Em Notícias

Fotografia de portugueses chega ao Brasil

Portugal e Brasil unidos em nome da fotografia, mais uma vez os dois países compartilham a arte que ultrapassa fronteiras. Fotografias de profissionais portugueses serão a atração do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, nos dias 19 de fevereiro e 31 de março, no MuMa – Museu Municipal de Arte, em Curitiba.

São trabalhos de 10 fotógrafos portugueses, sob o tema: “Memórias”, a exposição tem o objetivo de alargar o diálogo artístico entre Brasil e Portugal. O espectador vai poder visualizar um recorte importante da fotografia contemporânea lusitana, além de participar da rica programação que o Ciclo oferece.

Três dos principais fotógrafos que fazem parte da mostra são: José Pedro Cortes, Inês d’Orey e André Príncipe. José Pedro Costa, exibiu em Lisboa, no espaço Carpe Diem, o projeto “Costa” (Costa é o nome da cidade onde o fotógrafo vive, fica a 14 km da capital portuguesa, Lisboa) e foi selecionado para o European Exhibition Photo Award, na Holanda em 2012. É um dos indicados para o prêmio BES PHOTO deste ano. É fundador e co-editor, junto com André Príncipe, da “Pierre Von Kleist Editions”, realizando regularmente mostras fotográficas em Portugal e Londres.

Inês d’Orey é graduada em Fotografia pela London College of Printing e recebeu o prêmio Novo Talento Fotografia FNAC (2007). Sua primeira exposição em Portugal foi uma coletiva integrada nos Encontros da Imagem de Braga, em 1999. Em 2010 publicou o seu primeiro livro “Mecanismos de Troca” e em 2011, “Porto Interior”.

O tema adotado este ano “Memória” tenta explorar o universo ligado aos arquivos, diários e álbuns e suas visualidades. Este é o segundo ano do evento que conta com apoio do Instituto de Filosofia da Linguagem da  Universidade Nova de Lisboa. Outros participantes são: Daniel Antunes Pinheiro, Ana Viotti, Maria Leonardo Cabrita, Diogo Simões, Francisca Veiga, Miguel Godinho e Frederico Malaca.

Esse Ciclo que promove a internacionalização do mercado cultural é financiado pela Direção Geral das Artes (DGArtes), do Governo de Portugal e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e une em uma só exposição, as realidade portuguesas e brasileiras através da fotografia. O evento ainda conta com uma série de conversas com os autores, workshops e cursos gratuitos para os participantes.

Mais informações:
 Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMa ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Quando: de 19 de fevereiro a 30 de março de 2014; das 10h às 20h

Entrada gratuita

Postagens Relacionadas