Um pedacinho de Portugal até no leste europeu

Luís de Camões

Que tal encontrar um espaço que oferece um pouco da cultura portuguesa na República Tcheca? Na capital Praga funciona o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua-I.P., ou conhecido somente por Instituto Camões. É diretamente ligado ao Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal e a CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Localizado no centro turístico da cidade, situado à rua Josefská 6, no 1º andar do prédio Oettingen em Praga 1. É lá que, no país de língua oficial tcheca, é possível mudar a sonoridade para ouvir a língua portuguesa. Se você quiser saber o que Praga pode oferecer além do Instituto Camões, leia o meu artigo sobre Praga publicado no site SeguroViagem.

Apesar da instituição ser direcionada ao ensino da língua portuguesa diretamente ligada à Portugal, os trabalhos realizados também incluem eventos de características brasileiras, como carnaval com apresentações de samba e frevo. Uma das finalidades é promover a divulgação e o intercâmbio internacional das formas de expressão de artistas da língua portuguesa. Outro ponto é o desenvolvimento e coordenação de formação de professores nas áreas da língua e cultura portuguesas.

As chamadas Rede IC, são pontos de mesmo interesse que divulgam a língua portuguesa em países estrangeiros. Na República Tcheca há a cooperação, por exemplo das Redes IC de Ensino Superior( Universidade Masaryk em Brno, Universidade Karlov e Universidade Palackého em Olomouc), Centro de Língua(O Camões) e a Rede Missão Diplomática(Embaixada).

A biblioteca do instituto dispões de livros de diversos autores, revistas especializadas, além de um acervo de CDs e DVDs, este último não tão vasto. Para ter acesso ao material, basta fazer um simples inscrição com um documento pessoal válido e uma taxa simbólica. É interessante para o público brasileiro encontrar livros de Jorge Amado, Guimarães Rosa, José de Alencar. Autores cujas obras já foram traduzidas para a língua tcheca, e portanto, não desconhecidos por aqui pelo público tcheco.

Durante todo o ano são oferecidas aulas de português com falantes nativos, curso de teatro, além de palestras, exposição de fotografias, audições e pequenos concertos. Como a língua portuguesa é o ponto chave da instituição, isso acaba incluindo eventos que abrangem artistas de outros países, como dito acima, o Brasil, e também alguns países africanos, e com a ex-colônia portuguesa Timor-Leste. Essa relação é chamada de cooperação bilateral e inclue Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Como aconteceu no mês de dezembro do ano passado, com o fotógrafo moçambicano Antônio Cossa com a exposição fotográfica  Sementes, sobre a etnia do norte de Moçambique.    

Para os falantes da língua lusa que vivem na República Tcheca, esses eventos fazem o papel de ponto de encontro entre os nativos e proporciona momentos de descontração, introdução de novas amizades e novas histórias, de pessoas de tão distantes locais morando na bela capital Praga, mas falando a mesma língua.
Nas datas festivas como o Natal, é comum a celebração ser feita para os membros do instituto, com uma festa com quitutes portugueses(como bolinhos de abóbora, arroz doce, mexidos e coscorões), coral com canções natalinas em português e apresentação de teatro de bonecos. Nesses momentos é servido vinho português para os visitantes.

Cada membro do instituto, inscrito através de um simples registro de dados, recebe informações por email frequentemente, com a agenda dos eventos. Cada quinta-feira há exibição de filmes, a entrata é gratuita. Películas portuguesas com legendas em inglês ou em tcheco são exibidas. Os eventos maiores, como exposições e palestras, saõ divulgados também na agenda cultural de cidade, pela página do facebook,  e pelo site oficial de instituição, no endereço eletrônico www.institutocamoes-praga.cz