Em Tech

Colocando suas fotos no mapa



Depois daquela viagem legal que você realizou onde você subiu morro, desceu morro, andou por dois dias, velejou mais três e ainda alugou um carro só para conhecer aquelas cidadezinhas legais do interior que alguém te disse que era imperdível, como estão suas fotos?

Você é daqueles que nem se lembra qual foi o trajeto e onde foram tiradas todas as fotos que irão compor seu mega-super-álbum ou anota data, local, hora e referência de cada foto para depois catalogar?

Hoje em dia todos estamos acostumados com os recursos oferecidos pelo Google Maps, localizando a rua que procuramos no mapa, indicando coisas próximas e até mesmo mostrando a visão da rua para nos ajudar. Toda esse posicionamento no mapa tem um nome e se chama geo-localização.

Quando algo é geo-localizado você insere ele dentro de um contexto de coordenadas, posicionando precisamente onde quer.

Aqueles que tiveram contato com um iPhone viram como é fácil bater uma foto e ver onde foi batida no mapa através do botão locais (places) presente na aplicação de fotos.

Muitos se enganam achando que só é possível realizar a geo-localização de fotos com equipamentos caros que já possuem o gps embutido. Você com a sua máquina amadora ou profissional, que tem os recursos certos para lhe atender, também pode usufruir destes recursos adquirindo um gps pessoal portátil.

Esse gps é similar aos utilizados no carro, no sentido de localização e rota através de satélites. O gps pessoal não possui a tela para mostrar o mapa, você não insere a rota mas ao invés disso grava percursos. E nesta gravação de percursos é que está a magia.

imagem mostrando uma rota salva

Resumidamente, ao sincronizar o relógio da câmera com o do gps e iniciando a gravação de rota, você vai gravar onde estava na hora em que a foto foi batida. Por sua vez a câmera insere informações das suas configurações automaticamente (Exif) além da data e da hora na foto batida.

Propriedades Exif apresentadas no Windows XP

Com um programa no computador é possível recuperar a rota do gps e confrontar com o horário das fotos para que o próprio programa insira as informações de geo-localização nas suas fotos, como mais um parâmetro Exif. Rápido e fácil!

Depois disso feito é só subir as fotos para um álbum on-line como o Picasa que tem suporte a geo-localização das fotos no mapa e enviar para os seus amigos seguirem seus passos através das suas fotos. Legal, não?

Álbum do Picasa mostrando fotos geo-localizadas (geotagging)

Não vou fazer um tutorial explicando passo a passo o funcionamento e configuração do GPS, pois já existem muitos na Internet, por isso deixo abaixo alguns links de referência onde você pode obter essas informações.

Tutoriais e informações

Softwares
http://software.copiks.com/photomapper/
http://www.oziphototool.com/

http://code.google.com/p/geotagger/
http://www.jetphotosoft.com/web/home/
http://www.robogeo.com/home/

Gostou da dica? Precisa de alguma coisa em especial? Deixe seu comentário abaixo.

Postagens Relacionadas