confiei qualquer empresa de empréstimo novamente desde que eu estava enganado, então eu fui de algum dinheiro emprestado de um amigo, eu disse-lhe tudo o que aconteceu e ele disse que pode me ajudar, que ele sabe que uma empresa de empréstimo que pode me ajudar, que ele só obteve um empréstimo a partir deles, ele me orientou sobre como aplicar para o empréstimo, eu fiz o que ele me disse, eu aplicado, embora eu nunca acreditei, mas eu tentei e para minha maior surpresa meu empréstimo foi concedido para me dentro de 24 horas, eu não podia acreditar, eu sou feliz e rico de novo e eu estou agradecendo a Deus que após este scams todo os lugares de uma verdadeira empresa como esta ainda existem, por favor, eu aconselho todo mundo lá fora que estão em necessidade de empréstimo e pode ser confiável, confiável e capaz de pagar de volta no tempo devido de recursos para entrar em contato com Franklin Scott Loan Company Email: franklinosayandescott@gmail.com e estar livre de golpes na internet. que nunca vai decepcioná-lo.

    ResponderExcluir
  112. Olá a todos,

    Eu sou deputada Susan aniquilará, estou escrevendo esta carta de testemunho porque sou muito grato por aquilo que a senhora deputada Clara Morgan fez por mim e minha família, quando eu pensei que não havia esperança novamente ela veio e fazer a minha família se sentir vivo novamente, levando-nos um empréstimo de baixa taxa de juros de 3% eu nunca pensei que ainda existem verdadeiros credores de empréstimo na Internet, mas a minha maior surpresa eu tenho o meu empréstimo sem perder muito tempo, por isso, se você está lá fora, olhando para um empréstimo por quaisquer razões financeiras em tudo, então eu vou aconselhá-lo a enviar e-mail deputada Clara Morgan na VIA: {clara_morgan@outlook.com} para mais informações SOBRE A OPERAÇÃO

    DESEJO A TODOS O MELHOR

    Cumprimentos
    Mrs Susan famish

    ResponderExcluir
  113. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo de capital para melhorar o seu negócio? Você já foi rejeitado pelos bancos e outras agências financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou hipoteca? Não procure mais, porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros no passado. Nós emprestar fundos a pessoas que necessitam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou que necessitam de dinheiro para pagar as contas, a investir em negócios a uma taxa de 2%. contacte-nos em nosso e-mail: larryclintomloanhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  114. Olá. Quantos dias demora ter o visto depois dos 15 dias (depois da entrevista ) ? Em que caso é feita a entrevista ?

    ResponderExcluir
  115. Parabéns Francisco pelas suas dicas e informações preciosas para aqueles que pretendem viajar, muito obrigado, peguei várias dicas.

    ResponderExcluir
  116. Tenho uma dúvida meu marido esta indo morar em Portugal com visto de residência irei daqui 3 meses o que preciso pra ir legal?ouvir dizer que um pedido de visto de curta temporada e tmb do reagrupamento familiar.Qual o certo á fazer?

    ResponderExcluir
  117. Eu tenho planos de morar em Lisboa com meu marido no ano que vem. Preciso ir com o visto de turista e se conseguir emprego que poderei tirar o visto permanente?
    pode me ajudar?
    meu email: tp.13.dianna@gmail.com
    se puder entrar em contato comigo, agradeço.
    Thais

    ResponderExcluir
  118. Olá francisco pode me ajudar com algumas duvidas? Olha só eu e mais duas pessoas adultas e uma criança de dois anos estamos querendo ir para portugal a trabalho, oque precisamos fazer, documentos e questão de passagem quero comprar só ida oque fazer tambem em relação a criança? Se possivel me ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
  119. Olá, gostaria que mim tirasem uma dúvida que está há mim matar. Tive em Portugal em fevereiro e passei 1 mês no porto na casa de minha prima, porém voltei e meus pais me deram a maravilhosa chance de voltar... Faço faculdade aqui no brasil porém só irei voltar no segundo semestre para as aulas... Minha prima irá mandar a carta convite se responsabilizando pelos gastos que terei durante minha estadia, pretendo voltar no final de abril e com volta em 11 de julho quando estou prestes a voltar para a faculdade. Será que terei algum problema para passar na imigração, terei que comprovar vínculo com a faculdade aqui no brasil? Estou louco para voltar mais estou com medo de não me deixarem entrar...

    ResponderExcluir
  120. si eu ir de turismo e achar emprego tem como eu fica no emprego sem problemas?

    ResponderExcluir
  121. E gostaria saber também como consigo o Atestado de segurança de saudê ou plano de saudê para estrangeiros se for assim mesmo que fala. Desde já muito obrigado e estarei esperando ansioso pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você pode obter maiores informações em:

      http://www.conexaoportugal.com/2011/04/cuidar-da-saude-em-portugal.html

      Excluir
  122. Bom dia, meu esposo recebeu uma proposta de emprego em Portugal. Com.o Como funciona para irmos juntos, no caso eu e minhas 3 filhas?

    ResponderExcluir
  123. boa tarde sr Francisco
    tenho uma questao pela qual peco e fico inteiramente grato se me puder ajudar
    eu tenho uma namorada pelo qual estamos em contato ja faz um tempo e gostariamos conseguir viver juntos so que eu estou em portugal sou portugues claro e a minha namorada e do gana o que tenho que fazer para que a possa trazer para junto de mim

    ResponderExcluir
  124. EU E MEU MARIDO QUEREMOS IR MORAR EM PORTUGAL.COMO FAZEMOS PRA ISSO ACONTECER.SE PODESSE ME RESPONDER FICARIA MUITO GRATA.

    ResponderExcluir
  125. Ola! Fui para suiça via Espanha em 7/04/2016
    Voltei por Portugal em 05/12/2016
    Queria voltar e passar 3 meses
    Sera que terei problemas ??

    ResponderExcluir
  126. boa tarde, gostaria de tirar algumas duvidas se alguem poder me ajudar.

    whatsapp 51-995868026 Pedro

    ResponderExcluir
  127. Olá, Francisco! Eu pretendo ir 3 meses para Irlanda, Para fazer um pequeno intercambio. E depois disso quero ir para Portugal providenciar a documentação para fazer faculdade. Mas eu disse eu quero ir para Portugal porque não sei se posso ir no pequeno prazo da Irlanda, Pode surgi imprevistos sobre: Não está no Brasil, Faculdades normalmente aceitam esse processo já no país, e caso eu consegue... Como é o tempo? Tem algum esquema, acabou os 3 meses da Irlanda na possível aceitação de Portugal eu já fico? Me desculpa, por perguntar muito! Mas... Obrigado!

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  129. ola Francisco

    Tenho Vontade de ir em Portugal outra vez pois mais nao consigo acha a minha oringem da minha avo pois ela naseu ai mais nao consigo saber a onde foi ....

    ResponderExcluir
  130. CONTACTE-AS PARA TODOS OS TIPOS DE EMPREGO EM NOBLEHACKER284@GMAIL.COM
    Eles são hackers grupais profissionais com base na Europa, Ásia e África. Seus serviços são garantidos a 100% para que você não tenha nada com que se preocupar, com o seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Universidade de notas mudando
    -Bank contas hack
    -Estados criminais do crime
    -Facebook hack
    -Tweitters hack
    - contas de correio pessoal
    -Grade Changes hack
    -Política do site bloqueado
    -server crashed hack
    -Skype hack
    -Dates hack
    -Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    -Controle dispositivos remotamente
    -Burner Numbers hack
    - Contas Paypal verificadas pirateiam
    - Qualquer conta de mídia social hackear
    -Android and iPhone Hack
    -Texto de intercepção de mensagens de texto
    - hack de interceptação de correio
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    Cartão de crédito e cartão de crédito Blank Atm
    -Intraceable Ip etc.
    Entre em contato com NOBLEHACKER284@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir
  131. CONTACTE-AS PARA TODOS OS TIPOS DE EMPREGO EM NOBLEHACKER284@GMAIL.COM
    Eles são hackers grupais profissionais com base na Europa, Ásia e África. Seus serviços são garantidos a 100% para que você não tenha nada com que se preocupar, com o seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Universidade de notas mudando
    -Bank contas hack
    -Estados criminais do crime
    -Facebook hack
    -Tweitters hack
    - contas de correio pessoal
    -Grade Changes hack
    -Política do site bloqueado
    -server crashed hack
    -Skype hack
    -Dates hack
    -Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    -Controle dispositivos remotamente
    -Burner Numbers hack
    - Contas Paypal verificadas pirateiam
    - Qualquer conta de mídia social hackear
    -Android and iPhone Hack
    -Texto de intercepção de mensagens de texto
    - hack de interceptação de correio
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    Cartão de crédito e cartão de crédito Blank Atm
    -Intraceable Ip etc.
    Entre em contato com NOBLEHACKER284@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir
  132. Olá a todos, você precisa de serviços de hacking? TESTADO E CONFIADO DENTRO DE 1 HORA ... entre em contato com spiderhackers95@gmail.com
     Seja avisado, a maioria desses hackers chamados aqui são impostores, eu sei como funcionam os hackers reais, eles nunca anunciam de maneira tão crédula e são sempre discretos. Eu fui enganado tantas vezes por desespero tentando encontrar ajuda urgente para mudar minhas notas da escola, finalmente meu amigo me apresentou a um grupo de hackers confiáveis ​​que trabalham com discrição e entrega prontamente, eles fazem todo tipo de hacking que variam;
    - Vendas de cartões de ATM em branco.
    - Mudanças na universidade ou na escola
    - Confiança em contas bancárias e transferência de fundos
    - Excluir registros criminais hack
    - Facebook hack, Twitters hack
    - contas de e-mail hack, gmail, yahoomail, hotmail etc.
    - Skype hack
    - Banco de dados pirata
    - Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    - Dispositivos de controle remoto
    - contas verificadas do hack Paypal
    - Android e iPhone Hack etc.
    Mas eles me ajudaram;
    - Alterou minhas notas da escola
    - Hacked meu namorado namorada
    - Na maior parte, me ajudaram com a transferência de dinheiro Western Union e acompanhei e confirmei o dinheiro. Eu os tornei meus hackers permanentes e você também pode desfrutar dos seus serviços.
    Você pode contatá-los em: spiderhackers95@gmail.com para qualquer serviço de hacking e também se esforça para divulgar as boas notícias sobre como o ajudaram a merecer publicidade.

    ResponderExcluir
  133. Olá a todos, você precisa de serviços de hacking? TESTADO E CONFIADO DENTRO DE 1 HORA ... entre em contato com spiderhackers95@gmail.com
     Seja avisado, a maioria desses hackers chamados aqui são impostores, eu sei como funcionam os hackers reais, eles nunca anunciam de maneira tão crédula e são sempre discretos. Eu fui enganado tantas vezes por desespero tentando encontrar ajuda urgente para mudar minhas notas da escola, finalmente meu amigo me apresentou a um grupo de hackers confiáveis ​​que trabalham com discrição e entrega prontamente, eles fazem todo tipo de hacking que variam;
    - Vendas de cartões de ATM em branco.
    - Mudanças na universidade ou na escola
    - Confiança em contas bancárias e transferência de fundos
    - Excluir registros criminais hack
    - Facebook hack, Twitters hack
    - contas de e-mail hack, gmail, yahoomail, hotmail etc.
    - Skype hack
    - Banco de dados pirata
    - Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    - Dispositivos de controle remoto
    - contas verificadas do hack Paypal
    - Android e iPhone Hack etc.
    Mas eles me ajudaram;
    - Alterou minhas notas da escola
    - Hacked meu namorado namorada
    - Na maior parte, me ajudaram com a transferência de dinheiro Western Union e acompanhei e confirmei o dinheiro. Eu os tornei meus hackers permanentes e você também pode desfrutar dos seus serviços.
    Você pode contatá-los em: spiderhackers95@gmail.com para qualquer serviço de hacking e também se esforça para divulgar as boas notícias sobre como o ajudaram a merecer publicidade.

    ResponderExcluir
  134. Olá a todos, você precisa de serviços de hacking? TESTADO E CONFIADO DENTRO DE 1 HORA ... entre em contato com spiderhackers95@gmail.com
     Seja avisado, a maioria desses hackers chamados aqui são impostores, eu sei como funcionam os hackers reais, eles nunca anunciam de maneira tão crédula e são sempre discretos. Eu fui enganado tantas vezes por desespero tentando encontrar ajuda urgente para mudar minhas notas da escola, finalmente meu amigo me apresentou a um grupo de hackers confiáveis ​​que trabalham com discrição e entrega prontamente, eles fazem todo tipo de hacking que variam;
    - Vendas de cartões de ATM em branco.
    - Mudanças na universidade ou na escola
    - Confiança em contas bancárias e transferência de fundos
    - Excluir registros criminais hack
    - Facebook hack, Twitters hack
    - contas de e-mail hack, gmail, yahoomail, hotmail etc.
    - Skype hack
    - Banco de dados pirata
    - Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    - Dispositivos de controle remoto
    - contas verificadas do hack Paypal
    - Android e iPhone Hack etc.
    Mas eles me ajudaram;
    - Alterou minhas notas da escola
    - Hacked meu namorado namorada
    - Na maior parte, me ajudaram com a transferência de dinheiro Western Union e acompanhei e confirmei o dinheiro. Eu os tornei meus hackers permanentes e você também pode desfrutar dos seus serviços.
    Você pode contatá-los em: spiderhackers95@gmail.com para qualquer serviço de hacking e também se esforça para divulgar as boas notícias sobre como o ajudaram a merecer publicidade.

    ResponderExcluir
  135. Olá a todos, você precisa de serviços de hacking? TESTADO E CONFIADO NO PRÓXIMO DE 1 HORA ... entre em contato com SPIDERHACKERS95@GMAIL.COM
     Seja avisado, a maioria desses hackers chamados aqui são impostores, eu sei como funcionam os hackers reais, eles nunca anunciam de maneira tão crédula e são sempre discretos. Eu fui enganado tantas vezes por desespero tentando encontrar ajuda urgente para mudar minhas notas da escola, finalmente meu amigo me apresentou a um grupo de hackers confiáveis ​​que trabalham com discrição e entrega prontamente, eles fazem todo tipo de hacking que variam;
    - Vendas de cartões de ATM em branco.
    - Mudanças na universidade ou na escola
    - Confiança em contas bancárias e transferência de fundos
    - Excluir registros criminais hack
    - Facebook hack, Twitters hack
    - contas de e-mail hack, gmail, yahoomail, hotmail etc.
    - Skype hack
    - Banco de dados pirata
    - Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    - Dispositivos de controle remoto
    - contas verificadas do hack Paypal
    - Android e iPhone Hack etc.
    Mas eles me ajudaram;
    - Alterou minhas notas da escola
    - Hacked meu namorado namorada
    - Na maior parte, me ajudaram com a transferência de dinheiro Western Union e acompanhei e confirmei o dinheiro. Eu os tornei meus hackers permanentes e você também pode desfrutar dos seus serviços.
    Você pode contatá-los em: SPIDERHACKERS95@GMAIL.COM para qualquer serviço de hacking e também se esforça para divulgar as boas notícias sobre como o ajudaram a merecer publicidade.

    ResponderExcluir
  136. Meu nome é Patricia Martins, de Portugal, um pai solteiro, antes que meu marido morresse, ele nos deixou com tanta dívida, fiquei tão confuso e frustrado com a forma de pagar a enorme dívida. Um dia eu estava passando pela internet, encontrei um Testemunho de (Pedro Gonçalo) sobre como GINA MORGAN o ajudou com um empréstimo. Então eu solicitei um empréstimo de € 85,000 EURO com uma duração de 5 anos da Companhia através de seu correio (ginamorganloancompany@gmail.com) Quando eu solicitei o empréstimo, fiz um voto a DEUS que se eu receber o empréstimo eu farei Deixe o mundo saber o que ele fez para mim, para minha maior surpresa, em menos de 48 horas, meu empréstimo foi concedido com uma taxa de juros de 2%. Agora resolvi a dívida do meu marido e crie uma nova vida e negócio por conta própria. Acabei de cumprir meu voto. Então, se você quer qualquer tipo de empréstimo por apenas 2%, entre em contato com GINA MORGAN LOAN COMPANY LTD em seu e-mail ginamorganloancompany@gmail.com

    ResponderExcluir
  137. Olá a todos,

    Eu sou a Sra. Susan Famish, estou escrevendo esta carta de testemunho porque estou muito grata pelo que a Sra. Clara Morgan fez por mim e pela minha família, quando pensei que não havia mais esperança, ela veio e fez minha família sentir-se viva novamente, levando-nos uma empréstimo de baixa taxa de juros de 2% Eu nunca pensei que ainda existiam credores de empréstimo genuínos na Internet, mas para minha maior surpresa eu recebi meu empréstimo sem perder muito tempo, então, se você estiver lá procurando um empréstimo por qualquer motivo financeiro em Todos, então, vou aconselhá-lo a enviar uma mensagem à Sra. Clara Morgan na VIA: {clara_morgan@outlook.com} para mais informações SOBRE A TRANSAÇÃO

    DESEJO A TODOS O MELHOR

    Cumprimentos
    Sra Susan Famish

    ResponderExcluir
  138. Você precisa de um empréstimo de crédito financeiro urgente?
    * Transferência muito rápida e imediata para sua conta bancária
    * O reembolso começa oito meses depois de obter o dinheiro
    conta bancária
    * Taxa de juros baixa de 2%
    * Pagamento a longo prazo (1-30 anos) Comprimento
    * Termos flexíveis de empréstimo e pagamento mensal
    *. Quanto tempo leva para financiar? Depois de enviar o pedido de empréstimo
    Você pode esperar uma resposta preliminar menos de 24 horas
    financiamento em 72-96 horas depois de receber as informações de que necessitam
    de você.

    Entre em contato com esta empresa legítima e licenciada, autorizada
    para dar assistência financeira a todos
    Para mais informações e formulário de pedido de empréstimo

    email: cashfirmarena@gmail.com


    Cumprimentos
    Sir Joel Williams
    EMPRESA DE EMPRÉSTIMO EM CASH FIRM
    CEO
    Tel: +601111850392
    E-mail: cashfirmarena@gmail.com
    Webisite: cashfirmarena.wordpress.com

    ResponderExcluir
  139. Dia bom,
    Meu nome é Laura Pablo, eu quero testemunhar o bom credor de empréstimo que me mostrou luz depois de ter sido atropelado por 2 credores da Internet diferentes. Perdi meu dinheiro e foi um total de € 5.000 euros. Um dia eu estava navegando pela internet parecendo muito frustrado, então encontrei um testemunho de um homem que também foi enganado e, eventualmente, ligou-se a uma empresa de empréstimo legítima e confiável chamada Gina Morgan Loan Company (ginamorganloancompany@gmail.com) onde ele finalmente conseguiu seu empréstimo, então eu decidi entrar em contato com a mesma empresa de empréstimo e depois contei a minha história. Eles me disseram que não chorasse mais porque eu fiz a escolha certa entrando em contato com eles. Preenchi o formulário de pedido de empréstimo e procedi com tudo o que foi solicitado de mim e me foi concedido um montante de empréstimo de € 32,000.00 por esta grande empresa. Então, fiz um voto para mim mesmo, que vou continuar testemunhando na internet de como recebi meu empréstimo. Eu acredito que outras pessoas também estão testemunhando esse mesmo credor honesto. Você precisa de um empréstimo com urgência? Entre em contato gentil e rápido com a empresa por email: ginamorganloancompany@gmail.com

    ResponderExcluir
  140. CONTACTE-AS PARA TODOS OS TIPOS DE EMPREGO EM NOBLEHACKER284@GMAIL.COM
    Eles são hackers grupais profissionais com base na Europa, Ásia e África. Seus serviços são garantidos a 100% para que você não tenha nada com que se preocupar, com o seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Universidade de notas mudando
    -Bank contas hack
    -Estados criminais do crime
    -Facebook hack
    -Tweitters hack
    - contas de correio pessoal
    -Grade Changes hack
    -Política do site bloqueado
    -server crashed hack
    -Skype hack
    -Dates hack
    -Word Press Blogs hack
    - Computadores individuais
    -Controle dispositivos remotamente
    -Burner Numbers hack
    - Contas Paypal verificadas pirateiam
    - Qualquer conta de mídia social hackear
    -Android and iPhone Hack
    -Texto de intercepção de mensagens de texto
    - hack de interceptação de correio
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    Cartão de crédito e cartão de crédito Blank Atm
    -Intraceable Ip etc.
    Entre em contato com NOBLEHACKER284@GMAIL.COM para mais informações.

    ResponderExcluir
  141. Email: addisonfinancialorporation@gmail.com

    Olá a todos, você está financeiramente apertado? Você procura fundos para pagar créditos e dívidas? Você procura financiamento para configurar seu próprio negócio? Você precisa de empréstimo comercial ou privado para vários fins? Você procura empréstimos para realizar grandes projetos? Certifique-se de um empréstimo de nós hoje e comece com algo gratificante. Nossa transação é garantida a 100%, pois também asseguramos um relacionamento cordial com nossos clientes. Oferecemos empréstimos sem verificações de crédito, sem garantia, passos fáceis, financiamento rápido e baixa taxa de juros de 3%. Por que permanecer em uma quebra financeira? Entre em contato hoje por e-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    ResponderExcluir
  142. Email: addisonfinancialorporation@gmail.com

    Olá a todos, você está financeiramente apertado? Você procura fundos para pagar créditos e dívidas? Você procura financiamento para configurar seu próprio negócio? Você precisa de empréstimo comercial ou privado para vários fins? Você procura empréstimos para realizar grandes projetos? Certifique-se de um empréstimo de nós hoje e comece com algo gratificante. Nossa transação é garantida a 100%, pois também asseguramos um relacionamento cordial com nossos clientes. Oferecemos empréstimos sem verificações de crédito, sem garantia, passos fáceis, financiamento rápido e baixa taxa de juros de 3%. Por que permanecer em uma quebra financeira? Entre em contato hoje por e-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    ResponderExcluir