Em Madeira

Festa do Vinho da Madeira

Funchal - Ilha da Madeira
Imagem de Wikimedia
Unir a paixão por uma das bebidas mais apreciadas e a beleza de Portugal é uma ótima oportunidade de relaxar e guardar bons momentos. Na Ilha da Madeira, de 31 de agosto até 7 de setembro acontece a Festa do Vinho da Madeira, além da bebida de baco, grupos musicais, espetáculos e exposições vão receber os visitantes.

A Ilha da Madeira já é famosa bela sua exuberante beleza natural e pela boa recepção aos turistas, durante esse período a ilha irá se transformar em um destino da gastronomia e tradição. O vinho da madeira leva com razão a fama de sua qualidade, a história conta que no século XV era usado para perfumar os lenços das damas da corte.
Apesar de outras cidades também fazerem parte da festa em Funchal você encontrará grande parte na programação. A capital ganha também decoração especial, mais precisamente na Avenida Arriaga, com símbolos da colheita de uvas, barris e parreiras.

Não faltam tendas para degustação de vinhos da ilha e queijos para acompanhar os sabores. Além de artesanatos e produtos locais diversos, como os belos bordados. 

O Festival inclui a Semana Europeia de Folclore, o que faz o evento ainda mais rico, os palcos recebem não somente grupos regionais mas internacionais também.

Que tal pisar nas uvas e entrar em uma atmosfera festiva e tradicional? Será possível na Festa das Vindimas, na manhã de 6 de setembro, no Estreito de Câmara de Lobos, lá é o cenário da recriação da pisa das uvas que é livre para público. Além de um cortejo com a presença de grupos folclóricos.

O evento é tradicional e carrega séculos de história, as ruas se enchem de curiosos e pessoas ansiosas para provar os mais diversos sabores dos vinhos, cenas que se repetem desde o final dos anos 60 no século passado. Uma ótima época para visitar a ilha, além de não existir a barreira da língua, o clima agradável, as comidas e ainda as praias são fortes atrações para os brasileiros.

Fazendo seu próprio vinho
Imagem de Jeffrey Keeton @ Flickr

A Ilha da Madeira é uma das ilhas do arquipélago Madeira, por ser de origem vulcânica as paisagens são repletas de altos picos e falésias, destacam-se Pico Ruivo (1862 m) e o Pico das Torres (1853 m). Uma boa ideia é alugar um carro e visitar outras cidades da ilha, é destino também para práticas de esportes radicais aquáticos e no ar.

Festa do Vinha da Madeira 2014 - Ilha da Madeira
Período: 31 de agosto até 7 de setembro.

Postagens Relacionadas