Em Curiosidades Viver

Seja um folião em Portugal


Ninguém pode negar que os brasileiros sabem fazer um dos melhores carnavais do mundo, senão até o melhor. Mas há carnaval também em outros países, talvez de maneira diferenciada do que estamos acostumados, mas é possível se divertir também nos dias de Momo em outros locais e até se surpreender com festas semelhantes onde as pessoas buscam a verdadeira diversão.

Portugal pode oferecer uma experiência inesquecível, conheça o Entrudo! Aliás, conhecer o carnaval português é adentrar nas origens do nosso carnaval brasileiro. Podemos citar os carnavais de Torres Vedras, Alcobaça, Ilha da Madeira, Ovar, entre outros. É possível ver desfiles de carros alegóricos, máscaras, bonecos gigantes e muitos foliões fantasiados dançando as machinhas de carnaval.

Qualquer crise ou problema que o país passe serve de inspiração. Nesta época os participantes aproveitam também para fazerem críticas às situações através do uso de fantasias e máscaras, até porque carnaval é tempo de fazer sátiras sociais e políticas. Um dos considerados mais tradicionais é o de Torres Vedras, batizado de “o mais português de Portugal”, com as matrafonas e os cabeçudos. A festa adentra à noite com concursos de máscaras e músicas tradicionais. Geralmente fogos de artifício iluminam o céu no final da festa.


Em Alcobaça você pode assistir ao desfile dos corsos noturnos e se entreter com a beleza dos carros decorados especialmente para o evento. Em Ovar, a festa popular de atirar farinha e ovos se tornou em uma grande atração dessa região e hoje é possível participar de diversos desfiles que arrastam inúmeros foliões ao som da música popular portuguesa.

Mas o samba brasileiro também é bem executado nesses dias de festas, na vila de Sesimbra o convite é feito pelas escolas e grupos de samba que envolvem todos quando tocam a música que não deixa ninguém parado, é o samba no pé que dá o toque especial pelas ruas coloridas e animadas pelo Entrudo.


Viajar para Portugal nesta época é também se despedir do inverno e ver a natureza que se transforma com a temperatura mais alta. Não esqueça de se preparar fisicamente para seguir os desfiles mantendo uma alimentação saudável, coma muitas frutas e beba sucos e bastante água.  A festa dura de 3 a 5 dias. O resto é se divertir e ter muitas histórias para contar!

Você já brincou carnaval em Portugal?

Postagens Relacionadas