Em Curiosidades

Olivença ou Olivenza?


Brazão da cidade de Olivenza - Espanha

Essa pergunta remete a 1297, data em que Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Alcanizes que estabelecia a paz entre os dois reinos. Neste tratado a Espanha reconhecia Olivença (em espanhol Olivenza) como território português.

Delimitação das fronteiras

Só que alguns séculos depois, mais precisamente em 1801 durante as invasões de Napoleão pela Europa, a Espanha havia se aliado a França e as duas invadido Portugal no episódio que antecede a guerra peninsular e que ficou conhecida como guerra das laranjas.

Guerra das Laranjas

Sob coação, Portugal assinou um novo tratado, conhecido como Tratado de Badajoz, em que reconhecia Olivenza como território espanhol. Em 1808, o então Príncipe Regente de Portugal D. João VI, que havia fugido com a família real para o Brasil publicou um manifesto em que tornou nulo o Tratado de Badajoz.

Condado de Portucale

Após a tomada de Paris pelos aliados em 1814 que culminou com a abdicação de Napoleão Bonaparte, foi realizado um congresso entre as grandes potências européias que ficou conhecido como o Congresso de Viena. Nesse congresso foi reconhecido que Olivença era território português, situação que a Espanha reconheceu ao assinar a ata em 1817.

Congresso de Viena

A Espanha se comprometeu a devolver Olivenza a Portugal, situação que perdura até hoje e é questão diplomática entre ambos os países, caso relembrado durante a Cimeira Luso-Espanhola de 2001 onde a Espanha não se manifestou sobre o assunto.

Cimeira Luso-Espanhola

Atualmente, como ambas as nações aderiram a Comunidade Européia e fazem parte do Espaço Schengen, não há de fato uma fronteira separando a cidade, mas sim uma falta de apego cultural ao seu país de direito. Como Olivenza é uma cidade com um número significativo de espanhóis em detrimento aos descendentes portugueses, a população não tem um estímulo (principalmente econômico) a mudar de nação.


Apesar de alguns projetos de cidades portuguesas para aproximar Olivenza dos portugueses, como o Instituto Camões, a situação permanece morna. Portugal não recorre a uma decisão definitiva sobre a retomada de Olivença, mas também não deixa que o assunto seja esquecido e tampouco apóia qualquer esforço que demonstre Olivença como propriedade da Espanha.

Igreja de Santa Maria - Olivenza

De qualquer maneira, vale a pena uma visita se você estiver pela região, pois Olivença ou Olivenza é uma cidade muito boa para conhecer um pouco de dois mundos!

Visite!

Referência:
Imagens com links para seus sites de origem

Postagens Relacionadas