Em destaque Planejamento

Dica: Tax Free - como receber dinheiro ao deixar a Europa


Muitos já devem ter ouvido falar nas palavras Tax Free durante suas viagens. Mas muito melhor que ouvir é saber o seu significado. Tax Free, traduzido, significaria livre de taxas. Aí você se pergunta: Mas que taxas?

Quando você realiza uma compra na Europa, você paga o imposto IVA. Este imposto varia em cada estado membro da UE, mas normalmente fica entre 16% e 25% do valor da compra. Para ter direito ao Tax Free, você deve morar fora da UE, retirar o item da UE e o item deve ser elegível a receber o Tax Free, ou seja, se você comprar geladeiras, fogões e remédios, por exemplo, não tem direito a isenção do IVA.

Mas não se engane. O Tax Free não é um desconto na hora da compra. Ele é apenas um formulário que dará a você o direito de ter o valor do IVA reembolsado ao sair da UE.

Para conseguir o Tax Free, siga os passos:
  1. Quando for realizar compras, procure lojas que tenham o adesivo do Tax Free ou pergunte a um vendedor se eles trabalham com Tax Free. Normalmente as grandes lojas e lojas de shopping trabalham.
  2. Verifique quais itens de sua compra estão cobertos pelo Tax Free. Não esqueça que o item tem que sair da UE.
  3. Indique ao caixa na hora do pagamento que você deseja o Tax Free. Ele irá passar a mercadoria e, ao final, irá preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra. É imprescindível que você esteja com o seu passaporte pois ele vai precisar.
  4. Verifique se não há horários especiais para emissão do Tax Free. Dependendo da loja, não é o caixa que emite o formulário, mas um setor especial. Esse setor as vezes tem horários limitados e filas grandes. Veja se vale a pena!
  5. Guarde os formulários junto com os recibos de compras.
  6. Mantenha os itens do Tax Free juntos em uma mesma mala, pois a alfândega do país pode solicitar para ver os itens um por um na sua saída da UE.
  7. Chegue com, no mínimo, cinco horas de antecedência do seu voo no aeroporto e leve os formulários e a sua mala com os itens do Tax Free na alfândega. Após passar pela alfândega e ter seus itens verificados (ou não), a alfândega irá carimbar seus documentos e informar como proceder para receber o imposto de volta. Normalmente são indicadas casas de câmbio do próprio aeroporto ou lojas de comércio.
  8. No local onde você receberá o imposto de volta, saiba que são cobradas taxas e o valor devolvido nunca é igual ao solicitado, tendo um desconto de aproximadamente 10% do valor solicitado. Você será perguntado, em alguns casos, se deseja receber em dinheiro ou em crédito no cartão de crédito.
  9. Proto! Com os euros em mãos, corra para fazer o check-in, caso ainda não tenha feito, e bom retorno ao seu país.
Sei que as vezes essa parte burocrática pode ser chata e chegar com mais antecedência ao aeroporto pode ser mais chato ainda mas, pensando bem, receber um dinheirinho no final da viagem é sempre muito bom! E você ainda pode gastar no Free Shop!!!

Até a próxima! VMM.

Postagens Relacionadas