Em Curiosidades Lisboa

A lenda dos Alfacinhas - Lisboa


Ser um alfacinha é bem mais difícil que ser um tripeiro! Isso eu posso garantir, simplesmente pelo fato de não existir um consenso em relação a origem do termo alfacinha. Porque a pessoa natural de Lisboa é designada com esse termo é caso de estudo e muita discussão na internet.

Mosteiro dos Jerônimos


Uma das linhas de discussão remete a ocupação de Lisboa pelos Mouros entre 711 e 714. Após a ocupação os árabes teriam começado a cultivar o "Al-Hassa", que acabou se transformando em "Alface" na língua portuguesa. A planta era adotada na época para diversos fins, entre eles culinários e medicinais.
Em uma das várias guerras que viriam a acontecer durante a permanência dos árabes, reza a lenda que os moradores teriam apenas alface para comer, o que teria originado a denominação.

Brincadeiras com os alfacinhas

Outra linha de discussão ainda sobre as alfaces árabes diz respeito a quantidade de pés de alfaces plantados na região. Segundo essa linha o nome teria surgido em função da abundância regional da planta.

Viagens na Minha Terra - Almeida Garret
Imagem de Cine Aprendizagem

A terceira linha comenta sobre a literatura, mas precisamente na obra "Viagens na Minha Terra" de 1846 que traz o seguinte trecho: "Pois ficareis alfacinhas para sempre, cuidando que todas as praças deste mundo são como a do Terreiro do Paço...".

O certo é a popularização do termo se deu realmente pela literatura, tendo grandes escritores vindo a utilizar o termo alfacinha, dentre eles Miguel Torga, Alberto Pimentel e Aquilino Ribeiro.

Se alguém souber outra origem ou puder precisar melhor uma das linhas de pensamento, coloque seu comentário abaixo. Todos ficaremos muito felizes!


Referências:
Artigo
http://arhats.blogs.sapo.pt/arquivo/606832.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfacinha
http://rafeiroperfumado.blogspot.com/2009/11/verdadeira-historia-dos-alfacinhas.html

Postagens Relacionadas

3 comentários:

  1. Alfacinhas!..
    Nome pelo qual sao conhecidos os naturais de Lisboa/Capital de Portugal.
    Deriva de entre outras deducoes o facto de aquando o cerco a Lisboa,os seus habitantes terem sido alimentados pelo que mais se produzia no vale de Loures,as portas de Lisboa.
    As vendedeiras subiam a Calcada de Carriche nos seus burros e carrocas,transporte da epoca a espera-las ao longo da subia estavam as"Sopeiras",jovens raparigas da provincia que trabalhavam como internas servindo os mais abastados.
    As mesmas que ao verem os saloios assim sao conhecidos os habitantes do vale de Loures e Malveira,comecarem a subir a calcada de Carriche,carregados de alfaces,logo comecavam a gritar(Unico meio de comunicao nesse tempo)..
    Ai veem as alfacinhas...Ai veem as alfacinhas..Ai veem as alfacinhas..
    E assim os naturais de Lisboa/Capital,ficaram a ser conhecidos por alfacinhas..
    As historias de onde deriva o nome"Alfacinhas" sao diversas,mas todas teem a ver com um dos produtos mais usados na alimentacao"Alfaces",basicamente usadas em saladas mas tambem em sopas.
    Assim que os verdadeiros alfacinhas sao os habitantes do vale de Loures e Malveira,tambem conhecidos por saloios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por mais essa história dos alfacinhas. Creio que de todas as que comentei acima, a sua é para mim a melhor origem do termo.
      Tem alguma fonte dessa história?

      Excluir
  2. As alfaces seriam arabes !!!! ora vejamos : a alface tem como nome latim a lactuca na qual de arabe nada tem, que em Lisboa se tenha adoptado o termo alface por influencia dos ''arabes'' magrebinos ainda vai, mas por favor nao creiam que tudo veio deles, em toda a europa ja era consumida antes da presença deles na peninsula ibérica. Espero que com isto ajude um pouco para esclarecer um pouco.

    ResponderExcluir