Em destaque Planejamento

Dica: Tax Free - como receber dinheiro ao deixar a Europa


Muitos já devem ter ouvido falar nas palavras Tax Free durante suas viagens. Mas muito melhor que ouvir é saber o seu significado. Tax Free, traduzido, significaria livre de taxas. Aí você se pergunta: Mas que taxas?

Quando você realiza uma compra na Europa, você paga o imposto IVA. Este imposto varia em cada estado membro da UE, mas normalmente fica entre 16% e 25% do valor da compra. Para ter direito ao Tax Free, você deve morar fora da UE, retirar o item da UE e o item deve ser elegível a receber o Tax Free, ou seja, se você comprar geladeiras, fogões e remédios, por exemplo, não tem direito a isenção do IVA.

Mas não se engane. O Tax Free não é um desconto na hora da compra. Ele é apenas um formulário que dará a você o direito de ter o valor do IVA reembolsado ao sair da UE.

Para conseguir o Tax Free, siga os passos:
  1. Quando for realizar compras, procure lojas que tenham o adesivo do Tax Free ou pergunte a um vendedor se eles trabalham com Tax Free. Normalmente as grandes lojas e lojas de shopping trabalham.
  2. Verifique quais itens de sua compra estão cobertos pelo Tax Free. Não esqueça que o item tem que sair da UE.
  3. Indique ao caixa na hora do pagamento que você deseja o Tax Free. Ele irá passar a mercadoria e, ao final, irá preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra. É imprescindível que você esteja com o seu passaporte pois ele vai precisar.
  4. Verifique se não há horários especiais para emissão do Tax Free. Dependendo da loja, não é o caixa que emite o formulário, mas um setor especial. Esse setor as vezes tem horários limitados e filas grandes. Veja se vale a pena!
  5. Guarde os formulários junto com os recibos de compras.
  6. Mantenha os itens do Tax Free juntos em uma mesma mala, pois a alfândega do país pode solicitar para ver os itens um por um na sua saída da UE.
  7. Chegue com, no mínimo, cinco horas de antecedência do seu voo no aeroporto e leve os formulários e a sua mala com os itens do Tax Free na alfândega. Após passar pela alfândega e ter seus itens verificados (ou não), a alfândega irá carimbar seus documentos e informar como proceder para receber o imposto de volta. Normalmente são indicadas casas de câmbio do próprio aeroporto ou lojas de comércio.
  8. No local onde você receberá o imposto de volta, saiba que são cobradas taxas e o valor devolvido nunca é igual ao solicitado, tendo um desconto de aproximadamente 10% do valor solicitado. Você será perguntado, em alguns casos, se deseja receber em dinheiro ou em crédito no cartão de crédito.
  9. Proto! Com os euros em mãos, corra para fazer o check-in, caso ainda não tenha feito, e bom retorno ao seu país.
Sei que as vezes essa parte burocrática pode ser chata e chegar com mais antecedência ao aeroporto pode ser mais chato ainda mas, pensando bem, receber um dinheirinho no final da viagem é sempre muito bom! E você ainda pode gastar no Free Shop!!!

Até a próxima! VMM.

Postagens Relacionadas

20 comentários:

  1. Pena que não funciona, pois o governo português inventa normas próprias para não pagar o que é direito do turista. As normas mudam todo ano. Não há nenhum respeito pelo turista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que houve com você? Tem alguma experiência que queira relatar para ajudar aos outros amigos viajantes?

      Excluir
  2. Onde eu acho mais informações sobre o tax free?
    Vou ficar na Alemanha por sete meses, até março de 2013.
    Isso quer dizer que só posso receber tax free pelo que eu comprar nos últimos três meses da estadia??
    Eu preciso levar tudo comigo para o Brasil??
    E se na notinha eu tiver comprado um monte de coisas numa loja, mas só algumas dessas coisas vou levar para o Brasil, como fica?
    Uma amiga voltará para o Brasil em outubro/2012, ela pode pegar o meu tax free? (meus formulários de tax free estão com o passaporte e endereço em branco, posso escrever o que eu quiser). Ela precisa mesmo estar com os produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais informações você pode obter nos próprios sites das operadoras de tax free em:
      - http://www.innovataxfree.com/portugal/index.php
      - http://www.global-blue.com/
      - http://www.premiertaxfree.com/

      Você só recebe o tax-free daquilo que apresentar no balcão de inspeção no aeroporto e que tenha o formulário devidamente preenchido. Se a pessoa que estiver retornando não tiver os produtos ou os formulários, não terá como receber o tax free.
      O período de turismo normalmente são três meses, por isso o reembolso somente desse período. Deixe para fazer as compras do que você irá trazer com você mais próximo de quando for retornar.
      Essas informações são as que eu tenho conhecimento. Confirme nos sites que passei acima se estão corretas.
      Abraços,

      Excluir
  3. Não recebi envelope nenhum com meus formulários de tax free!!
    Como vou postar isso no aeroporto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve se apresentar no balcão de inspeção do aeroporto para verificação das mercadorias e dos formulários. Lá eles informarão o processo de reembolso, indicando alguma loja para recebimento em espécie (com desconto) ou outro meio (crédito em cartão de crédito, envelope de reembolso).
      O processo de inspeção é o mesmo para todas as operadoras de tax free, mudando somente o processo de reembolso que varia de operadora para operadora.
      Veja mais informações nas operadoras:
      - http://www.innovataxfree.com/portugal/index.php
      - http://www.global-blue.com/
      - http://www.premiertaxfree.com/

      Excluir
  4. Estou de posse dos meus vouchers, nota fiscal , tudo preenchido. Voltei ao Brasil sem conseguir resolver pois no aeroporto da Irlanda o balcão de prestação desse serviço fecha às 4 da tarde, meu voo era as 7 da noite e abertura do checkin só a partir das 5. Acho que falta divulgação e muita coisa só se sabe quando chegamos lá na parte do serviço e percebemos que não vai dar tempo. Bom, as informações que peguei foram; coloque tudo no envelope que eles deixam lá no balcão preencha os formulários(vouchers) e nos reenvie do seu país de origem com o carimbo de um oficial de alfândega, tabelião ou oficial de polícia. A operadora é a tax free worldwide. Interessante é que chegando no aeroporto Tom Jobim procurei informações e o posto da polícia federal(em greve ) não sabia informar e parecia nem conhecer o serviço. Moro em Natal, já liguei pra Polícia Federal e também não souberam me informar e agora faço o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora deixe como contribuição ao velho continente que está em crise. =P

      Excluir
  5. Estive em Portugal em maio 2013, e para ajudar a quem vai usar TAXFREE, dicas:
    PRECISA COLOCAR NA FATURA (nota fiscal) DA COMPRA O NOME COMPLETO, número do passaporte e endereço do Brasil, assim como no papel que as lojas te fornecem do taxfree. Não consegui pegar nem um centavo de volta pois as notas fiscais que me deram nas lojas não tinham esses dados!!!!
    Tem que passar na alfândega primeiro para que eles carimbem suas notas e confiram os itens comprados e se não tiver esses dados na nota fiscal e no papel do taxfree eles não carimbam (obs: as lojas não sabem disso)
    Junto com esses papeis devidamente em ordem tem que levar o bilhete da passagem e passaporte. Só é feito no dia da viagem de volta!!!!
    Essas regras mudam com muita frequência, acho que é para dificultar e ficarem com os impostos!!! É A CRISE???????
    Melhor para que vai querer pegar o imposto de volta é assim que chegar no pais já perguntar todas as regras para conseguir pegar seu dinheiro de volta! De qualquer forma na atualidade é assim que esta funcionando!

    ResponderExcluir
  6. E se passarmos por mais de um país? Temos que fazer o processo em cada mudança ou apenas no último país? Ou seja, na saída da UE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O reembolso do tax free é somente na saída e só para bens que estejam saindo do país com você. Se comprar um presente e deixar no país, não terá reembolso.

      Abs,

      Francisco

      Excluir
  7. E se eu estiver saindo de outro país da Europa, com conexão em Lisboa, portanto, sem ,passar pela migração.... vou poder fazer o TaxFree na área de conexão?
    Obrigada
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. Despachei minhas malas no aeroporto de Lisboa e fiquei apenas com a bagagem de mão... só consegui o reembolso dos produtos que estavam na bagagem de mão, pois a alfandega de Portugal vistoria a bagagem e separa vistoria da bagagem de porão separada da bagagem de mão. Perdi 70 euros. :(

    ResponderExcluir
  9. No aeroporto de Lisboa funcionou tudo bem, pagaram em dinheiro e aceitaram todas as notas fiscais.
    Na nota fiscal ao contrario do que li aqui não tinha nenhum dado meu, bastava um recibo emitido junto com a nota fiscal onde contem meu nome e numero de passaporte
    Recebi 359 euros.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal fiquem atentos em algumas casas de cambio eles te reembolsam desdevque vc tenha o cartao de credito eu fiz todo o procedimento e para minha surpresa fui cobrada em meu cartao de credito novamente para ser sincera nao vale a pena o desgaste ..m

    ResponderExcluir
  11. Oi Para ser sincero sera que vale a pena ? tipo assim tanto esforço para
    poucas moedas !

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Tenho duas dúvidas sobre o tax free. Comprei algumas coisas na Espanha e recebi as respectivas cartas de Tax Free, mas fico na UE por mais de 3 meses. Posso receber de alguma forma? Pretendo ir à cidade do Porto e na volta a Espanha será de carro. Como poderia restituir as possíveis comprar nessa cidade? Muito grato!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Dia 10/maio deixei em uma caixa de correio do aeroporto de Porto, o formulário preenchido do FreeTax (que já havia recebido), devidamente preenchida e carimbada pelos responsáveis no próprio aeroporto. Porém, hoje, recebi uma mensagem de débito no meu cellular que cairá sob meu cartão de crédito!!!! Tenho copias do que foi feito, conforme me indicaram! Isso não está correto, solicito por favor, uma posição. (Denise Vaz, Brasil)

    ResponderExcluir