Em Planejamento

Conexão Portugal em Buenos Aires - Planejamento


Vista aérea de Buenos Aires

Hola amigos del Conexão Portugal! Estou de volta muito cansado e também muito feliz, afinal de contas viajar é sempre uma atividade prazerosa. Como eu havia comentado em outro post, o Conexão Portugal teria alguma matéria postada de Buenos Aires na Argentina, mas não tive como fazer isso, pois problemas locais me impediram e pior (ou melhor?), foi à falta de tempo para trabalhar e passear durante cinco dias.


Vou tentar relatar a minha experiência em Buenos Aires comparando com as que conheço de Portugal e Brasil para que os turistas que conhecem a Europa e o Brasil possam realizar uma comparação mais precisa e ter uma visão de como é a capital europeia da América Latina.


Nesta primeira parte vou falar sobre planejamento de viagem. Já havia comentado aqui sobre os clubes de desconto, uma opção para comprar sua viagem em promoção. Outra opção seriam as agências de turismo, modo mais tradicional aonde você chega à agência escolhe o destino e ela faz todo o resto. Nesta minha viagem optei por comprar na Internet, tanto hotel quanto passagem. Esse modo é sem dúvida o mais barato, pois você escolhe aquilo que realmente quer ou que pode pagar. Vou comentar abaixo algumas dicas para você realizar sua compra e algumas pegadinhas que podem acontecer.

Passagem

A passagem você pode comprar tanto pela companhia aérea ou por sites de busca de passagens, como o Decolar.com, similar brasileiro ao eDreams que atende a Europa. O preço oferecido pela companhia e pelo Decolar.com eram iguais para os voos da Aerolineas Argentinas, sendo que a pegadinha estava na forma de pagamento. Pelo site da própria companhia aérea, não havia opção de pagamento parcelado para quem não tivesse um cartão de crédito argentino. Pra que pagar a vista se o valor parcelado será o mesmo? Optei pelo Decolar.com para fazer a compra e ficar com mais alguns $$$ no bolso para gastar lá.
Após a compra realizada, recebi um e-mail com a confirmação do pedido e mais alguns minutos para receber o e-mail com o ticket eletrônico (código) que autorizava o embarque. Tudo rápido e fácil, sendo que as taxas dos aeroportos foram incluídas no preço e somadas ao valor da primeira parcela.


Outra pegadinha: Eu até esse ponto não havia escolhido o assento do avião. Fui realizar o check-in on-line para escolher. Não podia! Somente no dia ou no máximo 36 horas antes (coisas da Aerolineas Argentinas).
Pois bem, não adiantava a ansiedade. Esperei até entrar nas 36 horas e realizei o check-in sem problemas, escolhendo os assentos (quero janela!). Chegando ao aeroporto com 3 horas de antecedência por ser um voo internacional (nacionais são 1 hora), conforme me recomendaram quando perdi um voo do Porto para Paris por chegar faltando 45 minutos.



Realizei o despacho da mala rapidamente, pois já tinha feito o check-in e fiquei esperando o embarque. Não se esqueça de que há restrições na bagagem de mão. Na dúvida consulte sua companhia aérea antes de realizar o check-in que ainda dá tempo para colocar na mala.

Mais uma pegadinha: peguei um lugar na janela sem janela! :)

A outra pegadinha é que os voos internacionais para Europa permitem duas bagagens de até 32 kg por pessoa. Para a Argentina, comumente aceito são 23 kg, sendo que a Aerolineas Argentinas aceita apenas 20 kg. Fique de olho no peso e não se esqueça da sua balança de bolso para não ter surpresas.

Hotel

Hotel é uma coisa complicada. Você às vezes paga por algo que não usa ou quer usar algo por que não pagou. Por esse motivo, comprar um hotel no "escuro" de um pacote pode ser uma grande furada! Quando estou viajando a passeio, espero que o hotel tenha uma cama confortável e banheiro no quarto. Se for um local quente, um ar condicionado e um frigobar (pequeno frigorífico) são essenciais. Não precisa ser luxuoso, já que gosto de passear ao invés de ficar em um quarto de hotel. Se for a trabalho e a empresa me deixar escolher, fico no melhor localizado e com o conforto adequado e facilidades adequadas ao tempo que ficarei trabalhando.

Quarto do Gran Hotel Argentino

Tendo os seus requisitos em mente, existem excelentes sites para reserva de hotel: o próprio Decolar.com, o Booking.com e o TripAdvisor. Todos são mundialmente conhecidos, sendo que os dois últimos contam com a vantagem de conter relatos mais realistas dos viajantes sobre o hotel escolhido. Para a minha reserva optei pelo Booking.com, onde pude escolher o local e um hotel com relação custo benefício dentro da realidade da minha viagem.

As pegadinhas aqui se referem aos detalhes às vezes não explicados nos anúncios. Hotel com internet liberada? Veja se é 24 horas e se tem que pagar alguma taxa para acessar dentro do quarto. Café da manhã incluso? Veja o que escrevem sobre a qualidade do café. Na hora da reserva não há a opção de escolher o quarto? Entre em contato com o hotel para acordar a posição (frente, fundos) que mais lhe agrada.

Boa localização, mas sem luxo

Com a viagem planejada em cima da hora e tudo comprado, só restou fazer as malas e partir pro aeroporto.

Vamos, vamos... 

Abraços a todos e até a próxima!

Francisco

Postagens Relacionadas