Em Curiosidades Lisboa

A lenda dos Alfacinhas - Lisboa


Ser um alfacinha é bem mais difícil que ser um tripeiro! Isso eu posso garantir, simplesmente pelo fato de não existir um consenso em relação a origem do termo alfacinha. Porque a pessoa natural de Lisboa é designada com esse termo é caso de estudo e muita discussão na internet.

Mosteiro dos Jerônimos


Uma das linhas de discussão remete a ocupação de Lisboa pelos Mouros entre 711 e 714. Após a ocupação os árabes teriam começado a cultivar o "Al-Hassa", que acabou se transformando em "Alface" na língua portuguesa. A planta era adotada na época para diversos fins, entre eles culinários e medicinais.
Em uma das várias guerras que viriam a acontecer durante a permanência dos árabes, reza a lenda que os moradores teriam apenas alface para comer, o que teria originado a denominação.

Brincadeiras com os alfacinhas

Outra linha de discussão ainda sobre as alfaces árabes diz respeito a quantidade de pés de alfaces plantados na região. Segundo essa linha o nome teria surgido em função da abundância regional da planta.

Viagens na Minha Terra - Almeida Garret
Imagem de Cine Aprendizagem

A terceira linha comenta sobre a literatura, mas precisamente na obra "Viagens na Minha Terra" de 1846 que traz o seguinte trecho: "Pois ficareis alfacinhas para sempre, cuidando que todas as praças deste mundo são como a do Terreiro do Paço...".

O certo é a popularização do termo se deu realmente pela literatura, tendo grandes escritores vindo a utilizar o termo alfacinha, dentre eles Miguel Torga, Alberto Pimentel e Aquilino Ribeiro.

Se alguém souber outra origem ou puder precisar melhor uma das linhas de pensamento, coloque seu comentário abaixo. Todos ficaremos muito felizes!


Referências:
Artigo
http://arhats.blogs.sapo.pt/arquivo/606832.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfacinha
http://rafeiroperfumado.blogspot.com/2009/11/verdadeira-historia-dos-alfacinhas.html

Postagens Relacionadas