Em Centro Estudar Lisboa Porto e Norte

O sonho de cursar uma universidade em Portugal

Festa da queima das fitas (formatura dos alunos) no Porto

Muitos estudantes decidem aprimorar o conhecimento estudando fora do país, seja em um intercâmbio ou em períodos mais longos, como fazer um curso universitário fora do Brasil. Ter no currículo essa experiência pode resultar em oportunidades para a vida profissional.

Espanha, Estados Unidos e Inglaterra são muito procurados, mas por causa da língua, muitos brasileiros optam por uma universidade em Portugal. Há programas de bolsas de estudos mantidos por contratos entre universidades, de cursos feitos nos dois países e há também a opção de fazê-lo todo no exterior.

Universidades tradicionais de ensino

Universidade de Coimbra
Imagem de Wikipedia
Lisboa e Coimbra são dois destinos bem representados com tradicionais universidades. A de Coimbra foi fundada em 1290, outras que aparecem na preferência dos alunos são a Universidade de Lisboa, do Porto e a Universidade Técnica de Lisboa.

Mas espalhado pelo país são ao todo 35 instituições de ensino superior público e 94 instituições de ensino superior privado. Os estabelecimentos de ensino particular tem reconhecimento prévio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As instituições de ensino conferem os graus de Licenciado, Mestre e Doutor, cada um com durações específicas, incluem-se o ensino politécnico e universitário. O interessante é que em muitos cursos as aulas são ministradas não só na língua portuguesa, mas também em outros idiomas. É possível cursar outras línguas dentro da grade do curso, há até opções de cursos de inglês online e de espanhol como atividades complementares.

O estudante brasileiro precisa ter um visto de residência para estudar no país, até porque o período ultrapassa geralmente o limite de 90 dias em que não é exigido visto.


Não perca de vista!

Algumas instituições mantém programas de bolsas, é recomendável fazer uma pesquisa com muita antecedência, uma dica é o Centro Nacional de Cultura (Bolsas Criar Lusofonia), programas do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) e Acesso ao Ensino Superior em Portugal.

Há dois tipo de alojamento, Campus Universitário - neste caso, há quartos no campus para alojamento de estudantes, geralmente a universidade tem valores mais baixos para alunos matriculados; e Alojamento Privado - podendo ser aluguel de apartamento ou convívio com famílias portuguesas, muito comum também em casos de intercâmbio.

A vida social em Portugal é bem apreciada pelos brasileiros que podem explorar perfeitamente a culinária, as festividades e os cenários das cidades que sempre se mantêm como atrativos para turistas e estudantes.



Haja vinho na fonte da Universidade do Porto após a queima das fitas... :)

Caso queira fazer troca de moeda os bancos oferecem taxas menores do que casa de câmbio no aeroporto, é bom lembrar que as agências bancárias em Portugal fecham às 15h00. É aconselhável o estudante internacional abrir uma conta corrente de débito, é exigido o passaporte e o comprovante de matrícula com a instituição de ensino.

Passar um período em uma instituição de ensino portuguesa pode representar também uma ligação entre as culturas e um entendimento melhor das raízes brasileiras. Há muito o que aprender e o que trocar com outros estudantes, professores e mestres de ensino.

Você já pensou em estudar em Portugal?

Postagens Relacionadas