Em Planejamento

Dica: Bagagem de mão - O que eu posso levar e quanto?



Antes de começar gostaria de deixar claro que a quantidade, peso e o tamanho da bagagem podem variar de companhia para companhia, por isso verifique com o seu agente de turismo, através de atendimento telefônico ou na página de internet da companhia aérea as regras determinadas pela mesma.

Desde 01 de abril de 2007 o Brasil passou a adotar as mesmas restrições que outros aeroportos internacionais, definidas pela Organização da Aviação Civil Internacional - OACI. Em função disto as restrições que estão atualmente em vigor são:
  • Líquidos até 100 ml podem ser transportados desde fora da bagagem de mão em saco transparente fornecido pela fiscalização do aeroporto e a dimensão do frasco não pode ultrapassar 20x20 cm.
  • Líquidos acima de 100 ml não podem ser transportados, independente da quantidade dentro do recipiente.
  • Medicamentos, líquidos para dieta e comida de bebê são exceção a esta regra desde acompanhados de receita médica e apresentados para inspeção a fiscalização do aeroporto.
  • Os líquidos adquiridos no free shop podem ser transportados, desde que a embalagem esteja lacrada e com a nota fiscal exposta. Mas lembre-se que nem todos os aeroportos podem aceitar essa condição, devendo a companhia aérea informar a situação que será encontrada no destino de sua viagem.
  • Tesouras, tesourinhas, cortadores de unha, lixas metálicas, canivetes, estiletes facas e abridores de carta são proibidos na bagagem de mão.
  • Armas de fogo, munições e brinquedos que imitem armas também são proibidas.
  • Ferramentas, bastões, canos e sprays também são proibidos.
Em relação ao tamanho da bagagem de mão, em linhas gerais, as dimensões não podem ultrapassar os 115 cm (55X40X20).

A quantidade a ser transportada pode ser de um ou dois volumes, normalmente dependendo da classe adquirida para a viagem. O peso pode variar entre 5 kg a 10 kg, novamente dependendo da classe adquirida. E não se esqueça, para não ter problemas com o peso da sua bagagem, leia a dica sobre a balança de bolso publicada no Conexão Portugal.

A princípio, as dicas apresentadas aqui se aplicam a voos nacionais e internacionais.
Para ler em detalhes a resolução da ANAC sobre a restrição a líquidos, clique aqui. Para outras dicas em relação as normas de aviação em vigor no Brasil, veja cartilhas com dicas da ANAC clicando aqui.

E você, já teve problemas com bagagens de mão? Teve que jogar alguma coisa fora? Foi barrado? Deixe seu comentário e conte sua história.

Abração!

Referência:
Imagem do post retirada de http://www.ehelpcarolina.com

Postagens Relacionadas