Em Comidas

Os Bolos Portugueses

Vitrine de uma pastelaria/confeitaria lisboeta

A gastronomia portuguesa é indiscutivelmente reconhecida e apreciada nos quatro cantos do mundo. E uma parte dessa respeitável gastronomia é representada pelos doces portugueses. Não consigo imaginar um português longe de um cafezinho e um pastel de natas, por exemplo. Tanto é que um dos maiores embaixadores da cultura portuguesa no exterior são os pastéis de Belém.


Dedico este artigo aos doces que nem são tão famosos assim no exterior, mas que são presentes no quotidiano dos portugueses no país inteiro: os bolos de Portugal.

São bolos que não são feitos em casa, nem as mães e nem avós sabem os fazer. É a pastelaria semi-industrial portuguesa que os produz todas as madrugadas em dezenas de pastelarias e pequenas unidades industriais espalhadas por todo o país, sempre da mesma forma. Ao contrário da “alta pastelaria” francesa e do centro da Europa, ou das exóticas especialidades asiáticas, não há nada de sofisticado nesta pastelaria.*

Vamos ficar com água na boca?

Queque

Guardanapo

Na Internet é fácil encontrar uma lista com mais de exemplos de bolos portugueses encontrados por todo o país. O meu favorito? Bolo de Arroz.


Mas confesso manter-me firme no processo de degustação e seleção.

Abraços de Lisboa.
Debora Midori
* Texto encontrado em Fabrico Próprio e adaptado por Debora Midori.

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Viver

Crise portuguesa: Que crise?

Crise? Que crise?

Um assunto recorrente aqui no Conexão Portugal é a crise econômica que vem assolando Portugal. Para entender o que aconteceu com Portugal até hoje, é necessário contextualizar a situação que Portugal se encontrava e que se encontra hoje.

Resolvi escrever este post em duas partes, pois ficaria muito grande se fosse escrito de uma vez só. Na primeira parte irei explicar como estava Portugal e o que aconteceu para hoje o país estar pedindo empréstimo ao mundo. Na segunda parte falarei sobre o que se espera da recuperação e como isso está afetando ao portugueses a aos imigrantes em Portugal.

Estamos mesmo no fundo do poço?

Deixo claro a todos que não sou economista, muito menos visionário ou especulador. O que eu tento colocar nestes posts é o meu entendimento sobre o assunto, captado através daquilo que acompanhei, que li, que interpretei das estatísticas e previsões do mercado. Por isso, o texto pode ter falhas de entendimento da minha parte, mas me esforcei ao máximo para trazer a informação da maneira mais clara e objetiva possível.

A década perdida

Portugal já estava doente, morrendo aos poucos. Acho que essa frase descreveria bem a situação anterior a 2008. Antes da crise de 2008 ter seu ápice, Portugal já passava por dificuldades. O país já vinha perdendo competitividade com outros mercados da Europa e da Ásia. Aliado a perda de mercado, a valorização da mão de obra local e os valores de tarifa de importação fizeram com que Portugal consumisse mais do que produzia.



Os números que demonstram o PIB de Portugal no período de 2003 a 2010 mostram que a média o crescimento do PIB português foi de apenas 0,53%, contra os 1,09% da zona do euro e os 3,89% mundial.
Isso se deve em boa parte ao enfraquecimento da agricultura, da pesca e da fraca industrialização do país.

Com um déficit na balança comercial, e apresentando um grande desequilíbrio nas contas do governo, que para atingir metas própria e da UE, elevou muito seus gastos principalmente em infra-estrutura e transportes, o que refletiu no crescimento da dívida pública.

Exportações acontecem, só que importações acontecem muito mais

A população por sua vez também apresentava uma alta taxa de endividamento, comprometendo sua renda por longos anos e sem gerar poupança ou investimentos produtivos de grande volume para sustentar a movimentação da economia para a sociedade. Sem dinheiro no país, Portugal passou a captar dinheiro no exterior para financiar o crescimento interno a juros altos, pois não tinha como bancar o crescimento com dinheiro próprio.

Como pagar se não há dinheiro em caixa?

A crise de 2008

Quando a crise americana de 2008 teve seu ápice, atingiu em cheio a economia fragilizada de Portugal. Não houve nenhuma bolha na economia, houve sim gastos exacerbados em itens de pouco ou nenhum retorno para a economia. Em vez de realizar obras que gerassem empregos em longo prazo, o dinheiro acabou sendo gasto em coisas como a compra de submarinos pela marinha portuguesa. Gastos com infra-estrutura para aumento de competitividade e melhora da qualidade de vida são necessários, mas devem ser medidos para não extrapolar o aceitável. E nesse ponto os governantes deixaram a desejar.

A crise acertou em cheio os países mais fragilizados

Com o descontrole da economia, a dívida pública, que é o dinheiro que o governo precisa pegar emprestado para conseguir pagar suas contas, chegou a 93% de tudo que o país produz. Portugal entrou em uma crise profunda e em recessão.

No último ano e no atual

Para tentar mostrar que Portugal teria condições de pagar suas dívidas aos mercados, o Primeiro Ministro José Sócrates tentou adotar medidas de austeridade para reduzir os gastos do governo. O problema é que essas medidas atingiriam também a população, que teria salários reduzidos, aumento de tarifas públicas, impostos e cortes na aposentadoria (reforma).

José Sócrates deixando o governo

Com a oposição ao governo afirmando que as medidas eram severas demais para a população, o Primeiro Ministro acabou por renunciar, alegando não ter mais condições de governar. Essa atitude fez o mercado aumentar ainda mais o risco de calote português, o que culminou com Portugal não obtendo mais empréstimos no mercado em função dos altos juros que estavam assim pelo medo de um calote econômico português.

Protestos se espalharam por todo o país

Daí para frente o que se viu foram pedidos de ajuda, reclamações internacionais e até um possível veto a um empréstimo internacional bilionário que viria a salvar a economia portuguesa. Mas esse é um assunto para o próximo post.

Fiquem ligados e acompanhem o Conexão Portugal para saber as novidades de Portugal e o que esperar daqui pra frente.

Um abraço e até o próximo post!

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

2 Comentários

Em Centro Curiosidades

Furadas portuguesas com certeza - Nº 3


Dessa vez não vou dizer que é uma furada, mas pessoas desprevenidas podem achar estranho e ficarem constrangidas em Fátima. Sabe por quê? Como Fátima é um ponto de peregrinação católico, vários devotos de todas as cidades vão visitar a catedral e muitos idosos estão entre eles. E onde está a furada?


Ir ao banheiro na catedral de Fátima. Você encontrará idosos acompanhados de suas filhas dentro do banheiro masculino. Não estranhe, isso é normal lá. Eu mesmo não sabia onde era e perguntei para uma moça e ela me respondeu: "é pra cá, venha comigo". E ela entrou no banheiro junto comigo. Foi uma situação bem diferente, mas mostra o respeito entre todos que visitam o local. Não há maldade lá, a respeito. No banheiro as mulheres se restringem a área de pias e alguns boxes específicos, longe dos mictórios masculinos e de outros boxes.


Se quiser mais privacidade ou se sentir incomodado, aconselho a procurar um banheiro em um café ou restaurante. Um grande abraço e até a próxima furada!

Para rever as outras furadas portuguesas, veja:

Furada nº. 4: http://www.conexaoportugal.com/2011/05/furadas-portuguesas-com-certeza-n-4.html
Furada nº. 5: http://www.conexaoportugal.com/2011/05/furadas-portuguesas-com-certeza-n-5.html

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Notícias

Dica: Dobre ou ganhe 50% de desconto em suas milhas TAP


A TAP está lançando novas rotas de Lisboa para Acra, Atenas, Bamako, Bordéus, Düsseldorf, Manchester, Miami, Porto Alegre, São Vicente e Viena e vice-versa. Por causa disso ela está oferecendo descontos de 50% nas milhas utilizadas nessas rotas.

A promoção é válida para viagens de ida e volta e as reservas devem ser realizadas até 30 de Maio de 2011. Para utilizar as reservas, você tem de 15 de Setembro a 14 de Dezembro de 2011 e de 16 de Janeiro a 23 de Março de 2012, em vôos operados pela TAP/PGA. Veja mais detalhes aqui.

Destinos da TAP no mundo. Retirado daqui.

Por exemplo, uma viagem de ida e volta de Porto Alegre para Lisboa sai por 70.000 milhas na classe econômica. Com essa promoção você gasta apenas 35.000 milhas! Veja o custo de milhagens de outras rotas aqui.

Você também pode comprar seus bilhetes nas novas rotas e acumular o dobro de milhas. Que pena que é somente para as novas rotas. :(


Aproveite agora mesmo para trocar suas milhas. Se você não é associado ao programa Victoria for winners, faça já sua inscrição e aproveite.

Conexão Portugal - Sempre que precisar

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Lisboa Multimidia Notícias Porto e Norte Viver

O mundo segundo os brasileiros


Sabe aquela sensação de novidade, de saudade, de indiferença? Se você sabe o que é sentir todas essas sensações e tantas outras mais e mesmo assim seguir em frente? Se você sabe, você provavelmente é um imigrante.

Imigrantes são pessoas cheias de disposição e com vontade de conhecer coisas novas. Eles se entregam a uma nova vida de mente, corpo e coração para buscar algo que não conseguem em sua terra natal. Seja um curso rápido, uma formação universitária ou trabalho bem remunerado, o sonho de morar no exterior, acumular bagagem e, para muitos, retornar a sua terra natal bem sucedido é a meta a ser alcançada.

Só que para realizar esses sonhos são necessários vencer várias barreiras e este é o motivo desse post. Conheça um pouco como os brasileiros que vivem no exterior, enxergam o mundo Além do Brasil. Conheça o mundo segundo os brasileiros.


Logotipo da TV Bandeirantes - A Band

O programa é exibido pela rede de televisão brasileira Bandeirantes (Band) e mostra a realidade de brasileiros no exterior, com suas expectativas, sonhos e realidades que muitas vezes não corresponde as expectativas que foram planejadas para a vida deles.
Acima vocês curtem os episódios que falam de Portugal. É sem duvida um programa que deve ser acompanhado pelos brasileiros no exterior e também no Brasil. Veja os outros episódios, se divirta e conheça um pouco mais sobre outras culturas por olhos que enxergam o mundo de maneira bem semelhante a sua, brasileiro.

Esses vídeos estão na playlist de Cultura Portuguesa do Conexão Portugal. Conheça nossas playlists.

Abraços a todos,

Francisco

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

3 Comentários

Em Conexão Portugal

Novos rumos...


Olá amigos!

Só passei rapidinho para dizer que meu artigo no blog SairDoBrasil foi publicado! Esse é um novo blog que eu e Debora estamos escrevendo e que tem muitas dicas para os viajantes de turismo e para os viajantes que desejam fixar moradia.

Conexão Portugal fazendo conexões! :)

Passa lá dá uma olhadinha no artigo sobre a crise de Portugal e deixe seu comentário. Não se preocupem que todo o conteúdo estará disponível aqui também em breve!

Um abração!

Francisco

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Viver

De onde vem a notícia?


Ligar a televisão e relaxar um pouquinho. Acompanhar as notícias locais e aprender um pouco mais do quotidiano dos portugueses. Foi assim, que pouco a pouco, fui conhecendo a televisão portuguesa e me surpreendendo.

Eu só conhecia a RTP, pois era o único canal português que tinha contato lá no Brasil. Confesso que nunca o assisti pois meu pai só queria assistir ao NHK (canal japonês) e o Discovery Channel, Mas só quando minha mãe distraía-se de suas novelas (é uma rotina diária, das 18h as 22h).

Sobre as novelas, os portugueses também gostam e acompanham as novelas brasileiras e já faz um tempo que existe uma produção de novelas nacionais que está a melhorar a cada dia que passa. O tempo de publicidade é diferente da televisão brasileira e americana. São menos intervalos com maior tempo de duração (quando digo maior, é maior mesmo). Há muitos telejornais e quando eles resolvem transmitir, são em todos os canais ao mesmo tempo. Alguém me explica, o porquê?

O que adoro na televisão portuguesa é que os filmes estrangeiros são transmitidos em idioma original, legendados. Bem melhor, do que filmes dublados como é de costume no Brasil ou na Espanha, por exemplo.

Para quem tem interesse em conhecer mais a fundo a situação de Portugal, vale a pena conferir as informações providas pelos seus canais de comunicação social. Segue a relação dos canais televisivos, jornais impressos e revistas do país.

Televisão: RTP - SIC - TVI


Revistas: Sábado - Visão

Destaques para:
- Jornal i por ser o vencedor do prémio máximo da Society for News Design como o jornal com melhor design do mundo.

- Expresso por ser o mais antigo semanário português.

- Público por sua representatividade na secção política, crônicas e ao sábado trás como suplemento a revista Fugas que nos leva a descobrir locais únicos em Portugal e por esse mundo fora.

E depois de um banho de realidade nada melhor que descontrair com os Bules e acompanhar mais curiosidades, turismo e gastronomia de Portugal. Além de continuar acompanhando o Conexão Portugal.

Abraços de Lisboa.
Debora Midori

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Porto e Norte

Furadas portuguesas com certeza - Nº 4

Mais uma furada portuguesa com certeza. Dessa vez saímos de Guimarães e rumamos para o Porto para tomarmos um vinho do Porto. E qual a furada dessa vez?

Igreja de N. Sra. da Consolação

Pagar para entrar em uma cave de vinho no Porto. Esse é sem dúvida um dinheiro jogado fora! Existem várias caves na ribeira do D'ouro do lado de Vila Nova de Gaia. O problema é que várias delas cobram um valor para você entrar. Mesmo sendo pequeno o valor cobrado, eu acho um absurdo. Você muitas vezes vai degustar o vinho da cave e pagar por isso. Eu me senti pagando para entrar em um bar. Mas existem opções...

Vinhos expostos na Croft

Eu visitei a cave da excelente produtora Croft, que fica um pouco afastada da ribeira. A entrada é gratuita, você é recebido com uma prova de vinho do Porto e ainda pode degustar outros vinhos diretamente no barzinho.

Recepção com vinho do Porto

Queria um pouquinho desses lá em casa... :)

Outra opção de visita a cave é se você fizer o passeio do ônibus de turismo da STCP - O Yellow Bus. Você conta com opções de adquirir passeios combinados para algumas atrações da cidade e uma delas é a visita a cave de vinhos Cálem. Os passeios são o Yellow City Cruises e o Douro Valley & Wine Tour.


A famosa Sandman a noite

Fujam das caves na beira do Douro que querem ganhar dinheiro fácil do turista. Perguntem se a entrada é cobrada e se for, vão para outra. Eu prefiro gastar o dinheiro dentro da cave degustando os vinhos do que para entrar nela.

Cave Ramos Pinto

Para ver a furada de nº. 5, acesse:
http://www.conexaoportugal.com/2011/05/furadas-portuguesas-com-certeza-n-5.html

Abraço a todos!

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Notícias

Parabéns Porto - Campeão da Liga Europa da Uefa



Um jogo de fortes emoções para ambos os lados. Podemos definir assim o encontro entre Porto e Braga. Ao final da primeira metade o Porto fez o dever de casa e Falcão Garcia marcou após lindo lançamento de Guarín.

O Gol!

O Braga não se deu por vencido e lutou até o final, mesmo após Mossoró perder um gol cara-a-cara com o goleiro Hélton no início da segunda metade.

Felicidade de Falcão Garcia

Terminado no 1x0 para o Porto, fica o sentimento de luta do Braga, que deu o seu melhor e teve a melhor campanha de sua história em um torneio da Uefa, e a felicidade do Porto e do seu treinador, André Villas Boas que criou "O" time português e um dos grandes a ser batido ano que vem na Liga do Campeões da Uefa.

Apoio aos guerreiros do Minho após o jogo

Fiquem com as fotos em que capturei pela tv, pois não deu para ir a Dublin. Chato, não?

O troféu ao campeão: FC Porto!

Os campeões

O campeão

E pra terminar, a festa!!!

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Descontinuado

Eu nunca fui, mas adoraria ir...


Uma coisa que me entristece quando viajo é ver as datas das festas e eventos que ocorrem durante o ano. Sempre há uma festa que eu tenho interesse em ir, mas a data nunca coincide com a viagem ou, se coincide, você estará em uma ponta do país e a festa será na outra.


Pois a Feira Medieval e Quinhentista de Vila Nova de Famalicão é uma delas. Não é tão famosa quanto a de Santa Maria da Feira, mas eu sempre quis ir e nunca tive oportunidade. :(

Divulgação da feira. Imagem de http://www.onoticiasdatrofa.pt/

Este ano a feira acontece do dia 19/05 a 22/05 na praça Dona Maria II e a cidade retorna a idade média para se transforma em uma vila medieval, com a construção de um castelo e tudo mais! Ao todo são mais de 700 pessoas envolvidas na feira, que reúne apresentações de danças, lutas e teatro, além de comidas e artesanato regional e da Galiza.

Local da feira - Exibir mapa ampliado

A feira é uma avaliação dos alunos da escola técnica Cior - Cooperativa de Ensino de Vila Nova do Famalicão para testarem as aptidões obtidas no curso de animação sociocultural. O ponto alto da feira ocorre quando os alunos encenam a retomada do castelo aos mouros, que conta com mais de 60 pessoas envolvidas e apresenta cenas de lutas quase reais.


Se você tiver oportunidade, não deixe de visitar essa que com certeza deve ser uma bela festa!

Francisco - Conexão Portugal

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Humor Multimidia

Humor: 10 coisas que você não deve fazer ao pegar sua bagagem


Faz algum tempo que eu não coloco nada de humor relacionado a turismo, então pra matar a saudade...


Não me perguntem o que foi dito pois meu alemão é muito ruim para traduzir, pois não sei nada... :)

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Conexão Portugal

Conexão Portugal - 4 meses depois...

Valeu, pá!

Olá amigos do Conexão Portugal. Este post é para agradecer a todos que dia após dia tem ajudado nosso blog a crescer. Em janeiro eu pensava em fazer um blog para divulgar as coisas que eu achava legal em Portugal, sem achar que alguém iria se interessar pelo que eu escrevia. Hoje eu escrevo porque vocês, meus amigos de viagens me perguntam, pedem ajuda, dicas, roteiros.

Tento atender a todos dentro do possível, por isso não estranhem se eu não responder muito rápido as coisas, mas com certeza eu responderei. Quer dizer ou eu ou a Debora, fiel escudeira lisboeta do Conexão Portugal que muito tem ajudado por aqui.

Visão nos nossos acessos em 17/05/2011

Gostaria de compartilhar com vocês os números depois desses quatro meses do blog. Continuam tímidos, mas parece que estamos no caminho certo, vocês não acham? Mudanças ainda estão na programação, mas últimamente meu rítimo tem sido mais lento do que eu esperava. Mas promessa é dívida, podem cobrar!

Dia 17 de março em postava que tinhamos atingido a meta de 1000 visitas! Depois de 2 meses, sabe quantas temos? 3.648 visitas (atualizado em 17 Mai 2011@10:22GMT). Nada mau, hein? Dois meses depois temos três vezes e meia mais visitas! Quanto a todos os acessos pelo mundo, os principais países são:

Brasil
3.650
Portugal
3.122
Estados Unidos
693
Alemanha
118
Canadá
93
Reino Unido
92
França
91
Itália
72
Japão
53
Noruega
48



Obrigado a todos que ajudaram e ajudam o Conexão Portugal a seguir em frente! E vamos seguindo...

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Porto e Norte

Furadas portuguesas com certeza - Nª 5

Eu havia combinado com a Débora falar sobre as furadas. Ela falaria (e falou) sobre as de Lisboa e eu ficaria como resto de Portugal. Pois bem, acabei dando a primeira furada... sorry! Por causa do corre corre do dia-a-dia não consigo escrever tudo que quero na seqüência que gostaria, mas vou cumprindo o meu dever de pouquinho em pouquinho. Então vamos lá!

Meu voto para a furada número 5 vai para: Torre do castelo de Guimarães


Porta da felicidade? Nem tanto...

Pois é, aqui nasceu Portugal. É um passeio interessante, mas quando você está para chegar ao ápice da expedição das ruínas você deve pagar para subir ao telhado. Sabe o que tem lá? Telhas! Só isso! Claro que a vista da torre é linda, não posso negar, mas no teleférico do morro da Penha você tem uma vista muito mais ampla e bonita da cidade de Guimarães, fora que você paga para fazer um passeio em um teleférico e não para subir uma escada, que por sinal para quem tem 1,88 metro que nem eu (vamos esquecer o peso, ok?), deverá estar com a coluna em dia para passar na portinha que dá acesso ao telhado, pois tem que se contorcer todo.


Eu disse que era apertado...

Não quero desanimar ninguém a subir no telhado (trocadilho?!), mas para alguns viajantes gastar seus suados euros faz toda a diferença do mundo.


Olha o telhado aí... e a Beth, minha esposa

Deixo para vocês umas fotos das duas vistas.


Uma das muitas vista do telhado...

Vista do mirante do morro da Penha

Indo de teleférico você ainda pode aproveitar a linda vista


E até a furada de número 4. Para rever as furadas da Debora em Lisboa, olhe aqui em baixo:
1ª - http://www.conexaoportugal.com/2011/04/5-programas-de-indio-em-lisboa-1.html
2ª - http://www.conexaoportugal.com/2011/04/5-programas-de-indio-em-lisboa-2.html
3ª - http://www.conexaoportugal.com/2011/04/5-programas-de-indio-em-lisboa-3.html
5ª e 4ª - http://www.conexaoportugal.com/2011/04/5-programas-de-indio-em-lisboa.html

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários