Em Conexão Portugal

Conexão Portugal direto de Buenos Aires


Depois de ficar mais de 5 horas parado dentro do carro para percorrer os 7 km do trabalho a minha residência em virtude das fortes chuvas que vem assolando o Rio de Janeiro nos últimos dias, amanhã estou de partida para a Argentina, mais precisamente Buenos Aires.

Bandeira da Argentina

Vou trazer na bagagem mais algumas boas histórias e dicas para você amigo do Conexão Portugal. Sei que a Argentina não tem muito a ver com Portugal, assim como Messi não tem a ver com Cristiano Ronaldo, mas ela está para o Brasil assim como a Espanha está para Portugal. É o principal destino dos brasileiros na América Latina e a mais européia das capitais latinas.
Espero que assim como a Espanha, na Argentina eu encontre alguma coisa relacionada a Portugal, além de jogos de futebol entre as duas seleções. Será que tem bacalhau lá?!

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Comidas

Bacalhau a moda do Conexão Portugal

Bacalhau feito em casa é mais gostoso... :)

Olá amigos do Conexão Portugal! Estou retornando ao blog com muita vontade de trazer novidades.

Para comemorar com todos vocês esse dia especial que é a Páscoa e meu retorno, resolvi mostrar para todos o passo a passo de uma variação de uma receita bem conhecida de bacalhau (à Gomes Sá) com um toque especial do Conexão Portugal.

Para encurtar a história, minha esposa estava com vontade de comer bacalhau e como eu continuo enrolado com o trabalho e com uma viagem marcada para semana que vem, acabei fazendo eu mesmo, em casa, uma receita de bacalhau que todos provaram (enquanto durou) e aprovaram.

Para fazer essa receita, que leva em torno de 1 hora para ser feita e rende um bom almoço para umas 8 a 10 pessoas, você vai precisar de:
  • 1 kg de bacalhau tipo Porto
  • 1 kg de batatas
  • 1 xícara de azeite português
  • 1 pitada de pimenta
  • 4 cebolas médias
  • 2 dentes de alho
  • 4 ovos cozidos
  • 3 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de mostarda escura
  • 1 ramo de salsa e cebolinha verde
  • Azeitona verde.
  • 1 Tomate
  • 1 Pimentão
  • Farinha de rosca
Comprei bacalhau congelado e sem sal, pois como estava em cima da hora do almoço, não teria como dessalgar o bacalhau. Por isso assumo que o bacalhau estará sem sal na continuação dessa receita. Para saber como dessalgar o bacalhau e mais algumas dicas, visite http://www.bacalhau.com.br/dicas.htm

Preparo do Bacalhau a moda do Conexão Portugal

Cozinhe o bacalhau por 10 minutos e vá tirando lascas e as espinhas. Após retirar toda a pele e as espinhas, reserve o conteúdo em uma vasilha e coloque azeite, sal (se estiver totalmente sem sal - meu caso) e pimenta para dar gosto.


Enquanto você lascava o bacalhau, as batatas descascadas e cortadas em rodelas de 1 cm devem estar sendo cozidas junto com os ovos.


Em paralelo a isso tudo, as cebolas descascadas e cortadas em rodelas devem ser refogadas com o alho, e a xícara de azeite. Nesse ponto eu coloquei o pimentão, as folhas de louro, e a salsa com cebolinha. Uma pitada de sal e uma colher de sopa de mostarda escura dão o toque especial ao tempero.


Quando as cebolas estiverem quase douradas, misture as cebolas as batatas e ao bacalhau na travessa de maneira que fique misturado por igual, já que todos querem comer bacalhau e não só batatas! :)


Após a mistura, eu cortei um tomate em rodelas e coloquei por cima para enfeitar o prato. Corte os ovos em quatro pedaços e espelhe em cima para complementar o enfeite. Como eu gosto do bacalhau crocante, coloquei um pouco de farinha de rosca por cima para dar esse efeito.


Eu reguei com mais um pouco de azeite antes de levar ao forno. No forno em temperatura alta, o bacalhau vai assar por 30 minutos, no mínimo, dependendo do seu forno e de quanto você gosta do ponto do bacalhau.

Assei por 30 minutos, mas poderia ter ficado mais um pouquinho...

Servi o bacalhau sem complementos para não tirar as luzes do prato principal. O que não poderia faltar para acompanhar esse bacalhau era um bom vinho (tinto) e assim foi feito!


Só mais uma coisinha antes de terminar o post... Servidos?


Abraço a todos e feliz páscoa!

Francisco - Conexão Portugal

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

1 Comentários

Em Lisboa

5 Programas de Índio em Lisboa. 1ª Posição.


É hoje que saberemos qual é o maior programa de índio que pode-se encontrar em Lisboa.

Essa lista foi baseada na experiência da autora, onde ficou com cara de banana nesse momentos que deveriam ser... inesquecíveis.

Então, em primeiríssimo lugar, está:

1. Fado vadio.

Muito cuidado com o fado. Em Lisboa você pode ter três experiências únicas:
Um bom fado, daqueles de arrepiar, num restaurante elegante com gastronomia fina. Fui com minha mãe no Café Luso e ela adorou!

Um bom fado vadio, daqueles de ficar boquiaberto, numa tasca típica. Minha experiência foi na Tasca do Chico, no bairro alto. Fui sozinha, sentei numa mesa com outros 5 turistas estrangeiros e 2 portugueses, onde ficamos todos maravilhados.

E um fado vadio, daqueles de chorar de tão ruim, num restaurante digno de “sem-comentários”. Já vi algumas apresentações em restaurantes, tascas diversas, em que fadistas que lá foram me deram vontade de chorar de tão ruim.

Então, atenção! Se for assistir o fado pela primeira vez, talvez seja interessante não poupar e deixar que bons fadistas, os profissionais mesmo, marquem sua memória com o que há de melhor da música portuguesa.


Abraços de Lisboa.

Debora Midori

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Comidas Lisboa

5 Programas de Índio em Lisboa. 2ª Posição.



Já citamos 3 atividades típicas de um programa de índio em Lisboa:
5. Dar uma voltinha na baixa logo após o pequeno-almoço de domingo.
4. Ficar na fila para subir no Elevador de Santa Justa.
3. Comer pão com chouriço frio.

A 2ª posição da nossa lista de furadas em Lisboa vai para:

Pedir bacalhau com natas em um restaurante que você não conhece muito bem.

Essa eu caí feito um patinho. Fui ao restaurante Floresta do Calhariz, localizado no bairro alto, com um salão bem apresentado e preços condizentes a turistas. Pedi o bacalhau com natas, estava cheia de vontade de comê-lo e certa que seria um prato bem feito, devido ao preço e ao salão bem frequentado. Veio um prato tamanho da “fome de uma senhorita com ligeiro apetite” e com um peixe desfiado misturado com uma nata estranha com sabor a refrigerador.

Imaginei-me como quem pede strgonoff de filé mignon e recebe tirinhas de gato com molho de maionese, ketchup e mostarda.

Aprendi: comer somente peixes que podemos ver, por exemplo, posta de bacalhau com grãos ou dourada assada. Não volto lá e não recomendo – o restaurante. Bacalhau com natas eu comi um muito bom, mas feito em casa pela minha amiga nascida na Mouraria, Henriqueta. Esse não tem preço e eu recomendo.



Amanhã, teremos a primeiríssima posição.
Não perca!

Abraços direto de Lisboa.

Debora Midori

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Comidas Lisboa

5 Programas de Índio em Lisboa. 3ª posição.


Na sequência do artigo de ontem, sobre os 5 programas de índio que só Lisboa possui, hoje apresentamos a 3ª posição.

Ontem tivemos em 5º lugar:
Dar uma voltinha na baixa logo após o pequeno-almoço de domingo.

E em 4º lugar:
Ficar na fila para subir no Elevador de Santa Justa.

A 3ª posição vai para:



3. Comer pão com chouriço FRIO.
Só pode comer quentinho. Frio não tem graça, dá má impressão. No Rossio servem pão com chouriço quentinho na pastelaria Café Gelo. Todo mundo só fala da pastelaria Suíça, que é boa mesmo, mas se ela estiver cheia, pode atravessar a praça e comer na pastelaria Café Gelo**. Lá tem pão com chouriço, quentinho! Mas que fique aqui registado, o lugar onde serve-se pão com chouriço, genuíno, gigante e guloso é em Sobreiro, Mafra, na Aldeia Saloia do Mestre Franco (fotos no flyckr e no skyscraper).

Amanhã continuamos com a 2º posição, neste top 5 furadas em Lisboa.

Abraços de Lisboa.

Debora Midori


** Como fazia mais de um ano que não comia na Pastelaria Café Gelo, voltei lá segunda-feira para conferir se o pão com chouriço e queijo continuava o mesmo. Havia na montra, pedi e levei para comer no caminho. No meio do caminho, já longe da pastelaria, descubro que meu pão com chouriço e queijo era um pão com presunto e queijo. Talvez a vendedora tenha se enganado, já comi lá diversas vezes e fui bem atendida. A pastelaria continua sendo uma boa pastelaria, com diversidade e qualidade. Só deixo aqui essa observação para que confiram seu pão com chouriço na pastelaria e não há metros dali, como eu fiz.

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Lisboa

5 Programas de Índio em Lisboa - 5ª e 4ª posição


Fique esperto e não perca seu tempo! Separamos 5 atividades que podem ser evitadas, e assim, sua visita a Lisboa ser bem mais proveitosa.

5.Dar uma voltinha na Baixa logo após o pequeno-almoço de domingo.
O comércio fecha e não há nada além de vitrines e turistas perdidos.
Pode ser uma boa oportunidade para tirar fotos da arquitetura dos prédios e das calçadas portuguesas.

4. Ficar na fila para subir no Elevador de Santa Justa.
É possível, através do Largo do Carmo, acessar o miradouro que todos os usuários do elevador pagam para chegar. Se você não for grande admirador de Gustave Eiffel (não está provada a ligação do engenheiro e do arquiteto responsável pela obra com Eiffel, mas sabe-se que foram utilizadas técnicas francesas), e tiver pernas saudáveis, pode caminhar até o Largo do Carmo, tirar fotos do elevador de Santa Justa, da vista que ele oferece e ainda aproveitar para descansar em uma agradável esplanada no largo mesmo. Mas se não tiver fila e você gostar de tirar fotos, sobe o elevador sim. É uma experiência engraçada.


Amanhã continuamos com os outros programas de índio em Lisboa.

Abraços de Lisboa.

Debora Midori

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Lisboa Porto e Norte

O café mais bonito do mundo.

Pavilhão Chinês - Lisboa



Para beber um chá, para jogar snooker (sinuca), para admirar sua coleção de mais de 4 mil peças de arte. Essas e outras razões fazem do Pavilhão Chinês um lugar único numa cidade inesquecível como Lisboa.

Café Majestic - Porto


Está no Porto? É indispensável uma visitinha ao Café Majestic. Ainda mais agora que foi eleito como o sexto café mais bonito do MUNDO. O U City Guides não deixa eu mentir.

Abraços de Lisboa.
Debora Midori

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

1 Comentários

Em Lisboa

Sobre duas rodas.


Lisboa é conhecida como a cidade das 7 colinas.
Mas isso não é empecilho para quem gosta de pedalar e apreciar a cidade sobre duas rodas.

Para você que simpatiza com a ideia, há um programa de mentorado gratuito. O que é isso?
É o Bike Buddy.
Ciclistas ativistas experientes que lhe ajudam a saber como circular no trânsito, a escolher uma bicicleta, a escolher o melhor percurso, a saber onde e como estacionar, como conjugar a bicicleta com outros transportes, etc.

Se quiser acompanhar as últimas de quem já está a pedalar, há o Lisboa Bike com as aventuras de um ciclista na terra dos popós, Menos um Carro é um blog amigo das bicicletas, Ecobike mostra atividades da Delegação da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e o Lisbon Cycle Chic mostra um lado descontraído e prazeroso de usar sua ginga, magrela ou qualquer que seja o carinhoso nome da sua bike.


Lisboa DownTown

E se você já está num nível avançado, fique atento. No mês que vem, mais precisamente dia 07 de Maio de 2011, acontecerá a 12º edição do Lisboa Downtown.

Você pode levar sua bicicleta nos comboios e o metro libera a circulação das bikes a partir das 20h30 nos dias úteis e durante todo o dia nos sábados, domingos e feriados. O transporte da magrela é grátis em ambos transportes.


Agências que promovem bike tours existem em todo lado. Meu amigo Toninho indica a Bike Ativa, que fica em Curitiba, Brasil. Aqui em Lisboa ainda não conheço nenhuma pessoalmente, mas pelo que pesquisei, temos a Lisbon Bike Tours com dois comentários no trip advisor positivos.



Mas se você não está disposto a pagar, sempre tem a opção das Bicas.
São bicicletas a disposição dos cidadãos. Basta você entregar seu bilhete de identidade ou seu passaporte e eles lhe entregam uma bicicleta totalmente grátis para passear durante o dia.
Esse passeio eu fiz e recomendo!
Lindo percurso em Cascais, bicicletas grátis e fotos belíssimas garantidas.

Um abraço de Lisboa.
Debora Midori


Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Planejamento Viver

Cuidar da saúde em Portugal.


Desde 1995, o Acordo de Segurança Social/Seguridade Social entre Brasil e Portugal proporciona, entre outros benefícios, proteção na área da saúde aos cidadãos brasileiros em Portugal e cidadãos portugueses no Brasil.

Para quem tem o INSS pago, é só solicitar o formulário PB-4 e pronto. Tem direito a usar os serviços da saúde pública em Portugal também. O Portal Consular explica direitinho e a Embaixada de Portugal no Brasil também.

Quem não tem o INSS pago, basta apresentar um convênio de saúde com abrangência internacional. Eu não tinha o INSS, pois havia um ano que estava desempregada e particularmente não paguei o INSS. Sendo assim, cheguei aqui com o convênio particular. Mesmo com o convênio particular, é possível dirigir-se a Junta de Freguesia da sua residência e solicitar seu cartão de utente, que é o cartão que dá-lhe acesso a assistência de saúde pública. Leve sua carteira de vacinação, comprovante de morada e o título de residência.

Antes de chegar ao hospital público, geralmente, é preciso passar no médico de família, que é o médico que fica no posto médico junto a sua freguesia (bairro). Através dele que se é encaminhado, se necessário, ao hospital.

Devido a uma suspeita de esclerose múltipla, desde Janeiro estou me tratando pelo Hospital Santa Maria (maior hospital público de Lisboa). Os médicos foram muito atenciosos, tive contato com enfermeiras cuidadosas e parece-me tudo muito organizado. Está funcionando bem comigo.

Meu amigo no ano passado, inesperadamente, precisou se internar devido uma apendicite. Foi para lá que ele foi. Operaram o rapaz e ele ficou ótimo.

O hospital cobra umas taxas moderadoras de €3,50 por consulta ou €1,00 por exame de colesterol, por exemplo, mas as taxas moderadoras nem sempre são cobradas e há alguns caso que são isentas.

Também tive contato com o Hospital CUF, particular. Todo bonito e também eficiente. Paguei €90,00 por uma consulta com um renomado neurologista. Em São Paulo, ele me custaria no mínimo, uns R$600,00.

Fiz ressonância magnética em Caselas numa clínica particular e na Cruz Vermelha. Ambas foram espetaculares. Sendo a Cruz Vermelha melhor em termos de conforto e atendimento. A ressonância de Caselas foi particular e custou-me €500,00. No Brasil custaria R$2.500,00.

Os remédios também são mais baratos por aqui. Meu anticoncepcional, que pagava em São Paulo R$30,00, aqui pago apenas €5,00.

Sobre assistência médica, infelizmente ou felizmente, posso relatar com propriedade, pois no momento estou cuidando da minha aqui em Portugal. Infelizmente, por ter uma suspeita de esclerose múltipla, que espero ficar só na suspeita e não se confirmar. E felizmente, por ter acesso ao sistema de saúde público, onde quase não tenho despesas e sou tratada com todos os cuidados necessários e atenção dos portugueses que me atenderam.


É claro que nem tudo são flores. Já vi fila de velhinhos na calçada da Junta de Freguesia as 7h da manhã (num dia de inverno) aguardando sua vez a serem atendidos. 

Uma ressonância magnética pelo sistema público pode demorar até 2 anos para ser autorizada. O Santa Maria precisa de reformas, pois há áreas (muitas áreas) em mal estado de conservação. Há reportagens na televisão sobre falta de médicos no interior do país, deixando seus moradores sem nenhuma assistência. Hoje mesmo, a TVI noticiou sobre a carga horária de trabalho excessiva dos médicos em Portugal.

Muitas dúvidas surgem quando pensamos sobre saúde, ainda mais no exterior. Aqui no Conexão Portugal, esse assunto já foi abordado em janeiro no artigo sobre Acordo de Equiparação de Benefícios.

Entre tantas dúvidas, fico tranquila em relação a saúde em Portugal. Apesar das dificuldades locais que existem também em outros países, aqui sinto-me acolhida, tratada e segura.

Abraços direto de Lisboa.
Debora Midori

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

4 Comentários

Em Conexão Portugal

Conexão Portugal de outros ângulos

O Blogger, que é o hospedeiro do Conexão Portugal na Internet liberou algumas opções para leitura do blog de uma maneira diferente, chamada de visualizações dinâmicas. Para quem quiser experimentar, vou colocar uma rápida descrição e uma imagem de como aparecerá o Conexão Portugal. Se quiser que essa se torne a sua visão principal, coloque a opção escolhida em seus favoritos.

Flip Card (Navegação por cartões)
Nesta visão a navegação é realizada por pequenas fichas. Clicando na ficha, você lê o texto relacionado.


Mosaic (Mosaico)
Nesta visão a navegação é realizada por mosaicos compostos de textos e imagens de vários tamanhos.


Sidebar (Barra lateral)
Nesta visão a navegação é feita pelo menu que fica no lado esquerdo da janela.



Snapshot (Instantâneos)
Nesta visão a navegação é realiza por pequenas miniaturas que simulam fotos.



Timeslide (Linha de tempo)
Nesta visão a navegação é realizada por uma linha do tempo, mostrando algumas datas de destaque.



Independente da visão escolhida, você pode trocar no botão azul que fica no canto superior direito para que você mais goste. Experimente! Se não gostar de nenhum, o nosso layout padrão continua o mesmo e no mesmo local: http://www.conexaoportugal.com!



Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Lisboa Viver

Lisboa - Moradia e criminalidade

Lisboa: É seguro? Sim, é!

Recebi um e-mail do Carlos, um dos amigos do Conexão Portugal com dúvidas sobre quais são as melhores freguesias/bairros para se morar em Lisboa e quais aqueles que devemos evitar ou ter mais cuidado na hora da escolha. Vou mostrar alguns dados para (tentar) deixar a hora da escolha do local da moradia mais fácil.

O INE, equivalente português ao IBGE brasileiro, tem em seu site as estatísticas atualizadas sobre Portugal. Passeando pelo site obtive a seguinte informação sobre criminalidade de Lisboa:

criminalidade nas freguesias de Lisboa 2011
Original? clique aqui: http://www.ine.pt/

Essa tabela mostra dados que estão atualizadíssimos, constando 31 de março de 2011 como data de última atualização.

Por mais que os números nos mostrem algo, na prática, o sentimento de uma pessoa que vive no local é, sem dúvida, melhor que qualquer estatística. Digo isso porque algumas pessoas não prestam queixa, acham que perderam o que foi roubado, não querem se dar ao trabalho, etc, etc, etc. Nesse sentido, acho que este diagrama passa melhor o sentimento, apesar de eu não saber precisar se ele está ou não atualizado.

freguesias e bairros a evitar em Lisboa
Não sei a fonte original, por isso vou citar uma que eu achei na Internet: http://nacional-cristianismo.blogspot.com/

A Câmara Municipal de Lisboa realizou uma pesquisa (inquérito) sobre morar em Lisboa e como resultado obteve que os bairros mais desejados para moradia na capital são as da Coroa Norte (Ameixoeira, Lumiar, Charneca e Carnide), seguidas das da área central consolidada (Campo Grande, S, João de Brito, Nossa Senhora de Fátima e Alvalade). As freguesias da área histórica habitacional são as menos escolhidas.

Neste artigo do Diário de Notícias, pode-se ver com mais detalhes o resultado da pesquisa. Aproveite para ler o post da Debora com dicas para conseguir sua moradia em Lisboa.

Carlos, espero ter te ajudado e possivelmente nossos outros amigos que estão enfrentando a mesma situação que você. Lisboa, como toda grande capital tem seus problemas, mas é um local incrível e muito gostoso para se morar. Aproveite!

Se você tem dúvidas como o Carlos ou pode ajudar com alguma dica ao nosso amigo, deixe seu comentário ou envie um e-mail que o Conexão Portugal terá o maior prazer em disseminar novas dicas!

Francisco

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

5 Comentários

Em Conexão Portugal

Blog da Semana em Portugal


Respeitado jornalista português Pedro Rolo Duarte indica blog parceiro do Conexão Portugal como o blog da semana.

Aguarde por aqui os futuros artigos da autora parceira do Conexão Portugal e também seu indicado blog Na Terra dos Bules que Babam.




Um abraço direto de Lisboa.
Debora Midori

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

1 Comentários

Em Notícias

E o relvado ficou azul e branco na luz


Valeu Porto! Campeão da liga 2010/2011!

Depois de um jogo em que começou com vários objetos sendo atirados ao gramado (relvado) e muito pegado, o Porto ganhou com méritos próprios por 2-1 o Benfica e levantou a taça da Liga Portugal.

A parte feia ficou por conta da administração do Benfica que mandou apagar as luzes do estádio e ligar a irrigação do campo para que ninguém visse a comemoração do Porto. Pior para os torcedores do próprio Benfica, que eram maioria no estádio, que tiveram que sair no escuro.


Mesmo com esses atos sem espírito esportivo, as câmeras puderam captar toda a festa e alegria dos jogadores do Porto, que com certeza serão recebidos de braços abertos pelos seus torcedores na Invicta.


Valeu Porto! E que venha a Liga dos Campeões em 2012!

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Conexão Portugal

Mudança em nosso feed


Olá amigos do Conexão Portugal!

Peço desculpas, mas só hoje reparei que o link para assinar o conteúdo do Conexão Portugal estava errado, por isso realizei a alteração e peço a todos que assinam o nosso conteúdo que mudem a assinatura em seu leitor de rss de iPhone, iPads, Google Reader, etc, etc, etc.

O link antigo para assinatura de conteúdo era:
http://feeds.feedburner.com/ConexoPortugal

E o novo é:
http://feeds.feedburner.com/ConexaoPortugal

Novamente peço desculpas, mas coisas assim acontecem nas melhores famílias! :)

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Notícias

Problemas com avião da TAP


Na noite de sexta-feira (01/04/2011)  para sábado o voo TP186 que realiza o trajeto Rio de Janeiro - Lisboa teve que fazer um pouso forçado em Salvador (Brasil) após apresentar problemas em uma das turbinas (reatores) do avião.

Quando os passageiros estavam se preparando para jantar, houve um forte barulho seguido de fumaça, o que levou ao pouso em salvador. O pouso ocorreu sem maiores problemas e ninguém ficou ferido.

Em Salvador, os 229 passageiros foram encaminhados a um hotel onde passaram a noite. Ontem mesmo outro avião saiu de Salvador e deu prosseguimento a viagem que teve seu fim hoje pela manhã em Lisboa.

Maiores informações:
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/04/02/apos-problema-em-turbina-aviao-da-tap-faz-pouso-forcado-em-salvador-924144395.asp
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/04/03/passageiros-de-voo-da-tap-ja-estao-em-portugal/

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários

Em Notícias

Feira das Tasquinhas de Rio Maior

Feira das Tasquinhas de Rio Maior

Uma reunião dos sabores de Portugal. Talvez essa seja a melhor definição para a Feira das Tasquinhas de Rio Maior. Nesta feira, 14 freguesias do concelho apresentam através dos moradores e seus amigos os pratos e as tradições locais, realizando assim uma feira comunitária que ajuda a promover toda a região.

Dá vontade de comer, não?

A feira teve início dia 01 de Abril e vai até o dia 10, tudo regado com muita música, comida e bom vinho. O clima de festa contagia a todos nessa época que dão o melhor de si para preparar pratos que fazem saltar a vista de tão bonitos, além, é claro, de serem muito gostosos.


Para aqueles que forem visitar, a feira acontece no Pavilhão Multiusos de Rio Maior (mapa aqui!), e está aberta ao público, durante a semana, normalmente ao final da tarde e finais de semana o dia todo. De qualquer maneira, é bom ver a programação de eventos e horários antes de se dirigir a festa.

Maiores informações sobre a feira podem ser obtidas junto à Câmara Municipal de Rio Maior.

A melhor parte das Tasquinhas: comer!

Aproveite essa para conhecer Portugal em sua essência participando de festas como estas, que reúne a simplicidade, a boa culinária, o bom vinho e toda a alegria desse povo que sabe receber bem quem os vai visitar.

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

1 Comentários

Em Multimidia Porto e Norte

Teleférico de Vila Nova de Gaia

Teleférico de Gaia

Aberto ontem ao público, o Teleférico de Gaia é mais uma das muitas atrações do distrito do Porto, mais precisamente no concelho de Vila Nova de Gaia.

O teleférico realiza um percurso de 562 metros em aproximadamente 5 minutos e liga a ribeira de Gaia ao Jardim do Morro, interligando assim a zona baixa de Gaia, onde estão excelentes restaurantes e as tão famosas caves, a zona alta, onde passa a linha amarela do Metro do Porto.

A vista do teleférico

O Teleférico de Gaia é o similar ao Funicular dos Guindais do concelho do Porto, que liga a zona baixa (ribeira do Porto) a zona alta.

O preço, de 5,50  um trecho ou  9  por dois, é o único inconveniente, mas deve ser revisto pela câmara, segundo o que é informado pela RTP.


É, sem sombra de dúvidas, um ponto turístico obrigatório a ser visitado para quem estiver visitando o Porto.

Leia mais

Compartilhar Tweetar Pin It +1

0 Comentários