Em Curiosidades Porto e Norte

A lenda dos Tripeiros - Porto

Painel da conquista de Ceuta - Estação de São Bento - Porto

Reza a lenda que em 1415 durante uma visitia do Infante Dom Henrique ao Porto para vistoriar as naus que eram preparadas a margem do Rio Douro para a conquista da cidade de Ceuta, na África, ele achou que se poderia fazer mais do que já havia sido feito. O mestre encarregado dos preparos disse que o povo, em apoio, faria o mesmo quando da guerra com Castela: dariam toda a carne da cidade e comeriam apenas as tripas.

Estátua da conquista de Ceuta - Lgo.Antônio Calém - Porto

Este sacrifício fez com que os portuenses ficassem conhecidos como "tripeiros", designação que o Infante D. Henrique disse ser uma honra para o povo do Porto e dalí sairam sete galés e vinte naus para se juntar a conquista de Ceuta.

A famosa Tripa a Moda do Porto 

Para relembrar essa tradição, até hoje perdura como o mais famoso símbolo da culinária local portuense o prato de "Tripas a Moda do Porto". Para os brasileiros esse prato pode ser considerado como a nossa "Dobradinha" local.

Realmente lembra a Dobradinha, não?


Fica a dica para quando você for visitar a cidade do Porto, não esqueçer de comer uma Tripa a Moda do Porto e honrar essa tradição secular.

Referências:

Postagens Relacionadas