Em Multimidia Tech

Tech: Tradução em tempo real com iPhone

Outro dia estava vendo o vídeo que o Japão fez para sediar a copa do mundo 2022 e fiquei maravilhado com a tecnologia apresentada. Quase tudo o que foi mostrado existe de forma isolada ou em pequenas proporções, mas algumas tecnologias são realmente novas e inovadoras.


Para os viajantes de plantão a idéia de tradução automática, sem depender de um ponto com tradução simultânea é, acredito eu, a melhor coisa que pode existir. Se comunicar em inglês ou arranhar o idioma local é válido, mas se comunicar de maneira fluente e nativa com o país que está visitando é a melhor maneira para de obter os hábitos e costumes locais.

Por exemplo, os franceses muitas vezes sabem inglês para se comunicar com você mas, não o fazem por não gostarem. Agora tente falar a mesma coisa em francês. É uma diferença ENORME!

Em se tratando de línguas asiáticas creio que o problema é ainda maior, pois a dificuldade do idioma é maior e a comunicação em inglês nem sempre é possível, principalmente com pessoas mais idosas.

Deixando o sonho do Japão de lado, já que a Russia irá sediar a copa de 2022, o seu iPhone já pode te ajudar a traduzir em tempo real o que você vê! Eu sei que o falado é melhor, mas acredito que iremos chegar lá em breve...


Word Lens

Com o aplicativo Word Lens, disponível na App Store americana, na você pode traduzir uma imagem mantendo suas características originais como na figura abaixo.


A mesma imagem em outro idioma e em tempo real!

No momento apenas as traduções de inglês para espanhol e vice-versa estão disponíveis por U$ 4,99 cada. Existe também uma versão gratuita para teste que inverte as palavras, mas já dá para ver o poder do programa em ação.

No vídeo abaixo você pode conferir uma matéria da Macworld sobre o aplicativo.


Bom, por enquanto é só... Hasta la mañana! See you tomorrow!

Postagens Relacionadas