Em Planejamento

Dica: Quanto posso levar de dinheiro em uma viagem?



Depois de alguns (muitos) dias sem aparecer por aqui para postar novidades, vou detalhar uma dúvida que muitas pessoas costumam ter na hora de deixar o país. O quanto eu posso levar de dinheiro em uma viagem?

Para quem está realizando uma viagem de turismo ou negócios o valor máximo permitido por lei é de R$ 10.000,00. Nesse valor estão inclusos valores em espécie, cheques e cheques de viagem.

Esse valor é máximo permitido para sair ou entrar no Brasil, mas se mesmo assim esse valor não for suficiente para sua viagem, é possível sair do país com mais valores, desde que você preencha a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV) através do site da Receita Federal em www.receita.fazenda.gov.br/dpv.

Após tudo preenchido, você ainda deve se apresentar a fiscalização aduaneira do local e data de saída do Brasil, para fins de conferência.

Para quem chega é necessário preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA) passando pelo processo normal de conferência ao desembarcar.

Para quem quiser mais detalhes, a instrução normativa da Receita Federal que regula o trânsito de valores é a 1.059 e os detalhes sobre o trânsito de valores encontram-se na seção IV.

E aí, já precisou preencher um e-DPV? Teve burocracia ao se apresentar? Deixe seus comentários.

Até a próxima!

Referências:
Imagem do post retirada de http://www.planetim.com.br

Postagens Relacionadas