Em Curiosidades Viver

Seja um folião em Portugal


Ninguém pode negar que os brasileiros sabem fazer um dos melhores carnavais do mundo, senão até o melhor. Mas há carnaval também em outros países, talvez de maneira diferenciada do que estamos acostumados, mas é possível se divertir também nos dias de Momo em outros locais e até se surpreender com festas semelhantes onde as pessoas buscam a verdadeira diversão.

Portugal pode oferecer uma experiência inesquecível, conheça o Entrudo! Aliás, conhecer o carnaval português é adentrar nas origens do nosso carnaval brasileiro. Podemos citar os carnavais de Torres Vedras, Alcobaça, Ilha da Madeira, Ovar, entre outros. É possível ver desfiles de carros alegóricos, máscaras, bonecos gigantes e muitos foliões fantasiados dançando as machinhas de carnaval.

Qualquer crise ou problema que o país passe serve de inspiração. Nesta época os participantes aproveitam também para fazerem críticas às situações através do uso de fantasias e máscaras, até porque carnaval é tempo de fazer sátiras sociais e políticas. Um dos considerados mais tradicionais é o de Torres Vedras, batizado de “o mais português de Portugal”, com as matrafonas e os cabeçudos. A festa adentra à noite com concursos de máscaras e músicas tradicionais. Geralmente fogos de artifício iluminam o céu no final da festa.


Em Alcobaça você pode assistir ao desfile dos corsos noturnos e se entreter com a beleza dos carros decorados especialmente para o evento. Em Ovar, a festa popular de atirar farinha e ovos se tornou em uma grande atração dessa região e hoje é possível participar de diversos desfiles que arrastam inúmeros foliões ao som da música popular portuguesa.

Mas o samba brasileiro também é bem executado nesses dias de festas, na vila de Sesimbra o convite é feito pelas escolas e grupos de samba que envolvem todos quando tocam a música que não deixa ninguém parado, é o samba no pé que dá o toque especial pelas ruas coloridas e animadas pelo Entrudo.


Viajar para Portugal nesta época é também se despedir do inverno e ver a natureza que se transforma com a temperatura mais alta. Não esqueça de se preparar fisicamente para seguir os desfiles mantendo uma alimentação saudável, coma muitas frutas e beba sucos e bastante água.  A festa dura de 3 a 5 dias. O resto é se divertir e ter muitas histórias para contar!

Você já brincou carnaval em Portugal?

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Compras

Pensando em transformar sua casa em uma casa portuguesa?


Uma dica rápida para quem deseja colocar um toque de Portugal em casa é a campanha "Influência Portuguesa" promovido pelo site de decoração Westwing.

Se você deseja adquirir items de decoração para deixar a sua casa portuguesa com um estilo português, tem apenas 3 dias e 22 horas para fazê-lo, pois as campanhas da Westwing tem duração limitada.


Nada mal em adquirir um adesivo imitando as estampas de azulejos portugueses para decorar aquele cantinho especial, hein?

Este post NÃO é patrocinado. É apenas um incentivo a divulgação de material que remete a Portugal.

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Notícias

Fotografia de portugueses chega ao Brasil

Portugal e Brasil unidos em nome da fotografia, mais uma vez os dois países compartilham a arte que ultrapassa fronteiras. Fotografias de profissionais portugueses serão a atração do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, nos dias 19 de fevereiro e 31 de março, no MuMa – Museu Municipal de Arte, em Curitiba.

São trabalhos de 10 fotógrafos portugueses, sob o tema: “Memórias”, a exposição tem o objetivo de alargar o diálogo artístico entre Brasil e Portugal. O espectador vai poder visualizar um recorte importante da fotografia contemporânea lusitana, além de participar da rica programação que o Ciclo oferece.

Três dos principais fotógrafos que fazem parte da mostra são: José Pedro Cortes, Inês d’Orey e André Príncipe. José Pedro Costa, exibiu em Lisboa, no espaço Carpe Diem, o projeto “Costa” (Costa é o nome da cidade onde o fotógrafo vive, fica a 14 km da capital portuguesa, Lisboa) e foi selecionado para o European Exhibition Photo Award, na Holanda em 2012. É um dos indicados para o prêmio BES PHOTO deste ano. É fundador e co-editor, junto com André Príncipe, da “Pierre Von Kleist Editions”, realizando regularmente mostras fotográficas em Portugal e Londres.

Inês d’Orey é graduada em Fotografia pela London College of Printing e recebeu o prêmio Novo Talento Fotografia FNAC (2007). Sua primeira exposição em Portugal foi uma coletiva integrada nos Encontros da Imagem de Braga, em 1999. Em 2010 publicou o seu primeiro livro “Mecanismos de Troca” e em 2011, “Porto Interior”.

O tema adotado este ano “Memória” tenta explorar o universo ligado aos arquivos, diários e álbuns e suas visualidades. Este é o segundo ano do evento que conta com apoio do Instituto de Filosofia da Linguagem da  Universidade Nova de Lisboa. Outros participantes são: Daniel Antunes Pinheiro, Ana Viotti, Maria Leonardo Cabrita, Diogo Simões, Francisca Veiga, Miguel Godinho e Frederico Malaca.

Esse Ciclo que promove a internacionalização do mercado cultural é financiado pela Direção Geral das Artes (DGArtes), do Governo de Portugal e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e une em uma só exposição, as realidade portuguesas e brasileiras através da fotografia. O evento ainda conta com uma série de conversas com os autores, workshops e cursos gratuitos para os participantes.

Mais informações:
 Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMa ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Quando: de 19 de fevereiro a 30 de março de 2014; das 10h às 20h

Entrada gratuita

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários