Em Viver

Entenda os campeonatos de futebol em Portugal

FC Porto - Campeão da Primeira Liga (Liga Zon Sagres) 2011/12

Com o principal campeonato de futebol português tendo iniciado a três rodadas (jornadas), resolvi fazer um artigo para aqueles que desejam acompanhar, mas não conhecem a divisão dos campeonatos internos de Portugal.
Diferente do Brasil, até pelas dimensões do continente, a principal competição de futebol português é a Primeira Liga, popularmente conhecida pelo nome dos patrocinadores de Liga Zon Sagres.
Os principais times portugueses jogam essa liga e não competem em campeonatos estaduais (distritais) como ocorre no Brasil. Os campeonatos distritais são campeonatos de acesso a Terceira Divisão, ou a nossa a Série D.



Após a Terceira Divisão, o time pode ser promovido a Segunda Divisão, que seria nossa Série C e posteriormente a Segunda Liga (ou Liga de Honra), que seria a nossa Série B. A Liga de Honra também tem o nome patrocinado, só que nesse momento não há contrato firmado com nenhuma empresa. Na temporada 2010-2011 foi conhecida por Liga Orangina.
Nesta liga jogam os times B da Primeira Liga, sendo que esses times não podem subir a Primeira Liga, não podem disputar a Taça de Portugal nem a Taça da Liga.

Estádio da Luz - Casa do Benfica

Por fim as equipes principais de Portugal se encontram na Primeira Liga ou Liga Zon Sagres. Além de ser campeão nacional, o time que ganha a liga juntamente com o vice-campeão tem o direito de participar da Liga dos Campeões do UEFA*.
A Terceira Divisão, a Segunda Divisão e a Taça de Portugal são organizadas pela FPF, ou Federação Portuguesa de Futebol, já a Segunda Liga, a Liga Principal e a Taça da Liga são organizadas pela LPFP, ou Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Taça de Portugal


A Taça de Portugal, também conhecida por Taça de Portugal Millennium, é similar a nossa Copa do Brasil e é a segunda competição mais importante do futebol português. Nela participam as quatro divisões do futebol português.

Taça da Liga (2007/08)

A Taça da Liga é uma competição recente, criada na temporada 2007/08 e reúne somente as equipes das Liga Principal e Segunda Liga.

Supertaça Cândido de Oliveira
Imagem de online24.pt

Existe também a Supertaça Cândido de Oliveira, conhecida popularmente como Supertaça que é uma competição entre o campeão da Liga Principal e o campeão da Taça de Portugal.






Os maiores campeões do futebol português são, respectivamente, o Futebol Clube do Porto (FC Porto), o Sport Lisboa e Benfica (Benfica) e o Sporting Clube de Portugal (Sporting). O FC Porto detém 71 títulos no total, sendo 2 a mais que seu principal rival o Benfica. O Sporting tem 45 títulos no total.

Para acompanhar o resultado dos campeonatos portugueses de futebol, indico o site http://desporto.sapo.pt/futebol/ que mostra de uma maneira bem clara e simples as classificações e as novidades dos campeonatos.

Um abraço a todos e até a próxima!

* - Das 52 federações associadas à UEFA, 76 participam da Liga dos Campeões da UEFA. O número de vagas por federação varia de 1 a 4 (exceto Liechtenstein, com 0) de acordo com o ranking da UEFA do ano anterior. Para a temporada 2011/12 Portugal teve apenas 2 vagas, pois estava em 9º no ranking.
Dados referentes à temporada 2011/12.

Referências:
Primeira Liga: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_Zon_Sagres
Liga de Honra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Liga
2ª divisão: http://pt.wikipedia.org/wiki/II_Divis%C3%A3o
3ª divisão: http://pt.wikipedia.org/wiki/III_Divis%C3%A3o
Taça de Portugal: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_de_Portugal
Taça da Liga: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_da_Liga
Supertaça: http://pt.wikipedia.org/wiki/Superta%C3%A7a_C%C3%A2ndido_de_Oliveira
Título dos clubes portugueses: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:T%C3%ADtulos_oficiais_conquistados_pelos_clubes_portugueses
Ranking UEFA 2011: http://kassiesa.home.xs4all.nl/bert/uefa/data/method4/crank2011.html
Liga dos campeões UEFA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_dos_Campe%C3%B5es_da_UEFA

Postagens Relacionadas