Em Notícias Viver

Xenofobia entre brasileiros e portugueses

Outdoor do partido PNR em Portugal? Precisa disso?

Não é de hoje que escuto e leio reclamações de brasileiros sobre o tratamento recebido em Portugal. Casos de xenofobia são fáceis de serem encontrados no Google, mas somente quem sofreu na pele sabe o que sentiu. Cada um relata da sua maneira o ocorrido, às vezes um simples gesto, uma simples palavra, outras vezes chega ao extremo de agressão física e verbal.

 Eu mesmo já fui vítima em Portugal na praça de alimentação do shopping, ao tentar ser enganado em uma conta, ouvi o termo "tinha que ser brasileiro mesmo!". Respondi com um sonoro "sou português também, e daí?", virei às costas e fui embora. Nada mais.

Não estou aqui para defender ninguém, pois acho que toda forma de discriminação e agressão deve ser banida e punida, mas enquanto o mundo não for perfeito, teremos que nos adaptar para conviver da melhor maneira possível afinal, tudo que passou, passou.


Mas será que nós não provocamos certas situações ao querer empurrar alguns hábitos e costumes de nossa cultura, diria até de nossa educação, a um povo que nos considera "de fora" por não termos nascido naquele país? De uma maneira geral, o povo português é bem acolhedor e receptivo, mas em toda situação de disputa, sejam eles ou nós, sempre tentaremos ajudar aos nossos. Um exemplo seria uma situação de emprego entre um local e um estrangeiro, ambos com a mesma competência. Você deixaria de dar emprego para seu conterrâneo?

Aí entram outras colocações. Ouvir funk carioca em Portugal aos altos brados não seria uma afronta aos locais? Se nem mesmo no Rio de Janeiro, o funk é unanimidade entre todos, ainda mais quando se escuta em alto volume, seria no estrangeiro essa situação bem vista? Seria falta de educação? Creio que impor seus gostos a outra pessoa sem lhe dar a oportunidade de escolher é falta de educação em qualquer local do mundo.


Imagem de http://piadadeportuga.blogspot.com.br/

Além do que nos é passado no colégio sobre a exploração portuguesa durante a colonização do Brasil, o que nos torna antipáticos aos lusos desde crianças, o fato de ouvirmos e muitas vezes contarmos piadas de português, denegrindo a inteligência e a capacidade de discernimento de um povo não nos torna xenófobos?

Casos como o da rede de restaurantes Habib's que fez uma propaganda infeliz com a comunidade portuguesa ou do programa CQC da rede Bandeirantes de televisão onde um humorista ficou caçoando dos portugueses presentes na Eurocopa. Será que retaliar nos torna superior? Ou será que nos torna mais baixos?


Agora em que a situação se inverte, onde muitos portugueses estão vindo ao Brasil a trabalho, como será o tratamento que daremos a eles? Se você procurar na internet não falta pessoas que falam em retaliação, lembrando casos como o dos dentistas brasileirosproblemas de equiparação de estudo e profissão e por maus tratos, humilhações ou desprezo sofridos em função de serem brasileiros em Portugal.

Eles (os portugueses) não precisavam de nós e nos aceitaram. Nós já os aceitamos a várias gerações, só que o perfil do português que imigra hoje para cá é diferente de outros tempos. Ele é letrado, capacitado a exercer bons cargos, fala vários idiomas. Precisamos deles? Estaremos deixando de dar aos nossos para dar a eles? Será que devemos aceitá-los? Cada situação é única e deve ser tratada como tal. Ninguém conseguiu unanimidade em nenhum momento da história humana.

Imagem de http://uipi.com.br/

Meu pai é português. Veio para o Brasil em 1960 e vive aqui até hoje. Não troca o Brasil por Portugal e diz que aqui é a casa dele. Não é esse tipo de pensamento que esperamos criar nessa geração que chega e fazer com que ela passe adiante em sua terra natal? A população de Portugal é similar a do estado do Rio de Janeiro. Acho que sobra muito Brasil para recebermos nossos amigos portugueses, não é mesmo? Que essa geração seja bem-vinda e lembrem-se do princípio de reciprocidade no futuro.

Vamos renovar! Um abraço,

Francisco
Conexão Portugal

Postagens Relacionadas